Fundição Progresso

Natirus volta ao Rio

Natiruts anuncia shows nos dias 14 e 15 de janeiro na Fundição Progresso, Lapa (RJ).

0
Banda se apresentará na Fundição Progresso, Lapa (RJ).

A banda Natiruts está de volta ao Rio de Janeiro depois de mais de dois anos longe do público carioca. Os shows acontecerão no dias 14 e 15 de janeiro na Fundição Progresso, Lapa (RJ).

Uma das atrações mais aguardadas no Rio, a banda reconhece a dura situação que a pandemia deixou, principalmente nas comunidades mais pobres. Pensando nisso, os primeiros 200 ingressos para os shows serão doados para compra de alimentos e distribuídos para instituições parceiras da Fundição Progresso.

Mais de 80% das famílias que vivem em comunidades do Rio dependem de doações para se alimentar. Esses dados apresentados pela CUFA (Central Única das Favelas) e publicados pelo site G1, em março, afirmam a necessidade de atos de solidariedade diante do aumento da fome no Brasil.

View this post on Instagram

A post shared by Banda Natiruts (@natirutsoficial)

Good Vibration

Com o isolamento social e o cancelamento dos espetáculos, o último ano possibilitou trocas virtuais. A Natiruts estreitou laços com diversos artistas e lançou, em maio, o mais colaborativo disco de sua história.

Good Vibration vol. 1 conta com as participações especiais dos brasileiros Iza, Carlinhos Brown, Chico Brown, Melim, Planta & Raiz e do baiano Dja Luz na composição de “Ela”. Transcendendo fronteiras estão os feats do espanhol Macaco, do jamaicano Ziggy Marley (filho de Bob), da atriz mexicana de origem indígena Yalitza Aparicio, da costa-riquenha Debi Nova e do porto-riquenho Pedro Capó. Essa mistura de vozes e influências sonoras se tornou um alívio na barra pandêmica de um mundo inteiro, carregando vibrações de alegria e saúde.

“Poderíamos lançar esse disco em outro momento, mas decidimos falar agora de good vibrations, em oposição à falta de ética, de empatia, de organização e de responsabilidade do atual governo brasileiro. Pois sabemos que quem escuta Natiruts está esperando isso de nós”, afirma a banda.

O dia 18 de dezembro marca o início da turnê nacional da Natiruts, em Fortaleza (CE). Pernambuco ganha duas datas: Carneiros (29/12) e Maracaípe (31/12). Porto Alegre (RS) recebe a banda em 07/01, Florianópolis (SC) em 09/01 e a Praia da Pipa (RN) em 22/01. Em breve tem mais.

“Impossível esquecer as milhares de mortes e todo o sofrimento das famílias que perderam seus entes queridos. Com a vacinação avançando, retornaremos com a nossa missão de levar um pouco de acalanto, alegria e esperança por dias melhores a todos! Viva a vida, a ciência e a cultura, até breve!”, diz o baixista, Luís Mauricio.

Com 25 anos de história completados em 2021, a banda de Brasília é good vibes muito antes do termo virar uma expressão corrente no pop brasileiro. Desde 1996 a Natiruts faz a conexão do balanço revitalizante do reggae jamaicano com um Brasil cheio de ritmos envolventes e de belezas naturais. Essa combinação de riquezas artísticas ganha ainda mais malemolência, harmonias e melodias com novas influências musicais trazidas em Good Vibration. Está chegando a hora de ouvir, fechar os olhos e dançar esse repertório ao vivo.