SSXP Saquarema Pro

Terceiro dia na íntegra

Transmissão completa do terceiro dia do SSXP Saquarema Pro, etapa Circuito Profissional da CBSurf na Praia da Vila, Saquarema (RJ).

0

A Praia da Vila mostrou todo o seu potencial na quarta-feira, com séries de até 8 pés (2 metros e meio) para a estreia dos principais cabeças de chave do SSXP – SuperSurf Experience – Saquarema Pro apresentado pela Prefeitura de Saquarema. Foi um dia de mar clássico e o paulista Odarci Nonato surfou um tubaço para ganhar a primeira nota 10 do Circuito Profissional promovido pela nova diretoria da Confederação Brasileira de Surf – CBSurf – comandada pelo presidente Teco Padaratz. Nesta quinta-feira (7) começa a categoria feminina.

“Foi um momento incrível, porque eu estava um pouco perdido na bateria. Aí pedi a Deus e Ele mandou essa onda muito boa para eu conseguir uma nota 10, a primeira da minha carreira”, disse Odarci Nonato. “Eu venho pra cá há bastante tempo, fico na casa do tio Raoni (Monteiro), já peguei mar grande aqui com ele e surfei bons tubos nas ondas maiores. Eu fiquei exatamente no mesmo lugar das barcas que fiz aqui com ele e deu certo. Eu consegui achar essa onda boa e estou muito feliz pela nota 10”.

Antes do paulista Odarci Nonato ganhar essa nota 10 unânime dos cinco juízes, o experiente ex-top da elite mundial da World Surf League, Paulo Moura, tinha surfado o primeiro tubo do SSXP Saquarema Pro na Praia da Vila. Foi na terceira bateria do dia e o vice-presidente na nova diretoria da Confederação Brasileira de Surf – CBSurf – eleita esse ano, ainda pegou outra esquerda perfeita para fazer uma série de três manobras muito fortes de frontside. Paulo Moura confirmou a vitória logo nessas duas primeiras ondas que surfou na bateria.

“Hoje de manhã, antes do campeonato, eu peguei um tubo nessas esquerdas e Deus me abençoou com esse primeiro tubo do evento. Mas, eu acho que ainda vai dar muitos tubos hoje aqui”, previu com exatidão, Paulo Moura. “Eu venho aqui pra Saquarema há mais de 20 anos e nunca tinha vindo pra Praia da Vila, que tá dando um show. Estou superfeliz que o evento está sendo aqui e pelo show de surfe que os atletas estão apresentando”.

Local Raoni Monteiro vence primeira bateria.

O vice-presidente da CBSurf também falou sobre o trabalho que a nova diretoria, comandada por Teco Padaratz, já está apresentando neste primeiro ano. “Poder ajudar a CBSurf a fazer esse novo momento do surfe profissional, dar essa dignidade aos atletas, me motiva muito. Com certeza, quero devolver um pouco para o nosso esporte, tudo o que ele me deu durante a minha carreira. Eu fico feliz em estar ao lado do Teco (Padaratz) e de toda a galera que forma a CBSurf, para fazer esse trabalho maravilhoso que a gente está só começando”.

Da África para Saquarema – Outro ex-top da elite do CT que estreou na quarta-feira foi o paulista Alex Ribeiro, que veio direto da África do Sul. Ele foi para Ballito competir na etapa do WSL Challenger Series, mas fez sua inscrição também nesta segunda etapa do Circuito Brasileiro da CBSurf, porque tinha começado bem a temporada, ficando em terceiro lugar em Maceió (AL).

Como perdeu na sua estreia em Ballito na segunda-feira, agilizou seu retorno imediato ao Brasil e chegou em Saquarema na madrugada da quarta-feira. A tempo de competir, porque era um dos 48 cabeças de chave que entraram direto na terceira fase. Só que para ficar ainda mais dramático, a sua bateria era a primeira do dia. Mesmo sem dormir, Alex Ribeiro achou boas ondas para se classificar em segundo lugar, no confronto vencido pelo carioca Theo Fresia.

