Praia Brava (SC)

Comemoração tubular

No último dia 6 de setembro, em pleno meu aniversário, saí de Curitiba às 4 da manhã. Tinha checado o swell a semana inteira no Waves, ele ia em direção à Florianópolis, mas antes de ir pra lá, resolvi parar em um dos meus picos preferidos, a praia Brava de Itajai (SC).

Cheguei bem cedo e o mar não estava tão alinhado, foi quando vi uma série daquelas entrando e falei pros meus amigos: ‘É aqui mesmo’.

Entrei na água naquela fissura, vendo a galera quebrando tudo e com equipamento novo em mãos. O sol demorou a sair, mas quando apareceu, o mar ficou esverdeado e liso, com geral botando pra baixo nos triângulos, então não tive dúvidas, sentei o dedo na câmera. Depois de umas duas horas, saí da água moído, bebi uma água, larguei a câmera e voltei pro outside com a prancha. Que aniversário!.

Michelle des Bouillons desceu uma onda de quase 25 metros em Nazaré e pode entrar para a história como a mulher que surfou a maior de todos os tempos. Em entrevista exclusiva ao Waves, ela conta como chegou até aqui.

De Bells Beach a Raglan, Brasil vive quatro etapas de domínio histórico: vitórias, finais, nota 10 e os quatro primeiros do ranking mundial com a mesma bandeira.

Mais de cinquenta anos de câmera na mão: do Píer de Ipanema a Pipeline com Gerry Lopez, de Bob Marley no Havaí aos Rolling Stones no Maracanã. Fernando “Fedoca” Lima viveu e fotografou tudo isso. Agora reúne tudo em um livro.

Maior onda já surfada por uma mulher no Brasil é registrada por Michaela Fregonese durante swell histórico em Jaguaruna (SC)