Corrida para a elite

WSL anuncia QS europeu

Perna europeia do QS acontece entre julho de 2022 e abril de 23, e garante vaga para o próximo Challenger Series.

0
Calendário abrange quase dez meses completos.

A World Surf League anunciou hoje a perna europeia do Qualifying Series (QS) 2022-23, com eventos em seis países entre julho de 2022 e abril de 2023.

“Estamos muito empolgados para que nosso QS regional volte a funcionar com uma programação sólida para nossos surfistas”, afirmou Rob Gunning, manager da WSL. “Com o novo e aprimorado processo de qualificação, esses eventos regionais são muito importantes para os surfistas que desejam construir impulso para a Challenger Series e potencialmente para o Championship Tour no futuro”.

O QS europeu é o primeiro passo em um sistema de qualificação de três níveis para trazer surfistas profissionais da região até o campeonato de elite do Tour (CT). Os competidores viajam em sua região para ganhar experiência e conseguir pontos de classificação para o Challenger Series (CS), e uma chance de integrar os 34 melhores homens e as 17 mulheres do mundo competindo no CT.

Após alguns anos lentos, afetados pelas consequências globais da pandemia do Covid-19, o QS europeu está de volta a todo vapor, com uma série sólida de 10 paradas em vários países, locais e condições de surfe.

Portugal é um dos locais favoritos dos surfistas e fãs.

A competição fará seu tão esperado retorno a algumas das paradas mais clássicas da turnê, incluindo Newquay e Lacanau, além de continuar a visitar os locais favoritos dos fãs e surfistas na França, Espanha, Portugal, Marrocos e Israel.

O calendário abrange quase dez meses completos, começando em julho com a 35ª edição do ABANCA Pantin Classic Galicia Pro, seguindo com a tradicional etapa de verão, alguns eventos espalhados no inverno em lugares mais quentes, até a etapa de Páscoa em Portugal.

Após a pena europeia, 10 homens e 8 mulheres terão avançado com sucesso com uma vaga na Challenger Series de 2023. Os títulos regionais também serão concedidos no final da temporada. Os atuais vencedores Maxime Huscenot (FRA) e Teresa Bonvalot (PRT) vão procurar manter o seu lugar no topo da cena no continente.

Espanha sediará etapa do QS.