Big swell no Cardoso

Surfistas são resgatados

Dois surfistas são hospitalizados após acidentes graves durante big swell na Praia do Cardoso, Laguna (SC), no último fim de semana.

0

O surfista Rodrigo Scussel foi resgatado, na manhã do último sábado (14), após se afogar em ondas gigantes na Praia do Cardoso, em Laguna, Sul de Santa Catarina. Segundo a Polícia Civil, o surfista está estável e recebeu alta.

Ele estava em um grupo com quase 30 surfistas experientes no big surf, após passagem de um ciclone que proporcionou ondas muito grandes na região no último fim de semana. De acordo com informações, tomou várias ondas na cabeça, perdeu a prancha e ficou à deriva no mar.

O grupo Jagua Boys, de Jaguaruna, fez o primeira resgate da vítima com jet-ski ainda dentro d’água. O paciente apresentava sinais de hiportermia, queda de saturação, vômitos e respiração insatisfatória.

Após ser levado para a areia, a guarnição da Polícia Civil foi acionada para o resgate. O surfista estava tossindo sangue e água, foi estabilizado e conduzido até o hospital em Tubarão.

O surfista de Jaguaruna Thiago Jacaré relatou o momento em Rodrigo foi socorrido.

“Estava lá fora e vi o helicóptero chegando na praia. Quando soube que era nosso brother, fiquei triste para caramba. Graças a Deus a galera dos Jagua Boys e amigos estavam presentes para auxiliar e tirar ele da água. Rodrigo é um cara bem experiente no big surf, e por sua sorte estava com colete. Foi levado pelo helicóptero da Polícia Civil de Criciúma, que realiza um belo trabalho aqui na região. Estamos na torcida para que nosso amigo esta bem. Força, irmão”, publicou.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Thiago Jacaré (@jacarethiago)

Outro acidente no domingo

No último domingo, a mesma Praia do Cardoso registrou outro acidente envolvendo impacto com as ondas, desta vez com Rodrigo Falchetti. Ele sofreu ferimentos graves após ser levado pela força da onda, que chegou a quebrar a quilha da prancha.

Segundo informações, parte da quilha atingiu o surfista e causou um corte grave próximo ao glúteo e virilha, rompendo uma artéria.

Ele foi socorrido por outros surfistas, que estavam na mesma área. Depois, o Sarasul foi acionado e fez o primeiro atendimento no local, para conter o sangramento e manter a estabilidade do paciente.

Depois, Rodrigo foi encaminhado de helicóptero até Tubarão, onde foi levado ao Hospital Nossa Senhora da Conceição.

Choque contra a quilha provocou ferimento grave.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Thiago Jacaré (@jacarethiago)