Vento Festival

Evento tem nova casa

0
1900x1934

Terceira edição do Vento Festival rola entre os dias 15 e 18 de junho em São Sebastião. Arte: Tatiana Sobral.

 

Entre os dias 15 e 18 de junho, o Vento Festival #3 convida a olhar para dentro e, a partir daí, construir um novo mundo. O ponto de partida desta viagem é São Sebastião (SP), a nova casa do festival que apresenta 12 shows no palco principal e muito mais.

 

Todos aprendem bem cedo que tudo começa com o EU. Depois vem o TU, o ELX (assim mesmo, sem feminino ou masculino), para, então, chegarmos juntos ao NÓS, o famoso “a gente”.

Indivíduo, missão, paixão, essência, raiz e mundo. O Vento Festival  #3 é sobre isso. Tem a ver com autoconhecimento e empatia para somar. É um convite para o EU ficar mais autêntico e ir para o mundo. Trata-se de uma soma: indivíduo e coletivo. E não de uma divisão entre coletivo e indivíduo. A ideia é unir e não comBATER ou emBATER. Até porque o VENTO não bate, mas sopra e ventila. Assim, ventilou a ideia do coletivo e fez acontecer sua primeira edição, lá em 2015.

 

1900x1934

Eis o VENTO da vez: um convite a vivenciar e – quem sabe – transformar cada universo particular, para daí – quem sabe – mudar o mundo para melhor. O lineup do festival é um story telling dessa vontade, do início ao fim.

 

De casa nova, no centro histórico de São Sebastião, o Vento Festival #3 começa com uma apresentação da tribo indígena da Aldeia do Rio Silveiras (que fica entre os municípios de Bertioga e São Sebastião, perto de Boracéia): uma ode à ancestralidade, à história, à raiz, à terra e a quem da terra é. E encerra com um libertário cortejo carnavalesco (sim, Carnaval em junho porque Carnaval é coisa nossa) turbinado pelo bloco Tarado Ni Você,tropicalista, livre e explosivo.

 

Entre as atrações estão os 12 shows especialmente escolhidos e desejados pelo Vento Festival #3, que ganha apoio, carinho e incentivo da Estrella Galicia. Reconhecida por apoiar a cultura na Europa (e cada vez mais pelo globo), a marca estreia num festival no Brasil. Leva seu nome e seu frescor para o palco principal, o SON Estrella Galicia, que ganha cenografia tropical com espelhos (para que o público também se veja ali, no palco), vegetação nativa e iluminação especial.

É neste lugar que vai ter batuque raiz, referência e reverência à cultura Yorubá (Abayomy Afrobeat Orquestra e Metá Metá). Vai ter o inclassificável (Francisco, el Hombre), o fluído e espontâneo (Tono), o visceral (Macaco Bong). Vai ter poesia em muitas e diferentes formas, leveza sem esforço (Negro Léo, Mombojó), mulheres superpoderosas: Anelis Assumpção, Ava Rocha, Paula Cavalciuk e Dani Nega. E vai ter amor (Do Amor) e catarse.

1900x1266

Francisco, el Hombre é uma das atrações do Festival. Foto: Rodrigo Gianesi.

 

O lineup do Vento (que além do palco principal também conta com música na Oca, local onde a programação do dia acaba em pista de dança) é formado por artistas e músicos de uma mesma geração, indivíduos que estão entre os 30 ou 40 anos, que são talentosos, multi, generosos e colaboram uns com os outros, participam de projetos mil, reconhecem seus valores individuais e coletivos. Praticam a empatia e assim fazem o mercado deles acontecer. Têm repertório amplo, profundo, sem preconceitos: do afro ao pop, do psicodélico ao crú. Vem de São Paulo, do Rio de Janeiro, do Maranhão, de São Sebastião, da Paraíba, do México, do mundo. Têm a vivência de quem já olhou para dentro e colocou para fora para compartilhar. Talvez por isso sejam tão desapegados aos rótulos e roupagens que lhes possam tirar a liberdade de ser o que já são.

