Centro de Treinamento

Projeto homenageia Leo Neves

Centro de Treinamento Leo Neves será inaugurado em breve em Saquarema (RJ), com projeto para beneficiar jovens atletas da região.

0
Projeto contempla atletas entre 10 e 20 anos de idade.

As obras do Centro de Treinamento de Surf de Leo Neves estão avançadas e o projeto será inaugurado em breve na Praia de Itaúna, palco da etapa brasileira do World Surf League Championship Tour em Saquarema (RJ).

O espaço será dedicado a atender gratuitamente atletas amadores ou profissionais com idade entre 10 e 20 anos. O projeto também homenageia o surfista ídolo local que morreu em 2019, durante a disputa de um campeonato na Praia de Itaúna.

O projeto da Prefeitura Municipal pretende valorizar o talento dos surfistas locais, possibilitando acesso a treinamento especializado, visando desenvolver suas potencialidades para atingir o mais alto nível do surfe.

A nova estrutura é um equipamento multidisciplinar. Serão ofertadas vagas para alunos em vulnerabilidade social, que receberão treinamentos específicos, alimentação, aulas de inglês, acompanhamento clínico, fisioterápico, psicológico, nutricional e assistência social.

O espaço contará com um museu de surfe, uma escolinha e o centro de treinamento para jovens talentos. A estrutura pretende receber 60 alunos por dia, e todos eles deverão estar matriculados em escolas públicas ou particulares de ensino.

Os atletas contarão com piscina, sala de vídeo, de comunicação, centro médico, academia, palanque para treinos, dentre outros equipamentos. “O intuito é formar novos cidadãos, Saquarema está crescendo e vem coisas boas e ruins com isso. A gente quer dar oportunidade para as crianças aproveitarem a melhor parte disso”, define Marcio Monteiro, coordenador do projeto.

Estrutura será inaugurada na Praia de Itaúna, Saquarema (RJ).

Impacto econômico e social

Considerada a Capital Nacional do Surfe, Saquarema tem na Praia de Itaúna o principal palco do esporte no país. Sede da etapa brasileira do CT em 2019, a cidade teve impacto positivo de R$ 15 milhões na economia do município, principalmente nos segmentos ligados à atividade turística. Devido à pandemia de Covid-19, a elite mundial do surfe não esteve em Saquarema em 2020 e 2021. Agora, a expectativa é que o evento reabra o caminho para os fãs de surfe até a cidade.

Segundo a prefeita de Saquarema, Manoela Peres, “a realização do evento é um marco importante para a retomada do nosso calendário esportivo. Estamos trabalhando para recepcionar todos os turistas e apaixonados pelo surfe da melhor forma possível, tudo com muita segurança e seguindo todos os protocolos sanitários em vigor”.