Mutirão limpa o Rio Itinga

Solemar Surf Club promove mutirão de limpeza na foz do Rio Itinga, em Praia Grande (SP).

0
Galera recolhe centenas de quilos na foz do Rio Itinga.

No último domingo (27), o grupo de surfistas Solemar Surf Club promoveu um mutirão de limpeza na foz do Rio Itinga, bairro Solemar, em Praia Grande (SP). O Itinga é único rio da cidade que desemboca diretamente na praia.

Daniel Ferraz, um dos integrantes do Solemar Surf Club, explica que o rio vem se recuperando gradativamente, graças às obras de saneamento que foram feitas em seu trajeto de cerca de três quilômetros da Serra do Mar até a praia.

Ele explica também que infelizmente a foz do rio não recebeu nenhum tipo de estrutura ou cuidado especial, resultando no acúmulo de lixo trazido pelo mar ou descartado dentro do rio.

Carol Tozzini, paulistana que passava o final de semana no bairro, foi uma das participantes da ação e destacou a beleza natural do local, dizendo ser um pedacinho de Praia Grande que poucos conhecem.

Foram recolhidos centenas de quilos de todo tipo de lixo, mas como sempre os materiais plásticos foram maioria. Todo o material foi recolhido pela SESURB de Praia Grande e destinado aos locais corretos de reciclagem e descarte.

O Solemar Surf Club é um grupo de surfistas que utilizam o esporte como ferramenta de transformação cultural e social. Além das ações ambientais, o grupo disponibiliza aulas de surfe grátis e divulga o potencial turístico da cidade, sempre compartilhando boas ondas e lindas paisagens em suas redes sociais.

Para saber mais, siga o perfil @solemarsurfclub no Instagram.