SIMSURF

Sustentabilidade e muitas ondas

Simpósio Brasileiro de Saúde e Medicina do Surfe acontece com muito sucesso na Praia de Itamambuca, Ubatuba (SP).

0

O VIII SIMSURF – Simpósio Brasileiro de Saúde e Medicina do Surfe, foi realizado com muito sucesso no último fim de semana, dias 2, 3 e 4 de junho, na Praia de Itamambuca, Ubatuba (SP). Foram três dias de imersão total na cultura e ciência do surfe, com sol e ondas boas.

Com ingressos esgotados com uma semana de antecedência, o simpósio contou com 40 participantes e dez acompanhantes de cinco estados brasileiros diferentes. Na equipe do VIII SIMSURF, 12 professores, oito integrantes do staff e 15 profissionais da comunidade local garantiram a infraestrutura do maior evento da América Latina sobre o tema.

“Com certeza foi uma das melhores experiências que já vivenciei dentro da Medicina e do surfe. Estar lado a lado de tantos nomes gigantes da área foi sem dúvidas algo único. A oportunidade de fazer o curso SURF-SALVA, da Sobrasa, e sem falar do campeonato de surfe, foi algo extraordinário. Meus caminhos de vida clarearam demais após o simpósio”, disse Rafael, acadêmico de Medicina que participou do VIII SIMSURF.

Além das atividades técnico-científicas e workshops práticos na praia, o SIMSURF promoveu uma ação de prevenção de afogamentos de crianças na escola municipal local e incentivou as iniciativas de preservação do meio ambiente e dos oceanos. A comunidade de Itamambuca também se beneficiou com a realização do simpósio, que gerou ao menos R$ 100 mil em investimento em estadia, alimentação, vestuário e outros gastos.

Após o fim do evento, a organização do SIMSURF produz um relatório final com as recomendações para a Saúde do Surfista, documento que é revisado ano a ano e que conta com a colaboração dos participantes.

O VIII SIMSURF foi uma produção do SID – Surf Information Data, com co-produção do Ibrasurf, apoio técnico da Sobrasa, Instituto Remar e Instituto Marazul, apoio institucional de Protetor Suntech, South To South, Arakawa Surfboards, Board Word Surf Shop, DOC Surfboards, AUS – Associação Ubatuba de Surf e Prefeitura de Ubatuba.