Ricardo dos Santos

Atleta é baleado

1440x850

Ricardo dos Santos é baleado na Guarda do Embaú (SC) depois de discussão. Foto: ASP / Kirstin Foto: © ASP / Kirstin
 

O atleta catarinense Ricardo dos Santos foi baleado na Guarda do Embaú, em Palhoça (SC), na manhã desta segunda-feira, depois de uma discussão.

Ricardinho levou três tiros. Dois atingiram a região do tórax e um outro tiro atingiu as costas. O catarinense teria sido prontamente atendido pelo Corpo de Bombeiros e levado de helicóptero ao hospital regional São José, em Florianópolis (SC). Seu estado de saúde é grave e ele passa por uma cirurgia neste momento. Muitos surfistas estão no hospital em busca de informações, inclusive o Top Adriano de Souza.

De acordo com informações não oficiais, duas pessoas foram detidas. Uma delas seria um policial de Joinville identificado como Motta.

Segundo informações de testemunhas, eles foram encontrados em uma casa na praia de Cima, na Enseada da Pinheira, em Palhoça, algumas horas após o crime.

Em reportagem divulgada pelo site Ndonline, Ricardinho teria se aproximado de um grupo de usuários de drogas para pedir que eles evitassem de fazer o uso do entorpecente na praia, já que muitas famílias circulam pelo local.

Em resposta, um dos usuários efetuou três disparos de arma de fogo entre o abdômen e tórax do atleta. O estado de saúde dele é grave, pois uma das balas atravessou o corpo do atleta, atingindo os rins e os pulmões.

A redação do Waves conversou com o médico Bruno, do Corpo de Bombeiros. “Ele teve de ser entubado para facilitar a respiração e seu estado de saúde era grave. Estava consciente, mas já ficando atordoado devido à grande perda de sangue”, explica o médico.

Ricardinho foi encaminhado à sala de cirurgia do hospital por volta das 12 horas para se submeter a uma operação. O atleta passou por uma cirurgia para o estancamento de uma perfuração da veia cava. Até a última atualização desta reportagem, ele já teria recebido 20 bolsas de sangue. Agora o atleta passa por uma nova cirurgia na região do tórax, também atingida pelos tiros.

1024x768

Imagem do momento em que Ricardinho é atendido pelo Corpo de Bombeiros. Foto: Divulgação
 


A notícia revoltou a comunidade do surf nesta segunda-feira. Muitos atletas se manifestaram nas redes sociais, inclusive o atual campeão mundial Gabriel Medina. “Muito triste com essa notícia, mas Deus vai te guardar, irmão. Estamos em oração por você! Força, irmão, tô contigo”, postou Medina.

Sobre Ricardinho Considerado um dos melhores surfistas do mundo em ondas tubulares, Ricardinho possui uma carreira repleta de momentos brilhantes. Já recebeu muitos prêmios pelas performances nos tubos e venceu por duas vezes (2011 e 2012) a triagem da etapa do WCT em Teahupoo, Tahiti, chegando a desbancar Kelly Slater no evento principal.

Em novembro de 2011, o surfista fez um desabafo em reportagem exclusiva publicada pelo Waves. No texto, Ricardinho criticava a poluição sonora e visual na Guarda do Embaú. Para ler, clique aqui.

Confira mais informações em nossas próximas reportagens.

Reportagem atualizada às 15:16 horas (horário de Brasília) desta segunda-feira.

Michelle des Bouillons desceu uma onda de quase 25 metros em Nazaré e pode entrar para a história como a mulher que surfou a maior de todos os tempos. Em entrevista exclusiva ao Waves, ela conta como chegou até aqui.

De Bells Beach a Raglan, Brasil vive quatro etapas de domínio histórico: vitórias, finais, nota 10 e os quatro primeiros do ranking mundial com a mesma bandeira.

Mais de cinquenta anos de câmera na mão: do Píer de Ipanema a Pipeline com Gerry Lopez, de Bob Marley no Havaí aos Rolling Stones no Maracanã. Fernando “Fedoca” Lima viveu e fotografou tudo isso. Agora reúne tudo em um livro.

Maior onda já surfada por uma mulher no Brasil é registrada por Michaela Fregonese durante swell histórico em Jaguaruna (SC)