Rio de Janeiro

SUP proibido em Copa e Leme

Prefeitura do Rio de Janeiro suspende prática de stand up paddle nas praias de Copacabana e Leme por uma semana. Medida é tomada depois de incidente na região.

0
Stand up paddle é uma prática comum no Rio de Janeiro.

A prefeitura do Rio de Janeiro proibiu a prática de stand up paddle nas praias de Copacabana e Leme por uma semana, a partir da última segunda-feira (23). Segundo a Folha de S. Paulo, a medida foi tomada após um incidente no último sábado (21), quando uma ventania inesperada surpreendeu mais de 100 praticantes da modalidade.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, 73 pessoas precisaram ser resgatadas após não conseguirem retornar à orla por conta própria. A interdição visa garantir a segurança dos banhistas e praticantes, enquanto as condições climáticas e de segurança são reavaliadas.

Ainda de acordo com a Folha, oito vítimas receberam atendimento médico após o acidente. Guarda-vidas, embarcações de resgate e helicópteros do Grupamento de Operações Aéreas atuaram na operação de resgate.

“As vítimas estavam a três quilômetros de distância da costa”, afirma o major Fábio Contreiras, porta-voz do Corpo de Bombeiros do Rio.

Em nota, a prefeitura afirmou que “a subprefeitura da Zona Sul e a secretaria de Esporte e Lazer vão conversar com os profissionais que trabalham com Stand Up Paddle em Copacabana e Leme para discutir medidas de segurança”.

Os bombeiros, também em nota, afirmaram que é importante conferir uma previsão do tempo antes de entrar no mar. “Se houver risco de ventos fortes, chuva ou mar agitado, não vá. Use sempre colete salva-vidas, evite áreas de navegação e avise alguém sobre seu trajeto, enviando sua localização em tempo real. Em caso de emergência, ligue 193”.

Fonte Folha de S. Paulo