“Foi uma loucura, porque o voo teve uma conexão muito curta e eu cheguei em São Paulo sem minhas pranchas. Aí pedi pro meu irmão trazer uma capa pra mim de casa (na Praia Grande), ele conseguiu chegar a tempo e deu tudo certo”, contou Alex Ribeiro. “Eu tava lá na África do Sul, mas tinha feito minha inscrição aqui, porque poderia acontecer de perder lá em Ballito e foi o que aconteceu. Eu sabia que ia ser apertado, mas daria tempo de chegar. Eu estou em terceiro no ranking, então tinha que dar o gás, fazer o máximo pra me manter na frente. Eu sabia que ia chegar cansado, mas deu tudo certo e agora é descansar para amanhã”.

Alex Ribeiro estreia no evento.

Estreia dos líderes – Na quarta-feira também estrearam os líderes do ranking brasileiro profissional iniciado na Praia do Pontal, em Maceió, capital das Alagoas. O vice-campeão na etapa que abriu o Circuito CBSurf 2022, Messias Felix, foi o primeiro a competir no SSXP Saquarema Pro. O cearense já tem dois títulos brasileiros no currículo e o primeiro foi conquistado em 2009, no último ano da década de ouro do SuperSurf iniciada em 2000.

Messias estava passando a bateria até o último minuto, quando Uriel Sposaro pegou uma direita para voar num aéreo full rotation. Ele completou a manobra e ficou o suspense pela nota, que saiu 5,57 para completar uma dobradinha catarinense com Pedro Nogueira. Messias Felix acabou eliminado em 49.o lugar no SSXP Saquarema Pro e pode até descartar esse resultado, porque o ranking vai computar as cinco maiores pontuações conquistadas nas seis etapas do Circuito Brasileiro Profissional da CBSurf esse ano.

Já o líder do ranking, o potiguar Mateus Sena, campeão da etapa de Maceió, avançou para a terceira fase em Saquarema. Sua bateria aconteceu na sequência da eliminação de Messias Felix, numa hora de mudança da maré na Praia da Vila, com poucas ondas boas entrando para dividir entre quatro competidores. Ele procurou ficar ativo dentro d´água, buscando ondas para mostrar o seu surfe e passou em segundo lugar, junto com o paulista Luan Carvalho.

“A bateria foi difícil, porque o mar ficou complicado na maré muita seca, mas estou amarradão por ter passado a bateria”, disse Mateus Sena. “Estou vivendo um sonho, porque acabei de ganhar a primeira etapa lá em Maceió e agora fechei um patrocínio de bico (da prancha) com a Maresia. Quem me acompanha, sabe o quanto venho trabalhando para isso e estou muito feliz. Acho que a derrota do Messias (Felix) na bateria anterior, deu até uma pressão e ao mesmo um tempo um gás pra mim. Ele é um surfista incrível, vai descartar esse resultado, mas é uma oportunidade para eu alavancar no ranking e vou tentar aproveitar”.

Locais de Saquarema – Entre os surfistas locais da Capital Nacional do Surf, três seguem na disputa do título. O campeão mundial de ondas gigantes, Lucas Chumbo Chianca, tirou a maior nota da sua bateria (7,67), mas perdeu a invencibilidade na Praia da Vila. Ele passou em segundo na vitória do catarinense Luiz Mendes, por uma pequena diferença de 12,87 a 12,34 pontos.

Duas baterias depois, Valentin Neves bateu até um bicampeão brasileiro como o seu pai, Leonardo Neves (in memoriam). O capixaba Krystian Kymerson avançou junto com ele em segundo lugar. E o experiente Raoni Monteiro, que por muitos anos representou o Brasil na elite mundial da WSL, também venceu a sua primeira bateria disputada na Praia da Vila, já que ele é um dos 48 cabeças de chave que estrearam na terceira fase, realizada na quarta-feira.

