O campeonato de aéreos Stab High, realizado na piscina de ondas Urbnsurf, em Sydney, na Austrália, teve como vencedores os australianos Joel Vaughan e Sierra Kerr. No entanto, o atual campeão mundial, o brasileiro Yago Dora, roubou a cena ao executar o melhor aéreo da competição e conquistar o prêmio Monster Air, levando para casa um cheque de US$ 10 mil (cerca de R$ 54 mil). Yago encerrou o evento na quarta colocação geral.
“Acho que foi muito bom para mim fazer algo diferente, ver todo mundo puxando os limites do nosso esporte. É uma celebração do surfe progressivo — sempre quis fazer parte disso. Estou feliz por levar esse prêmio para casa. Amei esses dois últimos dias aqui”, diz Yago. “O cara é campeão mundial por uma razão. Nada poderia atrapalhar seu foco,” descreveu o jornalista da Stab, Tom de Souza.
Vaughan e Kerr campeões
Ver essa foto no Instagram
Na final masculina, o australiano Joel Vaughan garantiu a vitória de forma dramática, superando nomes de peso com um aéreo na última onda. Vaughan lançou um impressionante backflip, elevando o sarrafo e deixando o resultado além de qualquer dúvida, mesmo com Yago Dora sendo o único com potencial para superá-lo (o brasileiro, no entanto, caiu em uma tentativa durante as finais).
Entre as mulheres, a jovem estrela Sierra Kerr, mesmo com problemas de saúde, assegurou seu segundo título consecutivo no Stab High, provando ser a rainha do evento. Em um final acirrada, Kerr executou um enorme aéreo reverse de backside na sua última onda, garantindo a vitória. Seu pai, o ex-top do CT, Josh Kerr, escreveu para Sierra: “Tão orgulhoso de ti! Este (título) é mais especial”.
O Stab High também consagrou Loci Cullen e Skai Suitt nas categorias de base.
Confira os melhores momentos do Stab High no player acima.
Fontes Stab












