Ian

Furacão causa estragos na Flórida

Passagem do Furacão Ian provoca inundações e deixa milhões sem energia na Flórida (EUA).

0

O poderoso furacão Ian varreu o estado da Flórida, na última quarta-feira (28), com ventos violentos e chuvas torrenciais, causando inundações “catastróficas” e deixando mais de dois milhões de pessoas sem energia em todo o estado.

A tempestade provocou rajadas de vento de até 240km/h quando tocou o solo, mas sua intensidade caiu para 120km/h durante a noite, e o furacão foi rebaixado para a categoria 1 pelo Centro Nacional de Furacões (NHC), dentro da escala Saffir-Simpson, que vai de um a cinco.

Ao sul do caminho do furacão, perto de Florida Keys, as más condições do tempo viraram um barco que transportava migrantes – a Guarda Costeira ainda procura por 20 pessoas. Três dos náufragos foram resgatados da água e outros quatro conseguiram nadar até a praia.

Ian, que já devastou o oeste de Cuba nos últimos dias, provocando inundações, apagões e mortes, deve se dirigir para o Atlântico ocidental, na noite de quinta-feira, segundo o NHC. Em Cuba, a passagem deixou dois mortos e uma queda total de energia na ilha. A eletricidade começou a voltar no país lentamente nesta quinta-feira.

Na Flórida, a cidade de Punta Gorda também ficou mergulhada na escuridão. Durante a noite, apenas alguns prédios com geradores elétricos ainda estavam iluminados. Os únicos ruídos captados eram o rugido do vento e da chuva persistente.

Horas antes, a cidade teve uma breve pausa quando estava no olho do furacão. Mas as tempestades e chuvas voltaram com mais força, arrancando placas de sinalização e levando grandes pedaços de telhados e galhos de árvores.

Em Naples, no sudoeste da Flórida, imagens do canal MSNBC mostraram ruas completamente inundadas e carros flutuando na corrente, enquanto em Fort Myers, a inundação foi tão grande que alguns bairros pareciam lagos.

Em algumas áreas, as inundações podem ultrapassar três metros, anunciou o governador do estado, Ron DeSantis, na noite de quarta-feira. Segundo ele, Ian “é um dos cinco furacões mais poderosos que já atingiram a Flórida”.

Furacão é um dos mais fortes já registrados na Flórida (EUA).