Meio ambiente

Italo tira onda na Amazônia

Campeão mundial e medalhista de ouro surpreende com equipamento improvisado durante visita a tribo indígena do rio Purus

0

“A Nike me convidou para uma grande aventura pela floresta amazônica. Tive a oportunidade de surfar com uma tampa de geladeira, enquanto alguns jacarés cercavam as margens do rio. Foi uma experiência muito louca!”. Com essas palavras Italo Ferreira descreve a exótica passagem pelo rio Purus, na floresta Amazônica, onde foi muito bem recebido pela comunidade índigena local e participou de várias atividades.

O vídeo publicado no Instagram do campeão mundial e olímpico exibe alguns momentos divertidos da expedição. Além de jogar bola, praticar arco e flexa e até mesmo ninar uma criança, entre outros momentos de interação com a cultura tribal, Italo simula um wakeboarding no momento mais inesperado, em que revela toda sua habilidade para ficar de pé sobre qualquer equipamento, e deslizar com estilo sobre uma tampa de geladeira em um ambiente um pouco ameaçador pela companhia de jacarés. Em total sintonia com a floresta, ele ainda dá uma remadinha no pico.

“Irado”, comentou Yago Dora. “Tu és muito monstro, do isopor para porta de geladeira é a evolução. Se essa moda pega ferrou”, brincou Alemão de Maresias.

O rio Purus é um curso de água da Amazônia, que percorre o território do Peru e dos estados brasileiros do Acre e do Amazonas.

É um rio muito sinuoso, com águas brancas e exuberante beleza natural. É o último grande afluente da margem direita do rio Solimões, nome dado ao rio Amazonas antes do encontro com o rio Negro. Por causa da sua alta riqueza de espécies e grande produtividade o rio vem sofrendo grande exploração: pesca, caça, exploração madeireira e agricultura familiar.