Surfland Surf Talentos

Tudo pronto em Garopaba

Primeira etapa do Surfland Brasil apresenta Circuito Surf Talentos Oceano 2022 começa no próximo fim de semana em Garopaba (SC).

0
Evento rola na Praia da Ferrugem, Garopaba (SC).

Tudo pronto para o início do Surfland Brasil apresenta Circuito Surf Talentos Oceano 2022 neste próximo final de semana em Garopaba(SC). Com as vagas esgotadas em todas as categorias (178 inscritos), a organização teve que abrir mais um dia de janela para a disputa.

A primeira etapa do evento ganhou mais um dia no cronograma oficial, que começará nesta sexta-feira (29) e vai até o domingo. O motivo foi a grande procura por parte dos atletas de Santa Catarina e de todo o Brasil pelas vagas para a competição que abrirá o Circuito Catarinense de Surf Amador dessa temporada.

Com a previsão de um bom swell do quadrante Sul para o próximo final de semana, a direção de prova iniciará o primeiro dia de competição com as categorias de base (Sub 8, 10 e 12) na Praia Central de Garopaba(SC). As demais categorias serão realizadas no sábado e domingo na praia da Silveira, local que recebe muito bem as ondulações de Sul.

Premiação e coquetel de abertura na Surfland Brasil

A competição conhecerá seus primeiros campeões ainda na sexta-feira (29), com os títulos das categorias Sub 8, 10 e 12. A premiação será entregue durante o Coquetel de abertura do circuito a partir das 17 horas, no plantão de vendas em frente à entrada da Surfland Brasil, na estrada do Rosa.

Nove categorias fazem parte do cronograma do circuito deste ano: as tradicionais divisões de base Sub 8 Mista, Sub 10 Masculina, Sub 12 (Masc e Fem) e Sub 14 (Masc e Fem), além da Sub 16 Masculina e Sub 18 Masculina e Femininas.

Mantendo a tradição, destaque para a excelente premiação oferecida durante o circuito deste ano. Os campeões de cada etapa em todas as categorias receberão vouchers valendo pranchas oferecidas pela Surfland Brasil (serão 36 vouchers das pranchas modelo promocional Surfland Brasil, uma para cada campeão das nove categorias por evento em todo o circuito), além de troféus e kits recheados com prêmios para os demais finalistas.

O campeão Sub 18 Masculino receberá como premiação pela conquista uma estadia no barco Sibon Charters, que opera nas ilhas Mentawaii, Indonésia (não está incluso a parte aérea).

Os campeões das demais categorias do circuito também receberão excelentes premiações pelos títulos da temporada: cada um ganhará uma semana com estadia no moderno Centro de Treinamento da Surfland Brasil.

Anuar Chiah é um dos destaques da nova geração.

Responsabilidade Socioambiental

A Swell Eventos, responsável pela organização do circuito, apresenta os resultados das ações socioambientais que aconteceram no ‘Espaço da Consciência’ na última etapa de 2021, nas areias da “nova” praia Central de Balneário Camboriú.

Desde sua criação o Circuito desenvolve um trabalho de sensibilização e educação socioambiental junto à nova geração do surfe catarinense e brasileiro, com pautas ambientais relacionadas ao esporte, em conjunto com as associações locais das praias que sediam cada etapa.

A badalada Praia de Balneário Camboriú(SC) passou pelo “engordamento” em sua faixa de areia, compensando o déficit ocasionado pela redução no aporte natural da praia. Como este processo é uma novidade em nosso litoral, ainda existem muitas dúvidas em relação ao tema, com questionamentos sobre a maneira que foi realizada, como ficará as ondas e quais serão os impactos relacionados futuramente.

A ‘Caruso Soluções Ambientais Inovadoras’ foi a empresa responsável pelo monitoramento ambiental dessa grande obra de recuperação da faixa de areia da praia Central de Balneário Camboriú, e esteve presente na competição que fechou a temporada 2021 do circuito.

Eles tiveram a oportunidade de expor todo o processo realizado na faixa de areia da praia, e esclareceram diversas dúvidas com informações claras e objetivas ao público presente.

Durante essa última etapa no Litoral Norte catarinense, a Swell Eventos produziu um vídeo editado pelo fotógrafo e videomaker Marcio David sobre essa mega obra que revolucionou as areias e as ondas da praia Central de Balneário Camboriú(SC).

No vídeo a oceanógrafa Nathalia Miosso explicou algumas questões envolvendo a obra, e também ouviu surfistas lendários de Balneário Camboriú, como Bilo Wetter (juíz da etapa), sobre a expectativa dessa nova onda que está surgindo no litoral norte catarinense.

Surf e Pesca da tainha fecham parceria para abertura

Durante a abertura do circuito nesse final de semana em Garopaba (SC), acontecerá algo histórico para uma competição de surfe: a etapa será realizada dentro da Temporada de Pesca da Tainha na região.

Um consenso inédito entre os representantes da pesca, do surfe e da gestão pública municipal para adiamento do início de Temporada de Pesca da Tainha foi acordado, permitindo que a competição fosse realizada nesta data em que os pescadores possuem prioridade de uso da praia.

“Nós conseguimos algo inédito no estado, que será iniciar a Temporada de Pesca da Tainha no dia 2 de maio em função deste evento. Foi uma vitória para ambos os lados esta parceria entre o surf e a pesca”, disse Vitor Hugo Goulart, Diretor de Esportes da Secretaria de Turismo Esporte e Desenvolvimento de Garopaba.

Os surfistas de Garopaba também foram compreensivos com os pescadores, mantendo a Temporada de Pesca até o dia 30 de julho (ao invés do dia 15, como funciona em algumas praias de outros municípios).

Evento abre o Circuito Catarinense Amador.