Rio de Janeiro

Conheça ondas do interior

Professor da UFF Eduardo Bulhões destrincha os picos das regiões dos Lagos e Norte Fluminense.

0
Praia de Itaúna, Saquarema (RJ), é um dos picos mais conhecidos do Brasil.

A costa do Rio de Janeiro conta com diversos picos para o surfe. As regiões dos Lagos e Norte Fluminense apresentam boas condições de mar quase o ano inteiro, com ondulações distintas, vindas de várias direções.

Conversamos com o geógrafo e professor da Universidade Federal Fluminense (UFF), Eduardo Bulhões, para destrinchar cada um dos picos no interior do Rio, como costuma ser chamada pelos surfistas toda a região litorânea que não faz parte da capital do estado. Cabo Frio, Arraial do Cabo, Saquarema, Rio das Ostras, Búzios, Macaé, Campos, Quissamã e São João da Barra são as cidades em destaque.

Conhece tudo dos picos? Confira.

Praia do Forte, Cabo Frio – Com águas claras e areias finas e brancas, tem uma característica de praia plana, com ondas deslizando e perdendo energia desde o outside. No geral as ondas são pequenas chegando de Leste (E) com menos de 1,0m e nessas condições é bastante procurada por iniciantes no surf, bodyboard, standup paddle e, com vento, kite surf. Durante a passagem de swells mais fortes, sobretudo de Sul (S) e Sudeste (SE), e quando o vento não atrapalha a formação, as condições podem ficar perfeitas com altas ondas durante os períodos de maré enchente ou vazante e com vento terral que sopra de Sudoeste (SW). Localmente os melhores picos tendem a ser no trecho denominado como Praia das Dunas e mais ao sul, no trecho denominado Praia do Foguete.

Praia do Forte, Cabo Frio (RJ).

Praia do Peró, Cabo Frio – Também com águas claras e areias finas e brancas, tem uma característica de praia com bancos de areia que se movem intensamente. Recebe bem as ondulações de Leste (E) mas no geral as ondas são pequenas. Durante a passagem de swells fortes de Sul (S) e Sudoeste (SW) as condições tendem a ficar boas umas vez que o vento Sudoeste (SW) chega como terral e há uma ligeira proteção promovida pelas ilhas das Cabras, dos Pargos dentre outras. Nessas condições e na maré baixa as ondas ficam tubulares o que faz a alegria da galera de nível intermediário e avançado. Localmente os melhores picos são o meio da praia e no dia a dia boas ondas surfáveis ocorrem no Pontal do Peró, trecho norte da praia.

Praia do Peró, Cabo Frio (RJ).Sebastian Rojas
Praia do Peró, Cabo Frio (RJ).

Praia Grande, Arraial do Cabo – É a extremidade leste de uma praia bem mais longa que inicia em Saquarema e chega em Arraial do Cabo. Com areias brancas e águas bem transparentes a Praia Grande nos meses de outono e inverno costuma receber fortes ondulações de Sul (S) e Sudoeste (SW) que, com o vento Nordeste (NE) típico da região que sopra de terral, forma condições perfeitas para os surfistas intermediários, avançados e profissionais. Nessas condições a água é bem fria e pode ser super gelada (chegando a 17ºC) se o vento Nordeste (NE) soprar forte por longos dias. Sem as ondulações de Sul (S) e Sudoeste (SW), as ondas são pequenas e podem ser boas para os iniciantes.

Praia Grande, Arraial do Cabo (RJ).

Monte Alto, Arraial do Cabo – Também faz parte deste longo arco praial de areias brancas e águas transparentes e frias, entre Saquarema e Arraial do Cabo, e aqui quebram possivelmente as maiores ondas do litoral fluminense. As condições são boas quando a ondulação é de Sul (S), Sudeste (SE) ou Sudoeste (SW) e se o vento não for maral. Com vento terral vindo de Nordeste (NE) as condições são boas, rolam bons tubos e o mar é adequado apenas para surfistas intermediários e avançados. Quando as ondas estão grandes o surfe é apenas para os profissionais e, às vezes, impraticável.

Monte Alto, Arraial do Cabo (RJ).

