51 Ice E-Pro Brasil

Camarão no topo

Thiago Camarão vence 51 Ice E-Pro Brasil e se torna o primeiro campeão profissional virtual da história da Abrasp.

0
Thiago Camarão domina etapa brasileira do circuito mundial virtual Surf Web Series.

O paulista Thiago Camarão entrou para a história do surfe nacional ao derrotar o pernambucano Ian Gouveia na decisão do 51 Ice E-Pro Brasil 2020, apresentado pelo Curta + Floripa. A competição foi válida pela etapa brasileira do circuito mundial virtual Surf Web Series (SWS).

O campeão da prova foi anunciado neste domingo (8), através de uma live exclusiva pelo canal do canal do Waves no YouTube. Pela vitória, Camarão leva o cheque de R$ 5.250 e também se torna o primeiro campeão brasileiro virtual da história da Abrasp (Associação Brasileira de Surf Profissional).

A competição foi disputada entre os dias 26 de outubro e 8 de novembro e reuniu grandes nomes do surfe brasileiro. Assim como Camarão e Gouveia, os semifinalistas Lucas Chumbo e Renan Pulga também carimbaram passaporte para a final mundial do SWS, agendada para março de 2021.

Premiação ao vivo

Trajetória round a round

Thiago Camarão e Ian Gouveia protagonizaram performances sensacionais durante todo o evento. Ambos estrearam com vitória no primeiro round, sem precisar passar pela repescagem.

Os dois chegaram se enfrentar no round 3, em uma bateria com quatro competidores. Na ocasião, a disputa foi vencida por Gouveia com um belo tubo de backside em Maresias. Camarão ficou na segunda posição e também levou a vaga com um canudo de frontside na praia de Paúba.

Os dois atletas entenderam bem a dinâmica das disputas virtuais e apostaram suas fichas nos tubos para avançar na competição. As ondas de Maresias foram lançadas pela dupla no round 4, com os cilindros novamente garantindo as vagas à próxima fase.

A partir do quinto round, as baterias foram disputadas no sistema homem a homem (com dois competidores). Thiago Camarão superou o jovem talento catarinense Léo Casal, enquanto Ian Gouveia derrotou Willian Cardoso em um confronto entre ex-atletas do CT.

Já pela semifinal, Camarão saiu de um tubo espetacular, seguido de um alley-oop nas alturas, para superar o carioca Lucas Chianca, que até ali despontava como um dos favoritos ao título. Na outra chave, Gouveia sacou um tubaço para esquerda em Regência para derrotar Renan Pulga, outro destaque da prova.

Um fato interessante dos bastidores do evento aconteceu na semifinal entre Thiago Camarão e Lucas Chianca. Camarão revelou na live deste domingo que enviou a performance escolhida por ele antes para Ian Gouveia avaliar a onda.

“Sabia que o Chumbo viria com ondas alucinantes, com tubos cascudos. Então eu tinha aquela direita, que era uma nota 10, e o Chumbo teria que mandar uma onda do mesmo calibre se quisesse vencer”, contou Camarão.

“O Camarão me mandou aquela onda alucinante e comentei que o Chumbo era uma caixinha de surpresa, que ele não poderia dar mole. Depois fiquei até curioso pra saber qual seria a onda que o Camarão enviaria pra final contra mim”, acrescentou Ian Gouveia entre risos.

Hora da decisão

A sirene virtual para a finalíssima do 51 Ice E-Pro Brasil tocou exatamente às 10 horas da manhã do último sábado (7). Repetindo a tática usada na semifinal, Ian Gouveia apostou novamente em Regência, lançando um tubo cascudo para a esquerda.

“Durante o evento tive que ir me adaptando, escolhendo e mudando as performances que eu já tinha colocado. A melhor onda eu joguei na semi contra o Pulga, pois queria me garantir logo na final. A que sobrou para a decisão foi esse tubo em Regência, que é uma onda que gosto muito”, comenta Gouveia.

E quem pensava que Thiago Camarão havia feito a sua melhor exibição na semifinal, acabou novamente surpreendido. O surfista local de São Sebastião revelou ser um excelente estrategista, e aplicou um golpe fatal para alcançar o título inédito.

Em outra bela direita em Maresias, Camarão dropou entubando por trás do lip e ficou profundo, até sair ileso de dentro do turbilhão. Na sequência, ele engatou um roundhouse cutback com velocidade e controle total da situação.

O grande final desta exibição de gala ainda veio com um aéreo reverse na junção, em um movimento preciso para fechar a fatura e sagrar-se o primeiro campeão brasileiro profissional da história da Abrasp.

