André Portugal vence em Matinhos

0

André Portugal fatura o título nas direitas de Matinhos. Foto: Divulgação / FMA Comunicação.
Mesmo sem muito tempo para treinar, em função do trabalho, o surfista de Curitiba, André Portugal foi o vencedor da seletiva paranaense do Lui Lui Surf Festival, o Brasileiro de Surf Universitário, encerrada neste domingo (dia 21), em Matinhos.

 

O aluno de Direito, na Universidade Tuiuti garantiu o bicampeonato universitário em seu estado (venceu em 2001) com a melhor onda do evento, uma nota 9. Na categoria feminina, Priscila Barcik, estudante de Fisioterapia na Dom Bosco, foi a melhor. A competição definiu a equipe paranaense que vai disputar a grande final do Circuito, em dezembro, no litoral paulista.

 

André Portugal comemora o título na praia de Matinhos. Foto: Divulgação / FMA Comunicação.
Além de André, outros cinco competidores na categoria masculina estão garantidos: Gil Cordeiro (Geografia/ Insulpar), Rogério dos Santos (Administração/ Fafipar) e Caio Tavares (Turismo/ Opet), que também chegaram na final em Matinhos, além de Alessandro Coelho (Ed. Física/ Tuiuti) e Luciano Uergo (Doutorado em Bioquímica/ Federal), que perderam na semi.

 

Na feminina, Priscila estará defendendo o Paraná com Paula Drummond, (Direito/ PUC) a vice-campeã neste domingo, repetindo a dobradinha do ano passado. Os paranaenses também vão contar com a equipe da Tuiuti na disputa do Tag Team (revezamento). O time conta com André Portugal, Alessandro Coelho (Educação Física), Jorge Ledesma (Publicidade) e Sérgio Laus (Jornalismo).

 

Priscila Barsik ficou com o título feminino. Foto: Divulgação / FMA Comunicação.
A competição, com boas ondas de meio a um metro, apresentou um formato inovador, onde os competidores surfam duas baterias e são somadas as duas melhores ondas de cada disputa.

 

Desse novo modo, o atleta não é prejudicado, caso não esteja num bom momento ou pegue um mar no momento em que as condições estejam ruins. No convencional, metade dos competidores da bateria passa para a fase seguinte.

 

Na soma das duas primeiras fases, André foi o melhor. Depois, na semi, quem ficou na frente foi Gil Cordeiro. Os dois mais experientes surfistas na disputa entraram na final como os favoritos.
       

Equipe da Tuiuti, campeões do Tag Team. Foto: Divulgação / FMA Comunicação.
Mas o bicampeão confirmou a vitória logo no começo da bateria. Começou com uma nota 5 e depois liquidou com a nota 9. Gil ficou com o vice, mas sem ameaçar tirar o caneco de André.

 

“Ganhar duas vezes num campeonato tão bom como este é um privilégio. É isso que me incentiva a voltar com tudo, competir, me esforçar”, afirmou o vencedor, que no ano passado ficou fora das competições por falta de tempo para conciliar trabalho, estudo e treino.

 

Campeão paranaense mirim, júnior e open, André está com 27 anos de idade e cursa o 4o ano de Direito. “Agora, bem animado para a final em São Paulo”, comemorou. Na disputa feminina, Priscila Barcik também festejou muito a sua vitória. No ano passado ela ficou com o vice-campeonato na seletiva estadual, mesma colocação que garantiu nos dois últimos anos no Circuito Paranaense.

 

Equipe paranaense classificada para o Brasileiro Universitário 2003. Foto: Divulgação / FMA Comunicação.
“Esse título foi muito batalhado na minha vida. Mas nunca desisto”, disse a surfista de 22 anos, que atualmente é a 8a colocada no ranking brasileiro de surf amador. Na final, ela teve uma disputa boa com Paula Drummond, a vice-campeão.

 

Em 3o lugar ficou Ana Ceccarelli, aluna de Biologia da Unicenp, seguida de Brunna Wistuba, estudante de Educação Física da Tuiuti. No tag team (revezamento com quatro surfistas), a equipe Tuiuti A somou, nas duas baterias disputadas, 89,90 pontos, contra 78,30 da Tuiuti B.

 

Já na Expression Session, bateria sem regras onde vale a manobra mais radical, quem levou a melhor, com o aéreo, foi Fábio Gobbi Júnior, estudante de Educação Física, também na Tuiuti.

 

O Lui Lui Surf Festival terá mais seis etapas, indo do Rio Grande do Sul até Pernambuco. No próximo final de semana (dias 27 e 28) será realizada a seletiva na Prainha, em Torres (RS).

 

No final de semana seguinte (dias 4 e 5 de outubro) será a vez da disputa na praia Brava, em Itajaí (SC). Os paulistas competem nos dias 11 e 12 na Riviera de São Lourenço, em Bertioga. Depois, nos dias 25 e 26, é a vez dos baianos mostrarem talento, com a seletiva na praia de Stella Maris, em Salvador.

 

Em Pernambuco, na Baía de Maracaípe, o Circuito está marcado para os dias 1 e 2 de novembro e fechando as disputas regionais, Rio de Janeiro, dias 15 e 16, na Prainha. A grande final está marcada para 2 a 6 de dezembro, na praia de Maresias, em São Sebastião (SP).

 

O Lui Lui Surf Festival – Circuito Brasileiro de Surf Universitário 2003 tem apresentação da TAM, com o patrocínio da Renault e Billabong. Co-patrocínio da Sundown Sport. Apoio: Bully’s, Billabong Girls, Bennett Foam, Storm Rider Surfboards e VeniceMag. Realização: Instituto Brasileiro de Desenvolvimento do Surf (Ibrasurf). Supervisão: Confederação Brasileira de Surf e Associação de Surf Universitário do Paraná, com apoio institucional do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e Ministério dos Esportes.
 
Resultados

 

Masculino

 

1 André Portugal – Tuiuti (Direito) classificado
2 Gil Cordeiro – Isulpar (Geografia) classificado
3 Rogério dos Santos – Fafipar (Administração) classificado
4 Caio Tavares – Opet (Turismo) classificado
5 Alessandro Coelho – Tuiuti (Educação Física) classificado
6 Luciano Uergo – Federal do Paraná (Doutorado em Bioquímica) classificado
7 Cleverson Pires – Unespar (Letras/ Portuguës)
8 Anderson Silva – UniAndrade (Educação Física)
 
Feminino

 

1 Priscila Barcik – Dom Bosco (Fisioterapia) – classificada
2 Paula Drummond – Puc (Direito) – classificada
3 – Ana Cecarelli – Unicenp (BIOLOGIA )
4 – Brunna Wistuba – Tuiuti (Educação Física)
 
Tag Team (Equipes)

 

1 Tuiuti A – André Portugal, Alessandro Coelho, José Ledesma e Sérgio Laus – classificada
2 Tuiuti B – Fábio Gobbi Jr, José Machado, Luis Augusto e Angelo Hozlmann
3 Tuiuti C – Bruno Toledo, Steve Carvalho, Ricardo Soares e Enrico Carolo
4 Incenp – Daniel Vieira, Cosme Bueno, Eduardo Camargo e Thiago Swinka
 
Expression Session 

 

Fábio Gobbi Júnior – Tuiuti (Educação Física)