Surfe adaptado

Vaquinha para Fidel

Fidel Teixeira organiza vaquinha para arrecadar fundos para competir no Campeonato Nacional de parasurfe em Pernambuco, em setembro.

0
Fidel Teixeira organiza vaquinha para competir em Pernambuco.Doraci Machado
Fidel Teixeira organiza vaquinha para competir em Pernambuco.

Fidel Teixeira Lopes organiza vaquinha para conseguir participar do Campeonato Nacional de Surf Adaptado 2022, que acontece em Pernambuco, entre os dias 16 e 18 de setembro. O evento será válido como seletiva para o mundial. No financiamento coletivo, o atleta pede um total de R$ 5 mil. Mais de 50% da meta já foi atingida.

Fidel Teixeira nasceu em São Paulo, em 1978. Aos 12 anos conheceu o surfe, a partir de então não queria mais saber de outro esporte. Em 2002 mudou-se para Florianópolis (SC) para ficar próximo a sua paixão. Em fevereiro de 2007, quando se deslocava para o trabalho de moto, sofreu um grave acidente.

Entre outras complicações, perdeu os movimentos do braço esquerdo (lesão de Plexo Braquial). Depois de muitas tentativas e cirurgias, Fidel seguiu seu sonho de continuar surfando.

Em 2015 começou a participar dos campeonatos de surfe da Fecasurf na categoria Surf Adaptado. Em 2016 Fidel foi vice campeão catarinense de Surf Adaptado. Em 2017 ficou em 5º lugar no ranking catarinense e 3º no ranking da ASJ – Associação de Surf da Joaquina.

Em 2020 Fidel foi campeão do Circuito Surf treino Solidário. Ele é idealizador e presidente da Associação de Surf Sem Fronteiras, um projeto que dá oportunidade para as pessoas com deficiência de conhecer e praticar o surfe, através de uma corrente de amor. “A deficiência não está nas pessoas e sim nos ambientes e nas atitudes”, diz Fidel.