“É muito bom estar participando do Circuito da CBSurf com essa nova gestão do Teco Padaratz, Paulo Moura e toda a galera boa que está envolvida em mudar o cenário do surfe brasileiro”, destacou Raoni Monteiro. “Parabéns a todos pelo esforço em fazer as várias modalidades nesse primeiro ano, ajustando tudo para a gente vir com tudo no próximo ano. Eu digo a gente, porque participei disso tudo no começo, junto com o Geraldinho (Cavalcanti), o Picuruta. Na verdade, eu fui o primeiro a botar a cara com aquele vídeo que postei nas mídias sociais, de protesto com a gestão anterior da CBSurf. Então, foi uma sementinha que a gente está colhendo agora. Todos os atletas estão com um sorrisão no rosto e a galera está de parabéns”.

Dream Tour – Neste primeiro ano da nova gestão da CBSurf, o objetivo de todos é se classificar para o Dream Tour de 2023, quando será formada uma elite do surfe nacional para disputar os títulos brasileiros profissionais da temporada. Estas vagas estão sendo disputadas nas seis etapas deste ano, com os rankings computando os cinco melhores resultados. O SSXP Saquarema Pro é a segunda chance de pontuar nos rankings que vão indicar para o Dream Tour de 2023, 50 surfistas na categoria masculina e 24 na feminina.

Esta primeira das duas etapas do SSXP – SuperSurf Experience – válidas pelo Circuito Brasileiro Profissional da CBSurf em 2022, é apresentada pela Prefeitura de Saquarema e patrocinada pela Dream Factory, Nicoboco, Silverbay, Fuwax, Surfland, com homologação da Confederação Brasileira de Surf (CBSurf) e apoio da Federação de Surf do Estado do Rio de Janeiro (FESERJ), da Associação de Surf de Saquarema (ASS) e divulgação do site Waves. O evento está sendo transmitido ao vivo pelo YouTube do SuperSurf XP e pelo site.

Terceira Fase

1 1-Theo Fresia (RJ), 2-Alex Ribeiro (SP), 3-Kim Matheus (SP), 4-Arthur Alves (RN)

2: 1-Marcos Correa (SP), 2-Caetano Vargas (SC), 3-Fernando Junior (SP), 4-João Lira (PB)

3: 1-Paulo Moura (PE), 2-Arthur Assis (RJ), 3-Alandreson Martins (BA), 4-Pedro Dib (SP)

4: 1-Alan Jhones (RN), 2-Luel Felipe (PE), 3-Pedro Neves (RJ), 4-Diogo Santos (BA)

5: 1-Odarci Nonato (SP), 2-Yage Araujo (BA), 3-Artur Silva (CE), 4-Gabriel Farias (PE)

6: 1-Renan Peres (SP), 2-Tales Araujo (SP), 3-Kauã Hanson (PB), 4-Matheus Souza (RJ)

7: 1-Vitor Ferreira (RJ), 2-Thiago Eduardo (CE), 3-Santiago dos Santos (CE), 4-Rafael Venuto (CE)

8: 1-Gabriel Klaussner (SP), 2-Geovane Ferreira (SP), 3-Derek Plachi (SC), 4-Lucas Pires (RN)

9: 1-Bernardo Pigmeu (AL), 2-Daniel Costa (RN), 3-Fabricio Bulhões (BA), w.o-Ryan Kainalo (SP)

10: 1-Gabriel André (SP), 2-Deyvson Santos (RN), 3-Leo Andrade (BA), 4-Giovani Pontes (SP)

11: 1-Kauê Germano (SP), 2-João Ferreira (SP), 3-Gustavo Borges (RS), 4-Madson Costa (RN)

12: 1-Pedro Nogueira (SC), 2-Uriel Sposaro (SC), 3-Messias Felix (CE), 4-Leonardo Berbet (RN)

13: 1-Luan Carvalho (SP), 2-Mateus Sena (RN), 3-Mathias Ramos (CE), 4-Kaique Oliveira (SC)

14: 1-Luan Hanada (SP), 2-Walley Guimarães (SC), 3-Samuel Joquinha (RN), 4-Niccolas Padaratz (SC)

15: 1-Leo Casal (SC), 2-Douglas Silva (PE), 3-Bruno Galini (BA), 4-Luciano Brulher (SP)

16: 1-Luiz Mendes (SC), 2-Lucas Chianca (RJ), 3-Hedieferson Junior (SC), 4-Glauciano Rodrigues (CE)

