Reservas de Surf

Workshop discute ideias

Workshop 100% online e gratuito convida para construção do Programa Brasileiro de Reservas de Surf.

0
Com formato online, Workshop Regional debate propostas relacionadas à governança costeira, cultura surfe, dentre outros temas.

Retomando as atividades após um breve período de adaptações devido a pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), a coordenação executiva do Programa Brasileiro de Reservas de Surf (PBRS) volta a realizar as Oficinas Regionais de elaboração e consolidação do programa junto às comunidades do surfe no País.

O primeiro Workshop Regional aconteceu em junho de 2019 e de forma presencial no Museu do Amanhã na cidade do Rio de Janeiro (RJ) e foi voltado para os públicos da região Sudeste. Na oportunidade os participantes puderam contribuir durante dois dias com propostas e ideias relacionadas a governança costeira, cultura surfe, engajamento dos surfistas nas questões ambientais, comunicação e políticas públicas.

Nesta etapa o programa se encontra na fase de escuta social, cumprindo uma importante fase do processo metodológico de formulação de propostas e da difusão e nivelamento de conceitos e informações qualificadas sobre Reservas de Surf e a importância do Programa Brasileiro. Os encontros têm como objetivos buscarem promover a integração e o compartilhamento de experiências e conhecimentos entre os participantes e a colaboração coletiva.

Com um novo formato online e mais dinâmico, as próximas regiões contempladas com as oficinas serão a região Sul no dia 11 e Norte/Nordeste no dia 12 de março, respectivamente. As oficinas estão previstas para começar às 14hs e com término às 18:30hs.

Os workshops terão vagas limitadas e as inscrições para participação devem ser enviadas até o dia 5 de março, através do preenchimento do questionário.

Os critérios de seleção dos candidatos para as vagas no workshop vão considerar a paridade de gênero, experiência no envolvimento com surfe e conservação, representatividade de modalidades de surfe, equilíbrio de representantes por região nos estados, representatividade da maior diversidade de setores possíveis interessados, entre eles: atletas, empresários, dirigentes, escolas de surfe, associações locais, acadêmicos entre outros.

Após o período de recebimento das inscrições, no dia 08, os candidatos selecionados receberão e-mails individuais com os links de acesso a plataforma de transmissão do Workshop e toda programação com os horários de trabalho.

Webinário Internacional

No dia 9 de fevereiro foi realizado o I Webinário Internacional sobre Reservas de Surf. O encontro contou com palestrantes do Brasil, EUA e México que apresentaram estratégias de conservação dos ecossistemas de surf e como os surfistas podem exercer o protagonismo no cuidado com as zonas costeiras e marinhas.

Quem não assistiu, pode acessar o conjunto das palestras online no canal do YouTube do Programa Brasileiro de Reservas de Surf.

O Programa Brasileiro de Reservas de Surf (PBRS) é uma iniciativa do Instituto Aprender Ecologia e Instituto Ecosurf e conta com o apoio internacional da organização Save The Waves Coalition.

Serviço:

Workshop Regional sobre Reservas de Surf
11 de março – Região Sul
12 de março – Região Norte/Nordeste
Horário: 14hs às 18:30hs
Evento online e gratuito
Inscrições: www.reservasdesurf.org/workshop
Informações: reservasdesurf@gmail.com