“É o resultado de muito trabalho e dedicação. A onda que mandei para a final foi um diamante que veio pra mim, depois de quase 8 horas de surfe naquele dia”, relata Camarão.

“Minha namorada estava filmando e tinha acabado as baterias da filmadora. O Andeson Ramalho (Stoked Soul Films) estava na praia e registrou essa, que era uma das minhas ultimas ondas da sessão. Muito obrigado à minha namorada e ao Anderson pelas imagens, e espero que esse resultado incentive alguma marca a patrocinar e apoiar atletas sem patrocínio, como é meu caso”, declara o campeão.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Parabéns ao indiscutível campeão da @surfwebseries # 51IceEProBrasil: Thiago Camarão @thiagocamarao 👏🏼🏆. Todos os competidores mostraram o melhor de seu alto nível de desempenho, representando o talentoso país do Brasil. Agradecemos o seu compromisso com este novo formato de competição 🔥. . Congratulations to the undisputed champion of @surfwebseries #51IceEProBrasil : Thiago Camarão @thiagocamarao 👏🏼🏆 . All the competitors put on quite a show, representing for Brazil and raising the bar of high performance surfing. We are grateful for your commitment to this new competition format. 🔥 . Felicidades al campeón indiscutible de @surfwebseries #51IceEProBrasil: Thiago Camarão @thiagocamarao 👏🏼🏆. Todos los competidores demostraron lo mejor de su alto nivel de desempeño, representando al país talentoso de Brasil. Estamos agradecidos con su compromiso en este nuevo formato de competencias 🔥. . @51ice @curtamaisfloripa2020 @supersurf_oficial @swelleventos @abraspoficial @fecasurf @casa_da_arvore_eventos @nicoboco_oficial @oceansidesurfboards @wavesbr @surfopenleague @surfwebseries

Uma publicação compartilhada por Surf Web Series (@surfwebseries) em

51 Ice E-Pro concluído com sucesso

O balanço geral após o encerramento do evento foi um sucesso, de acordo com os organizadores do 51 Ice E-Pro Brasil 2020, apresentado pelo Curta + Floripa.

“Foi um prazer construir este evento com Gustavo Duccini, Gary Linden e toda a equipe. Graças a dedicação e comprometimento deste time o resultado não poderia ser outro. Patrocinadores, atletas e parceiros satisfeitos, público engajado, enfim, foi perfeito”, afirma Evandro de Abreu, da Casa da Árvore, um dos organizadores do evento no Brasil.

“Os surfistas deram um espetáculo! Performances de alto nível desde a primeira bateria, que deram muito trabalho aos juízes. Definitivamente o formato online veio para ficar, e aguardem que em breve teremos novidades”, conclui Abreu.

Após o anúncio do vencedor pelo Waves, Gustavo Duccini, CEO da Surf Open League (criadora da plataforma Surf Web Séries), estava bastante satisfeito com a repercussão da etapa brasileira do circuito SWS.

“Fiquei muito feliz com o resultado desta primeira edição do circuito no Brasil. A sociedade com o Evandro Abreu e o Waves foi um grande sucesso, um timaço de profissionais para se trabalhar. O nível das performances dos atletas foi altíssimo, como era de se esperar no Brasil. Esperamos anunciar em breve etapas para o surfe feminino e ondas grandes com esta grande parceria. Até a próxima!”, diz Duccini.

O evento também contou com a supervisão da Fecasurf (Federação Catarinense de Surf). “A realização de um campeonato virtual foi a saída que encontramos para esse momento de pandemia”, diz Renato Melo, presidente da entidade.

“A Fecasurf estava projetando uma etapa do Catarinense Profissional, quando recebemos a ligação do Evandro nos convidando para unir forças. Já tínhamos uma certa experiência em eventos virtuais e achamos que seria uma grande oportunidade, não só para o surfe em Santa Catarina, mas também para todo o Brasil”, finaliza Melo.

51 Ice E-Pro Brasil 2020

Resultado

1 Thiago Camarão (SP)
2 Ian Gouveia (PE)
3 Lucas Chumbo (RJ)
3 Renan Pulga (SP)
5 Willian Cardoso (SC)
5 Léo Casal (SC)
5 Fabrício Bulhões (BA)
5 Krystian Kimmerson (ES)

Calendário do Surf Web Series 2020

Julho: México (campeão Jafet Ramos)
Agosto: África do Sul (campeão Dale Staples)
Agosto: Chile (campeão Guilhermo Satt)
Setembro: Japão (campeão Tenshi Iwami)
Outubro: Brasil (campeão Thiago Camarão)
Novembro: Austrália
Dezembro: Peru
Janeiro 2021: China e Portugal
Fevereiro 2021: Estados Unidos e Havaí