Cabo Frio

Raras imagens de 1979

Acervo do fotógrafo Márcio Werneck mostra raras imagens do festival de 1979 em Cabo Frio (RJ). Evento marcou primeira vitória da carreira de Carlos Mudinho.

0

Na década de 70 os festivais de surfe dominavam algumas praias pelo Brasil, principalmente em Saquarema (RJ), que entre 1975 e 1978 recebeu quatro Festivais Brasileiros da modalidade. Esses eventos tinham caráter nacional e levavam grande público a diversos picos.

Em 1979 outra cidade do interior do Rio de Janeiro recebeu uma competição. A Praia do Forte, em Cabo Frio, foi sede do 3° Festival da cidade. Foram duas fases do torneio, uma municipal, que classificou surfistas locais da época para a fase principal em âmbito nacional, onde entraram os maiores nomes do esporte naquele período.

A primeira fase foi vencida por Miguel Kuri e qualificou, ainda, nomes históricos cabo-frienses Gugu, Jacaré, Tieudo, Gilberto, Mutuca e Dedé. Mais de três mil pessoas acompanharam a primeira fase na praia.

A fase nacional, disputada nos dias 13 e 14 de outubro de 79, reuniu 51 dos melhores surfistas da época, como Cauli, Pepê Lopes, Rico, Daniel Friedman, Maraca, Ianzinho e Bocão. Com mar épico de até 2 metros, o público viu a primeira vitória da carreira de Carlos Mudinho.

Há imagens raras do evento registradas pelo fotógrafo Márcio Werneck, que à época estava como Secretário de Turismo municipal e organizou as competições de surfe na cidade. O acervo do Werneck é vasto e relata a modalidade. Quadro de giz com as baterias e notas, juízes em cima de estruturas únicas de metal, público e árbitros juntos. Uma outra realidade do esporte.

Vale a pena conferir as imagens na galeria acima.

Fonte de pesquisa: Jornal do Brasil, Caderno de Esportes, 1979.