Itajaí

ASPI atua em resgate

Dirigentes da Associação de Surf Praias de Itajaí salvam dois adolescentes que se afogavam na Praia da Solidão (SC).

0
Feridos e muito assustados, jovens são resgatados por Alexandre Monteiro e José Alberto Luz, o Beto Mão na Borda.

José Alberto Luz, o Beto Mão na Borda, presidente da ASPI – Associação de Surf Praias de Itajaí, e Alexandre Monteiro, diretor de marketing da entidade, salvaram dois adolescentes que se afogavam na praia da Solidão, em Itajaí (SC), no último sábado (20). Os jovens tiveram alguns ferimentos e ficaram muito assustados. Eles foram encaminhados ao posto de guarda-vidas do Canto do Morcego.

Beto e Alexandre estavam surfando no canto esquerdo da praia da Solidão, quando reparam no grupo de adolescentes que estava tomando banho de mar no outro lado da praia. O presidente da ASPI percebeu que algo estava errado com dois jovens que se afastavam do grupo de amigos, e tinham dificuldades para voltar à faixa de areia. “Quando percebi a situação chamei o Alexandre para me ajudar a salvar estes garotos”, lembra.

Quando chegaram nos jovens, a dupla de surfistas percebeu que a situação estava complicada. “Eu vi uma cena muito feia. Um dos meninos estava quase se afogando quando veio uma onda e jogou pra cima das pedras. Por sorte ele conseguiu se segurar e ficou salvo”, conta Alexandre. Depois, Beto foi até as pedras e resgatou o adolescente.

Para retirar o segundo jovem, Alexandre deu sua prancha para ele se apoiar. Na sequência, eles remaram a favor da corrente e saíram pelo meio da praia. “Os adolescentes fizeram o que não se faz quando se cai em uma corrente de retorno. Estavam nadando contra a corrente e isto os deixou muito cansados e sem forças”, explica o diretor de marketing.

Projeto Surf Salva

Um dos principais projetos da ASPI para 2021 é o Surf Salva, que tem como objetivo propiciar aos surfistas as bases teórico/práticas de salvamento aquático e primeiros socorros, de forma a tornar mais segura a prática do lazer e esportes nas praias, reduzindo o número de mortes por afogamento. “Vamos fazer mais uma edição deste projeto em junho e nossa intenção é manter nossas praias com surfistas guarda-vidas o ano inteiro através do Surf Salva”, afirma Beto.

Este tipo de evento é uma forma inteligente de motivar e estimular adolescentes e adultos a manterem o espírito e treinamento das formas de salvamento aquático com pranchas de surfe. Fora de nosso país, na Austrália, Estados Unidos, e Europa, estes eventos são realizados várias vezes ao ano entre os clubes de salvamento e países filiados a “International Life Saving Federation”.