Maalaea

Trem fantasma de Maui

Conheça Maalaea, mítica onda havaiana e que quase foi extinta.

0

Picos como Pipeline, Sunset e Haleiwa são velhos conhecidos dos amantes do surfe ao redor do mundo. Mas o Havaí guarda um tesouro que nem mesmo muitos dos nativos do arquipélago já puderam desfrutar.

Localizada na ilha de Maui, a onda de Maalaea é uma das mais raras, rápidas e longas do Havaí. O pico quebra em condições perfeitas poucas vezes na década, o que cria um culto especial em torno da lendária direita – também conhecida como “trem de carga”.

A lenda quase teve fim por conta de um projeto de extensão de um quebra-mar no porto da região. A formação das ondas seria severamente afetada. Associações de surfe lutaram por duas décadas contra o projeto, que acabou sendo descontinuado pelo Governo do Havaí e o Exército dos Estados Unidos, em 2012.

O trem de carga então continuou a deslizar nos trilhos do Pacífico. Desde então, Kalani David foi um dos poucos que conseguiram embarcar e descobrir o pote de ouro. Em julho de 2019, ele estava na água quando a onda despertou. O havaiano foi recebido com generosidade, como você pode ver no vídeo abaixo.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por @kalanidavid_

Apesar de ser uma das ondas mais raras do Havaí, não é de hoje que Maalaea começou a ser explorada. Nas décadas de 70 e 80, ela já habitava o imaginário dos surfistas no arquipélago. Seria uma onda real, apenas uma miragem, ou uma espécie de trem fantasma?

Só quem embarcou tem a resposta. Você pode aguardar por mais uma década pelo próximo ticket!

O vídeo que abre a matéria foi publicado no canal Mauiboy86 no YouTube, com imagens de 2005.