WSL Big Wave Awards

Chumbo ansioso

Lucas Chianca revela expectativa para o Big Wave Awards, o Oscar das ondas gigantes; cerimônia acontece neste sábado.

0
Lucas Chianca, o “Chumbo”, está na expectativa para o Big Wave Awards da WSL.

O Brasil pode entrar no fim de semana no topo do mundo das ondas grandes. Neste sábado, em Los Angeles (EUA), acontece o Big Wave Awards da WSL, o Oscar das ondas grandes da World Surf League, e o País tem grandes chances de ter o dono da melhor performance e maior onda remada com Lucas Chianca, o “Chumbo”.

Na primeira categoria, Chumbo é um dos grandes cotados depois de uma vitória épica na tradicional etapa de Nazaré, em Portugal, recebendo de vez o bastão das mãos de seu mentor, Carlos Burle, um dos maiores nomes da história das ondas grandes; já na segunda categoria, a das maiores ondas remadas, Lucas concorre com duas ondas, uma em Jaws e outra em Nazaré.

“Estou super ansioso! É todo um ano de trabalho e espera por esse dia. Ano passado bati na trave. Este ano investimos mais, treinamos mais, viajamos mais, nos dedicamos muito mais e espero que dê certo!”, conta Chumbo, que, junto com Burle, entrou em uma rotina intensiva de preparações físicas e mentais (como o ioga) exclusivamente visando o circuito mundial das ondas grandes.

Carlos Burle e seu pupilo.

A premiação viria para coroar todo o esforço feito por Lucas em uma temporada de sonho. Se assim já está bom, com o Big Wave Awards pode ficar ainda melhor. “Está na mão dos juízes, Mas estou realizado por vencer a etapa mais especial (para mim) do circuito, que é Nazaré”, destaca o atleta carioca de 22 anos de idade.

“Estou muito feliz em ter tido um bom ano de estreia no mundial e estar conquistando meu espaço. Concorrer como melhor performance pela segunda vez e maior onda remada pela segunda vez no meu segundo ano de Big Wave Award é fantástico”, completa. Além de Chumbo, Rodrigo Koxa também concorre pela maior onda surfada (que pode ser também a maior onda surfada na história).

“Seria muito importante trazer para o Brasil essas conquistas, o que seria uma prova do reconhecimento ao trabalho que estamos fazendo nas ondas grandes. Há muitos anos estamos protagonizando acontecimentos importantes em nossa modalidade e essas indicações já mostram que estamos no caminho certo.”