Anos 70

E o sonho não acabou

Ondas Sonoras traz algumas das bandas que marcaram época nos anos 70, tempo em que o rock ainda flerta com o psicodelismo, antecipa o heavy metal e tudo acaba em punk.

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Quando John Lennon disse que o sonho acabou, ao anunciar o fim dos Beatles, no apagar das luzes dos anos 60, muita gente pensou, “caramba, fudeu!”.

Mas, que nada, o sonho estava apenas recomeçando, ficando ainda mais abrangente com o surgimento de muitas bandas naquela que é uma das fases mais criativas do rock. Uma história que começa com Chuck Berry, Bill Halley, Elvis Presley e outros pioneiros nos anos 50, passa pela era da psicodelia, nos anos 60, com Stones, The Doors, Velvet Underground, Janis Joplin, Jimi Hendrix e Jefferson Airplane.

Até chegar ao intensivão delirante da distorção nos anos 70, quando as guitarras ficam mais pesadas, os amplificadores mais potentes e os LPs ganham vida com as capas em forma de arte, com álbuns duplos, triplos, quádruplos, e em mixagens impecáveis para se espalhar de norte a sul do planeta, numa sucessão de estilos que vão do hard rock ao rock progressivo, do heavy metal ao punk.

Neste post, o canal Ondas Sonoras reúne, sem muito critério de data ou estilo, algumas bandas bem fodas desta geração, muitas das minhas preferidas, seja por importância musical ou por simples fissura, de Jimi Hendrix ao AC/DC, de Led Zeppelin ao Black Sabbath.

Muitas coisas legais ficam de fora do playlist, senão teria que colocar todo o YouTube pra dentro.

E a parada começa com um show clássico de Jimi Hendrix na ilha de Maui, Havaí, para delírio dos hippies, surfistas, gatinhas bem lokas dançando hipnotizadas e até mesmo criancinhas compenetradas com a guitarra que faz a mente de outros malucos viajandões.

Inclusive um doidão corre pelo gramado atrás do palco montado num cavalo na ilha ainda mais paradisíaca ao sabor da lisergia impregnada na atmosfera.

E a playlist vai até outro show não menos clássico do Ramones, num fim de feira que é meio que o nascimento do punk, uma paulada tão massacrante que te deixa zoado quando termina, como se você estivesse presente naquele show inesquecível, imperdível e impossível de não ficar completamente biruta.

Era um tempo de comprar os discos, ler as letras, viajar nas capas, assobiar os riffs ou imitar a guitarra com a boca. Só riffs clássicos, como o de Smoke on the Water, do Deep Purple, ou de Whole Lotta Love, do Led Zeppelin, e a eterna dúvida sobre qual riff é mais irado ou mais pesado.

Só não dava pra assobiar as coisas do Frank Zappa, uma música inclassificável, inassobiável e absolutamente incompreendida pela galeria em geral.

Tempo de andar com os LPs embaixo do braço pra gravar no cassete na casa de algum amigo, um dono de um amplificador Gradiente Lab 70 ou, melhor ainda, se fosse o feliz proprietário de um Marantz, Kenwood, Sansui ou Pioneer, os aparatos mais top e que só tinham na casa dos outros, mas que acabavam circulando junto com os álbuns até parar no toca-fitas TKR das barcas mais descoladas para atolar na Rio-Santos.

Discos que eram dos meus amigos Ivo, Aluísio, Noca, meu primo carioca Bruno Thys, que batia um bolão na pelada do campinho e mais ainda na sua coleção nervosa de Cream, Ten Years After, Alman Brothers, Beck, Bogert & Appice e outras pedradas que eu só ouvia de vez em nunca. O cara tinha até uma Fender, vai vendo. Hoje, ele toca clássicos e standarts no piano!

Também ganhava os discos do meu pai, ele um amante do jazz. Velho Alceu comprava os discos  depois de ler a respeito nas resenhas do Ezequiel Neves, cronista do Jornal da Tarde, ou do Luis Carlos Maciel, do Jornal do Brasil. E as raridades importadas a gente encontrava no Museu do Disco, em São Paulo, ou na Modern Sound, no Rio de Janeiro.

Não tinha Napster nem Spotfy, mas todo mundo dava um jeito para ouvir a sonzera nuns trecos bem toscos que as novas gerações nem sonham que existiam, toca-discos, vitrola, cassete, e só nos anos 80 surgiu o walkman.

Tinha o radinho, mas rock nem pensar, era coisa de maconheiro, música underground e as paradas de sucesso eram dominadas pela pop music americana ou pela MPB mais comercial, ao menos em São Paulo.

No Rio, a cena era mais evoluída e havia o programa do Big Boy, do “hello crazy people”, bem como a Eldo Pop, uma estação que não tinha nem locutor nem comercial, 24 horas de pauleira e progressivo. Lá pelos anos 80, a parada abriu, com o surgimento da FM Maldita, em Niterói, e a abertura do Circo Voador, no Rio. Primeiro em Ipanema, depois na Lapa. Mas, aí já é uma outra história.

Em São Paulo, só no finalzinho dos anos 70 surgiu um programa alternativo de uma hora de duração, a partir das 22 horas, chamado Jaques e o Caleidoscópio, um troço bem obscuro que ia ao ar na rádio América.

Mas, surgiu uma luz no fim do tubo quando a Globo lançou o programa Sábado Som, logo depois do jornal Hoje, apresentado e produzido pelo Nelson Motta. Na mesma época, a editora Abril publicou a Pop, enfim uma revista para os jovens, e até o meu amigo Darwing Jr. apareceu numa reportagem sobre skate, se eu não me engano em 1975.

Download, streaming, youtube, quem diria, tudo isso adiantou demais o lado!

Portanto, aguardem mais para a frente outras coletâneas com progressivo, jazz-rock fusion, punk, hardcore, rap, metal, tropicalismo, reggae, disco, soul, rhythm and blues, bem como outras categorias inspiradoras e transformadoras, as trilhas-sonoras de nossas surftrips pra lá e pra cá atrás das ondas, e que balançam nossas cabeças desde os tempos em que os bichos falavam, como diria Fabinho Gouveia, o surfista fabuloso.

Não, não esqueci do Pink Floyd, do King Crimson, do Emerson, Lake & Palmer ou da sensacional Mahavishnu Orchestra, apenas para citar supergrupos de estilo mais elaborado. Mas, aqui nesta leva de anos 70 a guitarra toca mais alto, numa espécie de vale a pena ouvir de novo.