Alguns artistas ainda participarão dos círculos de trocas do VENTO, que são: Vento Ventila e Spotify Talks, abordando temas como: sustentabilidade, capacitação, expressão, voz, cultura, escuta e trabalho. É uma galera que faz, produz, fala, ouve e não desdenha do diferente, mas abraça.

Aceita o convite? Venha olhar para dentro. Dizem que a paisagem é surpreendente. Sempre.

O evento – O Vento Festival 2017 tem apoio da Prefeitura de São Sebastião, Estrella Galicia e Red Bull. O Spotify é o player oficial. A realização é da Casco Conecta.

Serviço:

Vento Festival 2017
De 15 a 18 de Junho
Rua da Praia – São Sebastião
A partir de 13 horas
Gratuito | Evento no Facebook

 

LINEUP GERAL VENTO #3

 

QUINTA-FEIRA _ 15 de junho

15:00 – RITUAL COM OS ÍNDIOS DA ALDEIA RIO SILVEIRAS
16:00 – UBUNTO _ Oca Vento
17:00 – PAULA CAVALCIUK _ PALCO SON ESTRELLA GALICIA
17:45 – Beatflavor_ Oca Vento
18:45 – DO AMOR_ PALCO SON ESTRELLA GALICIA
20:00 – Tag Sound System_ Oca Vento
21:00 – MOMBOJÓ_ PALCO SON ESTRELLA GALICIA
22:30 – DJ Freebeats _ Oca Vento
23:30 – FRANCISCO, EL HOMBRE_ PALCO SON ESTRELLA GALICIA
24:30 – Mission Sabotage A/V + convidados_ Oca Vento

SEXTA-FEIRA _ 16 de junho

14:00 – SPOTIFY TALKS – Porque o Indie não anda só.
15:00 – SPOTIFY TALKS – Por que você não faz assim?
16:00 – OPEN MIC_ PALCO SON ESTRELLA GALICIA
16:45 – João Laion_ Oca Vento
18:00 – NEGRO LEO_ PALCO SON ESTRELLA GALICIA
19:30 – Deaf Whale_ Oca Vento
21:00 – AVA ROCHA_PALCO SON ESTRELLA GALICIA
22:30 – Craca e Dani Nega _ Oca Vento
23:30 – METÁ METÁ_ PALCO SON ESTRELLA GALICIA
24:30 – Free Beats com Mauro Farina e BeatFlavor_ Oca Vento

SÁBADO _ 17 de junho

13:00 – VENTILA_ O poder transformador da cultura _ Oca Vento
14:00 – VENTILA_ Olhe para dentro e construa um novo mundo_ Píer
14:30 – João Laion & Deaf Whale_ Oca Vento
15:30 – BARRO_ PALCO SON ESTRELLA GALICIA
16:30 – BeatFlavor_ Oca Vento
17:30 – TONO_ PALCO SON ESTRELLA GALICIA
18;30 – Ubunto_ Oca Vento
19:45 – MACACO BONG _ PALCO SON ESTRELLA GALICIA
20:45 – Acauã _ Oca Vento
21:30 – ANELIS ASSUMPÇÃO_ PALCO SON  22:30 – Furmiga Dub e Seu Bando_ Oca Vento
23:30 – ABAYOMY AFROBEAT ORQUESTRA _ PALCO SON ESTRELLA GALICIA
24:00 – Free Beats com Mission Sabotage e Mari Mats _ Oca Vento

DOMINGO _ 18 de junho

11:30 – VENTO VENTILA _ É tudo nosso _ Píer
14:00 – SPOTIFY TALKS_ Como faz isso? _ Oca Vento
15:30 – Concentração para o Cortejo
16:00 – BLOCO TARADO NI VOCÊ
18:00 até 20:00 – Festa de rua Free Beats