Freds Wave

A piscina raiz

Já que o assunto são ondas artificiais, relembre a peripécia de Fred Coblyn, homem que criou uma piscina "raiz" no quintal de sua casa em Java, Indonésia.

A partir desta quinta-feira (19), os principais surfistas do mundo desembarcam em Lemoore, Califórnia (EUA), para o Freshwater Pro, etapa do Championship Tour realizada na piscina de ondas desenvolvida pelo onze vezes mundial Kelly Slater.

A ideia de criar uma onda artificial, longe do oceano, permeia a cabeça do ser humano há décadas e esta semente também foi plantada em 2014 na Indonésia, arquipélago que possui as ondas mais perfeitas do planeta.

Há cinco anos e sem ter ideia da perfeição que a tecnologia de ondas artificiais atingiria em breve, o entusiasta Fred Coblyn criou um protótipo no quintal de sua casa, na ilha de Java, a três horas distante do oceano.

A máquina era impulsionada a partir do arranque de uma velha caminhonete, no que o criador chamou de “Freds Wave”. Cidadão do mundo, Coblyn nasceu na Austrália, mas viveu anos entre a Holanda e Indonésia. A ideia de criar a piscina surgiu depois de uma viagem às ilhas Mentawai.

Depois de gastar milhares de dólares e muito esforço no projeto, o criador chegou a lançar a “Fred Island”, fazendo a cabeça da molecada local. Mas ele desistiu da ideia alguns anos depois e seu paradeiro nos dias de hoje é desconhecido.

Relembre a peripécia de Fred Coblyn nos vídeos abaixo:

Michelle des Bouillons desceu uma onda de quase 25 metros em Nazaré e pode entrar para a história como a mulher que surfou a maior de todos os tempos. Em entrevista exclusiva ao Waves, ela conta como chegou até aqui.

De Bells Beach a Raglan, Brasil vive quatro etapas de domínio histórico: vitórias, finais, nota 10 e os quatro primeiros do ranking mundial com a mesma bandeira.

Mais de cinquenta anos de câmera na mão: do Píer de Ipanema a Pipeline com Gerry Lopez, de Bob Marley no Havaí aos Rolling Stones no Maracanã. Fernando “Fedoca” Lima viveu e fotografou tudo isso. Agora reúne tudo em um livro.

Maior onda já surfada por uma mulher no Brasil é registrada por Michaela Fregonese durante swell histórico em Jaguaruna (SC)