17: 1-Israel Junior (RN), 2-Cauã Gonçalves (SP), 3-Jannifer de Souza (CE), 4-Michel Roque (CE)

18: 1-Valentin Neves (RJ), 2-Krystian Kymerson (ES), 3-Wallace Vasco (SC), 4-Lucas Catapam (PR)

19: 1-Diego Aguiar (SP), 2-Daniel Matos (BA), 3-Leandro Bastos (RJ), 4-Dunga Neto (CE)

20: 1-Hizunomê Bettero (SP), 2-Yuri Gonçalves (SC), 3-Dodo Veiga (SP), 4-Felipe Oliveira (SP)

21: 1-Weslley Dantas (SP), 2-Cauã Costa (CE), 3-Heitor Alves (CE), 4-Kalany Ratto (RJ)

22: 1-Raoni Monteiro (RJ), 2-Caio Knappi (RJ), 3-Luan Ferreyra (PE), 4-Bino Lopes (RJ)

23: 1-Leonardo Barcelos (SC), 2-Daniel Templar (RJ), 3-Gabriel Ramos (SP), 4-Vicente Ferreira (RJ)

24: 1-Samuel Igo (PB), 2-Daniel Adisaka (SP), 3-Amando Tenorio (AL), w.o-Victor Costa (RN)

Baterias da quinta-feira

Primeira Fase

1 Tainá Hinckel (SC), Luara Thompson (RJ), Ariane Gomes (CE)

2 Kemily Sampaio (SP), Isabelle Nalu (SC), Kiany Cristina (SP)

3 Larissa dos Santos (CE), Nicole Silva (PE), Suelen Naraisa (SP)

4 Monik Santos (PE), Vitória Carneiro (CE), Paloma Pardo (RJ)

5 Kiany Hyakutake (SC), Alexia Monteiro (SC), Aysha Ratto (RJ)

6 Karol Ribeiro (RJ), Leticia Calleia (RJ), Yasmin Ferreira (SP)

7 Yanca Costa (CE), Potira Castaman (BA), Sarah Ozorio (RJ)

8 Sol Carrion (SP), Juliana dos Santos (CE), Isabela Saldanha (SP)

9 Silvana Lima (CE), Natalie Plachi (SC), Pamella Mel (SC)

10 Julia Santos (SP), Yohana Sarandini (SP), Juliana Meneguel (SP)

11 Julia Duarte (RJ), Kayane Reis (RJ), Gabriela Barros (RJ)

12 Mariana Areno (RJ), Taís Almeida (RJ), Laura Silva (CE)

Quarta fase

1: Paulo Moura (PE), Luel Felipe (PE), Caetano Vargas (SC), Theo Fresia (RJ)

2: Alex Ribeiro (SP), Marcos Correa (SP), Alan Jhones (RN), Arthur Assis (RJ)

3: Vitor Ferreira (RJ), Odarci Nonato (SP), Tales Araujo (SP), Geovane Ferreira (SP)

4: Yage Araujo (BA), Renan Peres (SP), Gabriel Klaussner (SP), Thiago Eduardo (CE)

5: Bernardo Pigmeu (AL), Deyvson Santos (RN), Kauê Germano (SP), Uriel Sposaro (SC)

6: Gabriel André (SP), Daniel Costa (RN), João Ferreira (SP), Pedro Nogueira (SC)

7: Leo Casal (SC), Luan Carvalho (SP), Walley Guimarães (SC), Lucas Chianca (RJ)

8: Mateus Sena (RN), Luan Hanada (SP), Douglas Silva (PE), Luis Mendes (SC)

9: Krystian Kymerson (ES), Israel Junior (RN), Diego Aguiar (SP), Yuri Gonçalves (SC)

10: Hizunomê Bettero (SP), Cauã Gonçalves (SP), Valentin Neves (RJ), Daniel Matos (BA)

11: Weslley Dantas (SP), Daniel Adisaka (SP), Leonardo Barcelos (SC), Caio Knappi (RJ)

12: Raoni Monteiro (RJ), Samuel Igo (PB), Cauã Costa (CE), Daniel Templar (RJ)