SSXP Saquarema Pro

Ação começa na Vila

Começa nesta segunda-feira (4) o SSXP Saquarema Pro, etapa Circuito Profissional da CBSurf na Praia da Vila, Saquarema (RJ).

0
Evento acontece na Praia da Vila, Saquarema (RJ).

O mar reagiu no domingo (3) e muitos surfistas aproveitaram as boas ondas na Praia da Vila, no último dia de treinos livres para a segunda etapa do Circuito Profissional da Confederação Brasileira de Surf (CBSurf) na Capital Nacional do Surf. O SSXP – Super Surf Experience – Saquarema Pro apresentado pela Prefeitura de Saquarema vai começa 8h desta segunda-feira, com 80 surfistas estreando nas 24 baterias programadas para o primeiro dia. Outros 96 entram nas próximas fases masculinas e mais 36 vão competir na categoria feminina, prevista para ser iniciada somente na quinta-feira em Saquarema.

A nova diretoria da Confederação Brasileira de Surf – CBSurf – comandada pelo presidente Teco Padaratz, oferece uma premiação histórica de 280 mil reais em cada uma das seis etapas do Circuito Brasileiro Profissional. Além disso, em todas será utilizado o princípio da igualdade na premiação para homens e mulheres. A temporada 2022 começou em Maceió (AL) e o SSXP Saquarema Pro marca o retorno do Super Surf, que por uma década promoveu o circuito nacional mais rico do mundo.

“É uma satisfação imensa poder voltar a fazer o evento com uma Confederação pensando no atleta, uma nova direção, uma nova diretriz e fico muito honrado em fazer parte dessa história com o Super Surf”, disse Evandro Abreu, que organizou o SuperSurf válido pelo Circuito Brasileiro Profissional entre 2000 e 2009 e também em 2015. “Estou feliz por este retorno ser aqui em Saquarema, onde aconteceu o último SuperSurf em 2015, mas agora na Praia da Vila. Fiquei impressionado com o lugar e confesso que nunca tinha vindo aqui, nos cerca de 15 eventos que fiz em Saquarema. Tem altas ondas rolando e é um lugar perfeito, com hotel próximo, restaurante próximo, estamos felizes por estar aqui”.

Evandro também comentou sobre a estrutura montada na Praia da Vila, tendo como base principal uma unidade móvel produzida para abrigar toda a parte técnica. “É mais uma vez uma estrutura inédita, como a gente falava lá atrás. Até tentamos fazer isso durante alguns anos, mas era um caminhão pequeno e depois de tanto tempo estamos apresentando um novo projeto, que não foi visto em lugar nenhum. Ficamos muito felizes também com a reciprocidade dos atletas com este novo trabalho da CBSurf, com tantos surfistas querendo competir de novo, esgotando as inscrições, então a gente fica muito agradecido, porque o foco é trabalhar no desenvolvimento do esporte”.

Anderson Pikachu surfa na primeira bateria.Pedro Monteiro
Anderson Pikachu surfa na primeira bateria.

Um total de 212 surfistas vão participar da estreia. São 176 divididos em três fases da categoria masculina, com 80 disputando a primeira fase nesta segunda-feira, 48 pré-classificados entrando na segunda e mais 48 na lista dos principais cabeças de chave da terceira e última rodada de 24 baterias. Na categoria feminina, as 36 participantes foram divididas nos 12 confrontos da rodada inicial, prevista para abrir a quinta-feira na Praia da Vila.

Primeira bateria – Um dos surfistas escalados na primeira bateria treinou desde cedo na Praia da Vila, no domingo ensolarado e de boas ondas na capital nacional do surfe. O carioca Anderson da Silva, mais conhecido por Pikachu, é um grande talento revelado nos projetos sociais desenvolvidos pelo Arpoador Surf Club e Favela Surf Club, que tira as crianças da ociosidade para surfar. Ele vai disputar as duas primeiras vagas para a segunda fase com o catarinense Luã da Silveira e o paulista Tamaê Bettero.

