Sul-Americano de Praia

Brasil conquista cinco medalhas

Brasil conquista cinco medalhas nos Jogos Sul-Americanos de Praia 2023, na Colômbia. Israel Junior leva ouro na pranchinha.

0

Os Jogos Sul-Americanos de Praia, em Santa Marta, na Colômbia, seguem a todo vapor e o Brasil começou bem. No mar colombiano, os atletas brasileiros conquistaram um ouro, três pratas e um bronze. A medalha dourada saiu nesta segunda-feira (17) com Israel Junior, no shortboard (pranchinha). No SUP Surf, Luiz Diniz ficou com a prata e Gabriela Sztamfater com o bronze nas disputas do dia.

No SUP Race, Lena Guimarães Ribeiro e David Leão inauguraram o quadro de medalhas do Brasil na competição ao faturar a prata no último final de semana. No feminino, Lena Ribeiro acabou na segunda colocação, atrás apenas da argentina Juliana Gonzalez, enquanto David Leão foi superado pelo peruano Itzel Naranjo na Playa Mendihuaca.

Lena Guimarães durante a prova.

“Acabei ficando para trás no início e pegando uma grande sequência de ondas enquanto minhas adversárias se distanciaram. Mas mantive o foco para me recuperar na prova e conquistar essa medalha. Fico feliz que tenha dado certo. É uma honra conquistar a primeira medalha do Time Brasil em Santa Marta”, comemora Lena.

“A Lena me passou as condições do mar e pude seguir a melhor estratégia para conseguir essa medalha. Foi uma ajuda muito importante para completar esse grande dia para o Brasil. Que sejam as primeiras de muitas medalhas aqui em Santa Marta”, diz David.

Lena Guimarães e David Leão comemoram medalhas.

Os Jogos Sul-americanos de Praia são disputados desde 2009. O Brasil foi campeão das duas primeiras edições, em Punta del Este e Montevideo 2009, no Uruguai, e Manta 2011, na Venezuela. Nas duas últimas edições, Vargas 2014, na Venezuela, e Rosário 2019, na Argentina, o Brasil ficou na terceira colocação.

A Mormaii é a patrocinadora oficial do Comitê Olímpico Brasileiro (COB). A parceria com a marca historicamente conectada à natureza e aos esportes praticados ao ar livre, envolve o fornecimento dos uniformes oficiais dos Jogos de Praia 2023.