Rip Curl WSL Finals

4 curiosidades sobre Trestles

As vésperas do início do Rip Curl WSL Finals em Trestles, descubra quatro coisas que (talvez) você não sabe sobre o pico icônico da Califórnia (EUA).

0
Para chegar à praia em Trestles é preciso passar pelo trilho do trem.

No próximo dia 09/09 começa a janela de espera do Rip Curl WSL Finals, em Trestles, Califórnia (EUA). A onda é uma das que mais proporciona pistas para alta performance em todo o mundo, mas isso você já deve saber. Que Gabriel Medina precisa vencer ao menos duas baterias para ser campeão mundial,você também já deve estar informado. O que talvez você não saiba é o que o Waves te contará a seguir.

Trestles fica no meio de uma base de Fuzileiros Navais 

Trestles fica no meio de uma base militar dos Estados Unidos chamada Camp Pendleton. É  a maior base Fuzileiros Navais do mundo desde 1942. O Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos ocupou mais de 122 mil acres de terra graças à Lei de Poderes da Segunda Guerra em 1942, ocupando três cadeias de montanhas, cinco lagos, 250 milhas de estradas e 20 milhas de praia em um dos lugares mais inacessíveis da Califórnia.

Foi uma onda para os ‘fora da lei’ até a década de 1970

Era proibido surfar no trecho da costa hoje conhecido como um dos melhores do mundo.  Mas isso não impedia as pessoas de surfarem lá. Como conta o livro ‘Encyclopedia of Surfing’, “a experiência de surfe de Trestles foi em grande parte um envolvimento estratégico e tático com os fuzileiros navais dos EUA”. Os surfistas escondiam suas pranchas, mapeavam as rotas de saída e se abaixavam sob os ocasionais tiros de advertência disparados pelos fuzileiros navais.

O parque estadual de San Onofre é super preservado, onde fica a praia de Trestles, Califórnia (EUA).Surfline
O parque estadual de San Onofre é super preservado, onde fica a praia de Trestles, Califórnia (EUA).

Um presidente americano já morou na região

Quando o presidente Richard Nixon assumiu o cargo em 1969, ele decidiu que iria morar em uma casa de praia no Sul da Califórnia. Chamada de Casa Branca Ocidental, a casa de 2700 metros quadrados ainda fica bem em frente a Cottons, um pouco mais ao Norte da onda de Trestles. Não demorou muito para que o presidente Nixon fizesse a melhor coisa para os surfistas da Califórnia, já que em 1971 estabeleceu que o terreno ao Sul de sua nova casa virasse uma praia estadual, abrindo-a para o público definitivamente.

Trestles fica no parque estadual mais visitado da Califórnia

Não é uma grande surpresa para quem já surfou Trestles, que o parque estadual de San Onofre, onde está localizada, seja um dos mais visitados da Califórnia. Estima-se que mais de 2,5 milhões de pessoas visitem o parque a cada ano. Ou seja, em um trecho de costa com cerca de metade do tamanho da costa Norte de Oahu, chegam a passar 6.800 pessoas diariamente. Não é a toa que se pode ver um crowd insano em Trestles.