“Hoje (domingo) subiu um pouco o mar, tem altas ondinhas e espero que amanhã tenha boas ondas também, porque minha bateria é a primeira do dia”, disse Anderson da Silva, após sair do mar na manhã do domingo. “Eu já competi aqui na Praia da Vila algumas vezes nas categorias de base, já fui vice-campeão aqui em etapa do estadual amador e agora virou o jogo, pro profissional. Estou na primeira bateria e é um pouco complicado porque a gente tá fresco ainda, mas vamos aquecer as turbinas, botar a prancha no pé e vamos com tudo”.

Pikachu não participou da primeira etapa do Circuito Brasileiro Profissional em Alagoas e comentou sobre o novo trabalho da Confederação. “É realmente uma premiação muito boa e espero fazer um bom resultado, mas ainda tem muitos atletas que precisam de apoio para poder competir. As inscrições são caras e a gente sempre tenta chegar o mais longe possível, para poder ganhar um dinheiro pra pagar as despesas e as inscrições dos próximos eventos”.

Raoni Monteiro é uma das atrações.

Quem também estava treinando na manhã do domingo na Praia da Vila e vai estrear é a jovem surfista de Santa Catarina, Pamella Mel. Ela tem apenas 16 anos de idade e está escalada na nona bateria, encabeçada pela grande estrela do surfe feminino no Brasil, a duas vice-campeã mundial Silvana Lima. A outra adversária é Natalie Plachi.

“Eu estou treinando aqui na Praia da Vila já faz alguns dias, porque vim assistir a etapa do CT e já fiquei por aqui”, contou Pamella Mel. “A ondinha aqui é irada, direitinha perfeitinha e o ruim é o crowd, mas na bateria só vai ter quatro né. O pico é irado, com altas ondas, maior visual da igrejinha (Nossa Sra. de Nazaré) e está tudo muito top. Irado também a premiação igual pro masculino e feminino, a estrutura tá bizarra, muito massa, gigante mesmo e os organizadores estão todos de parabéns”.

Esta primeira das duas etapas do SSXP – SuperSurf Experience 2022 é apresentada pela Prefeitura de Saquarema e será realizada com patrocínio da Dream Factory, Nicoboco, Silverbay, Fuwax, Surfland, com homologação da Confederação Brasileira de Surf (CBSurf) e apoio da Federação de Surf do Estado do Rio de Janeiro (FESERJ), da Associação de Surf de Saquarema (ASS) e divulgação do site Waves.

Evento oferece premiação recorde.

