Destino surfe

Cape Saint Francis começa a reagir

Obras em pico lendário na África do Sul já apresenta bons resultados e locais aproveitam. Video registra ressurgimento da icônica Bruce’s Beauty.

A lendária baía de St. Francis, no litoral leste da África do Sul, eternizada por Bruce Brown em The Endless Summer (1966), começa a viver um novo capítulo. A construção das novas estruturas de contenção, já mostra resultados visíveis: a areia voltou a se acumular, o fundo está se redesenhando e as ondas estão voltando a quebrar.

O canal sul-africano Down The Line, apresentado por Brad Peens, experiente fotógrafo local, tem documentado o avanço das obras e os efeitos sobre a costa. No vídeo que ilustra essa matéria, This Changes Everything, Brad faz uma declaração otimista:

“Nos últimos trinta dias, as estruturas tomaram forma rapidamente e já estamos vendo uma grande influência no movimento da areia, na restauração da praia e na formação das ondas. Novas ondas começaram a aparecer, com uma direita quebrando atrás do quebra-mar e uma esquerda divertida do outro lado.”

Aos 5:19 do vídeo, um local pega uma esquerda com cerca de dois metros sob forte vento terral. A onda não chega a ser perfeita, mas, como diz Brad, o potencial é enorme. Em 5:51, outro surfista entra numa esquerda, dessa vez de grab rail; a onda fecha, mas mostra excelente formação sobre o banco. E em 7:16, aparentemente em outro dia de filmagens, um goofy footer sortudo consegue um bom tubo.

As imagens confirmam: o litoral de St. Francis Bay, castigado por décadas de erosão e urbanização desordenada, começa a recuperar sua antiga forma. O projeto, que inclui a construção de quatro estruturas de pedra e dragagem de areia dos rios Kromme e Sand, tem o objetivo de devolver à praia sua morfologia original e, com ela, a magia das ondas que encantaram o mundo.

Durante anos, o lendário point Bruce’s Beauty deixou de corresponder à fama construída nos anos 60 e 70. A urbanização costeira interrompeu o ciclo natural das correntes, modificando o transporte de areia e comprometendo o fundo que produzia linhas longas e ocas. Agora, a engenharia parece estar restaurando o equilíbrio perdido.

Para os locais mais antigos do Eastern Cape, o momento é de esperança e nostalgia. O antigo Point break, berço de gerações, voltou a mostrar a formação clássica dos anos 90. Escavadeiras trabalham sem pausa, dragando e realocando areia, enquanto o mar redesenha lentamente os contornos da baía.

Bônus track

“Fiquem ligados”, avisa Brad Peens, prometendo novas atualizações, com imagens aéreas e sessões recentes em J-Bay e St. Francis Bay. Se o ritmo continuar e a natureza colaborar, 2025 pode marcar o renascimento definitivo de Bruce’s Beauties, uma das ondas mais sonhadas do surfe mundial.

Leia mais Cape Saint Francis reinventada
Fonte Down The Line Next Offshores Adventure

 

Michelle des Bouillons desceu uma onda de quase 25 metros em Nazaré e pode entrar para a história como a mulher que surfou a maior de todos os tempos. Em entrevista exclusiva ao Waves, ela conta como chegou até aqui.

De Bells Beach a Raglan, Brasil vive quatro etapas de domínio histórico: vitórias, finais, nota 10 e os quatro primeiros do ranking mundial com a mesma bandeira.

Maior onda já surfada por uma mulher no Brasil é registrada por Michaela Fregonese durante swell histórico em Jaguaruna (SC)

Doutor Guilherme Vieira Lima, explica como a estabilidade do core define a potência das manobras e protege o corpo de lesões crônicas.