SSXP Saquarema Pro

Destaques da abertura

Veja melhores momentos do primeiro dia do SSXP Saquarema Pro, etapa Circuito Profissional da CBSurf na Praia da Vila, Saquarema (RJ).

0

O campeão mundial de ondas gigantes Lucas “Chumbo” Chianca foi uma das atrações na abertura do SSXP – Super Surf Experience – Saquarema Pro apresentado pela Prefeitura de Saquarema. Ele participa da segunda etapa do Circuito Profissional da Confederação Brasileira de Surf (CBSurf) realizada na sua cidade e venceu a sua primeira bateria na Praia da Vila. Na segunda-feira (4), foi disputada a primeira das três fases de 24 baterias em que foram divididos os 176 participantes da categoria masculina. A segunda acontece nesta terça-feira, a partir das 7h, ao vivo da capital nacional do surfe

“É um orgulho ver o Brasil se reerguendo no surfe dentro do nosso país, ver o surfe agora em boas mãos, com uma galera que quer fazer acontecer”, destacou Lucas Chianca. “É muito bom ver vários campeonatos durante o ano, um calendário cheio, porque a gente estava sentindo falta disso. Com certeza, ver o Circuito Brasileiro Profissional de volta a Saquarema, com várias etapas e premiação digna, está dando vida a muitos surfistas. O Brasil é um berço de talentos no surfe e de muitos outros esportes, então obrigado a CBSurf que está fazendo isso tudo voltar a ativa. Com certeza, se não fossem vocês, o nosso surfe brasileiro estava parado ainda”.

O campeão que vem colecionando títulos nas ondas gigantes de Nazaré, em Portugal, competiu na 16º bateria da primeira fase, iniciada às 8h30 na ensolarada Praia da Vila. Lucas Chumbo derrotou dois talentos que estão iniciando suas carreiras de surfista profissional, o catarinense Patrick Plachi e o cearense Cauet Frazão, que há muitos anos mora na capital carioca. Nesta terça-feira, ele vai enfrentar mais três surfistas da nova geração na 16º bateria da segunda fase, o paulista Derek Souza e os catarinenses Leo Casal e Aminandes Pamplona.

Antes do surfista local estrear na Praia da Vila, o evento já havia começado com uma vitória do Rio de Janeiro. O carioca Anderson da Silva, o Pikachu revelado nos projetos sociais do Arpoador Surf Club e do Favela Surf Club, ganhou a bateria que marcou o retorno do Super Surf, que por uma década realizou o Circuito Nacional Profissional mais rico do mundo na época. Por 11,56 pontos, derrotou o catarinense Luã da Silveira e o paulista Tamaê Bettero.

Anderson Pikachu surfa na bateria de estreia do evento.

“Foi boa a bateria. Eu consegui achar duas ondas para tirar dois 5 e pouco e agora é focar no segundo round. Vamos pra cima”, disse Anderson da Silva. “As condições do mar estão boas, só que as séries estão demorando um pouco pra entrar. Mas, graças a Deus, consegui pegar duas ondas boas para vencer a bateria e avançar para o próximo round”.

Logo na segunda bateria do dia, quem brilhou foi o paulista Fernando Junior, da Praia de Maresias. Ele fez as marcas a serem batidas, com seu ataque de backside nas direitas da Praia da Vila. Com a nota 8,17 da sua melhor onda, totalizou imbatíveis 15,20 pontos na primeira fase. O paraibano João Lira passou junto com ele, ganhando a briga pela outra vaga para a segunda fase do paulista Marcell Neves e do potiguar Johnatan Santos.

“Estou muito feliz por ter começado bem o campeonato, conseguido fazer um 8 e um 7 e é sempre muito bom começar com o pé direito”, disse Fernando Junior. “Eu nunca tinha competido aqui na Praia da Vila, só em Itaúna nas vezes que vim pra Saquarema e nunca tinha surfado aqui na Vila. Achei que parece bastante com Maresias, onde eu moro. É uma onda de correnteza como lá, então me senti em casa nesse mar e agora é esperar a próxima fase”.

Rio de Janeiro x São Paulo – Quem chegou mais perto do recorde de pontos do Fernando Junior foi o carioca Vitor Ferreira, que mostrou a potência do seu backside nas direitas da Praia da Vila, atacando forte e acertando até um aéreo numa esquerda, para atingir 14,23 pontos. Essa sexta bateria foi um confronto direto entre Rio de Janeiro e São Paulo, que terminou empatado, pois o paulista Fabricio Rocha avançou em segundo lugar, com o carioca José Eduardo sendo eliminado junto com Edy Amorim.

“Eu já surfei aqui muitas vezes na minha vida, tenho família aqui em Saquarema e eu já sabia que a direitinha ia funcionar, então peguei minha melhor maroleira e estou amarradão por ter passado esse primeiro rounde”, disse Vitor Ferreira. “Lá em Alagoas, acabei perdendo na primeira fase, mas aqui tem uma energia diferente. Não sou de Saquarema, mas sou do Rio de Janeiro, então a gente está em casa. Eu conheço bem aqui e surfar embaixo da igrejinha de Saquarema, também é uma benção e quero aproveitar toda essa energia daqui”.

Vitor Ferreira é um dos destaques da abertura.

Melhor onda – Ninguém ultrapassou os 15,20 pontos do paulista Fernando Junior, mas a nota 8,17 foi superada pelo gaúcho Ricardo Kjellin na 15.a bateria do dia. Na análise dos juízes, foi a melhor onda surfada na Praia da Vila na segunda-feira e recebeu nota 8,50. Com ela, ele derrotou o catarinense Leo Casal e o paulista Matheus Gomes por 13,93 pontos. Este novo recorde foi registrado na bateria que antecedeu a estreia do Lucas Chumbo Chianca.

No primeiro dia, os surfistas do Rio de Janeiro ganharam a maioria das 24 baterias da primeira fase. Foram dez vitórias contra cinco dos competidores de São Paulo, três de Santa Catarina, duas do Ceará, duas do Rio Grande do Norte e duas do Rio Grande do Sul. Entre os outros 24 que passaram em segundo lugar para enfrentar os pré-classificados que vão estrear na segunda fase, oito são também do Rio de Janeiro, quatro da Bahia, três de São Paulo, três de Santa Catarina, dois do Rio Grande do Norte, um do Paraná, um do Ceará, um da Paraíba e um de Pernambuco.

Esta primeira das duas etapas do SSXP – SuperSurf Experience 2022 é apresentada pela Prefeitura de Saquarema e patrocinada pela Dream Factory, Nicoboco, Silverbay, Fuwax, Surfland, com homologação da Confederação Brasileira de Surf (CBSurf) e apoio da Federação de Surf do Estado do Rio de Janeiro (FESERJ), da Associação de Surf de Saquarema (ASS) e divulgação do site Waves.