Primeira fase

1 Luã da Silveira, Tamaê Bettero, Anderson Silva Pikachu

2 Marcell Neves, Fernando Junior, João Lira, Johnatan Santos

3 Edson de Pra, Pedro Amorim, Igor Shibata

4 Lucas Ribas, Juninho Malta, Arthur Assis

5 Marcio Freitas, Matheus Souza, Brayner Silva

6 Rafael Pedreira, Odarci Nonato, Erick Moraes, Carlos Junior

7 Vitor Ferreira, Fabricio Rocha, Edy Amorim, José Eduardo

8 Belo Lima, Geovane Ferreira, Lucas Pires

9 Daniel Costa, Claudio Freitas, Luy Gonzales

10 Eric Bahia, Diego Rosa, Vitor Gabriel

11 Emanoel Lima, Tanio Barreto, Claudio Stanisci, Leonardo Silva

12 Lucas Bezerra, Guilherme Fernandes, Rafael Guimarães

13 Eduardo Barrionuevo, Lukas Camargo, Felix Martins

14 Walley Guimarães, Marcus Cintra, Ricardo Silva, Gabriel Debatim

15 Ricardo Kjellin, Matheus Gomes, Leo Casal

16 Patrick Plachi, Cauet Frazão, Lucas Chianca

17 Willyam Feiden, Guilherme Lemos, Yan Sondahl

18 Luan Medeiros, Jannifer de Souza, Adauto Neto, Valentin Neves

19 Hugo Netto, Yasser Chiah, Rickson Falcão, Henrique Liberato

20 Pedro Miguel, Lucas Santos, Leandro Bastos

21 Alan Donato, Caio Knappi, Gabriel Paiva

22 José Russo, Kalany Ratto, Heitor Rocha

23 Douglas Noronha, Daniel Templar, Luiz Henrique Lira, Raphael Reis

24 Elson Vieira, Giovani Reis, Vicente Ferreira

Segunda Fase

1 Theo Fresia, Luan Wood

2 Arthur Alves, Kayan Medeiros

3 Pedro Dib, Diogo Santos

4 Caio Costa, Pedro Neves

5 Gabriel Farias, André Luiz

6 Kauã Hanson, Tayrom Silva

7 Igor Moraes, Ivan Silva

8 Santiago dos Santos, João A. Arruda

9 Fabricio Bulhões, Giovani Pontes

10 Leo Andrade, Daniel Domingos

11 Gustavo Borges, Pedro Nogueira

12 Kauê Germano, Sunny Pires

13 Mathias Ramos, Samuel Joquinha

14 Luan Carvalho, Fellipe Ximenes

15 Douglas Silva, Hedieferson Junior

16 Derek Souza, Aminandes Pamplona

17 Israel Junior, Renan Rodrigues

18 Edvan Silva, Krystian Kymerson

19 Felipe Oliveira, Pedro Araujo

20 Yuri Gonçalves, Dunga Neto

21 Derek Adriano, Kayki Araujo

22 Bino Lopes, Tierres Alves

23 Daniel Adisaka, Diego Brigido

24 Amando Tenorio, Guilherme Carvalho

Terceira Fase

1 Alex Ribeiro, Kim Matheus

2 Caetano Vargas, Marcos Correa

3 Alandreson Martins, Paulo Moura

4 Alan Jhones, Luel Felipe

5 Yage Araujo, Artur Silva

6 Tales Araujo, Renan Peres

7 Rafael Venuto, Thiago Eduardo

8 Gabriel Klaussner, Derek Plachi

9 Ryan Kainalo, Bernardo Pigmeu

10 Deyvson Santos, Gabriel André

11 João Ferreira, Madson Costa

12 Messias Felix, Uriel Sposaro

13 Mateus Sena, Kaique Oliveira

14 Luan Hanada, Niccolas Padaratz

15 Bruno Galini, Luciano Brulher

16 Glauciano Rodrigues, Luiz Mendes

17 Michel Roque, Cauã Gonçalves

18 Lucas Catapam, Wallace Vasco

19 Daniel Matos, Diego Aguiar

20 Hizunomê Bettero, Dodo Veiga

21 Cauã Costa, Weslley Dantas

22 Luan Ferreyra, Raoni Monteiro

23 Gabriel Ramos, Leonardo Barcelos

24 Samuel Igo, Victor Costa

Primeira Fase Feminino

1 Tainá Hinckel, Luara Thompson, Ariane Gomes

2 Kemily Sampaio, Isabelle Nalu, Kiany Cristina

3 Larissa dos Santos, Nicole Silva, Suelen Naraisa

4 Monik Santos, Vitória Carneiro, Paloma Pardo

5 Kiany Hyakutake, Alexia Monteiro, Aysha Ratto

6 Karol Ribeiro, Leticia Calleia, Yasmin Ferreira

7 Yanca Costa, Potira Castaman, Sarah Ozorio

8 Sol Carrion, Juliana dos Santos, Isabela Saldanha

9 Silvana Lima, Natalie Plachi, Pamella Mel

10 Julia Santos, Yohana Sarandini, Juliana Meneguel

11 Julia Duarte, Kayane Reis, Gabriela Barros

12 Mariana Areno, Taís Almeida, Laura Silva