Geribá, Búzios – tem as melhores ondas desse charmoso balneário. A praia recebe bem ondulações de Leste (E) que são normalmente menores ocorrendo nos períodos de primavera e verão e favorecem surfistas iniciantes e intermediários sobretudo no meio da praia. As ondulações mais fortes se alinham melhor quando chegam de Sudeste (SE) sem o vento maral. Daí o mar pode ficar clássico. A água é normalmente fria e o canto esquerdo é mais apropriado para os iniciantes e o meio da praia para os mais experientes.

Praia de Geribá (RJ).Pedro Monteiro
Praia de Geribá (RJ).

Itaúna, Saquarema – Há anos palco dos principais eventos de surfe de nível internacional e por isso é também conhecida como o Maracanã do surfe. A bancada de areia branca suporta ondulações fortes das direções Sul (S), Sudeste (SE) e Sudoeste (SW) e, com o vento terral de Nordeste (NE) as condições ficam perfeitas tanto no Point de Itaúna, onde quebram ondas fortes e perfeitas pra direita e pra esquerda sobretudo com ondas de Sul (S) e Sudeste (SE), quanto no canto direito da praia denominado Barrinha, onde estruturas rochosas possibilitam a ocorrência de uma direita grande e tubular. A água no geral é fria, as ondas são potentes e no geral recomendada para surfistas intermediários, avançados e profissionais.

Praia de Itaúna, Saquarema (RJ).

Praia da Vila, Saquarema – Outro beach break muito frequentado pelos locais de Saquarema é a Praia da Vila, onde quebram boas ondas durante os swells do dia a dia que chegam de Sul (S) e refratados Leste (E). A onda se forma junto à Ponta de Saquarema, um costão rochoso liso no canto esquerdo da praia, a partir do qual as esquerdas potentes e tubulares quebram com bastante energia. No geral é apropriada pros surfistas intermediários e avançados.

Praia da Vila, Saquarema (RJ).

Praia de Costa Azul, Rio das Ostras – um beach break onde as condições são de fracas à regulares na maior parte do ano uma vez que a praia é ingreme e as ondas quebram bem junto à areia, mas faz a alegria da galera bodyboard local. Pode ganhar um tamanho com ondulações de Sul (S) e Sudeste (SE) e promover bons momentos para a galera do surfe também, sobretudo nos meses de outono e inverno.

Praia de Costa Azul, Rio das Ostras (RJ).Ricardo Altoé
Praia de Costa Azul, Rio das Ostras (RJ).

Praia do Pecado, Macaé – essa praia tem areias amarelas e águas claras, é voltada para a direção Sudeste (SE) e recebe bem as ondulações padrão de Leste (E) gerando condições de razoáveis a boas para todos os níveis de surfe. Quando o vento maral fica forte as condições são fracas. O melhor swell é o de Sudeste (SE) combinado com ventos fracos ou terral que sopra de Oeste (W) e Noroeste (NW) pelas manhãs. Ondas de Sul (S) também podem gerar boas condições. São dois picos principais, o meio da praia que é um beachbreak com bancos de areia móveis e a Laje, um poinbreak com direitas que sempre abrem e na maré vazante e baixa se conectam ao inside tornando o surfe bom quase o ano todo.

Praia do Pecado, Macaé (RJ).Arquivo pessoal
Praia do Pecado, Macaé (RJ).

Barra do Furado, Quissamã – Bem conhecida e explorada pelos surfistas do norte fluminense a localidade de Barra do Furado tem ondas que se beneficiam de estruturas rochosas construídas pelo homem para fixar o canal que conecta uma lagoa ao mar. A água aqui é escura e as areias grossas e amareladas. Recebe bem as ondulações mais fortes de Sul (S), Sudeste (SE) e Sudoeste (SW) e, sob influência do vento terral que chega de Norte (N) e Noroeste (NW) pela manhã, forma direitas longas e com paredes lisas que chegam a 1,5-2,0m. Sob condições de ondas de Leste (E) as condições tendem a ser mais fracas e a porção interna do canal pode ser uma opção para os iniciantes.

Barra do Furado, Quissamã (RJ).

Praia do Açu, São João da Barra – Esse pico começou a se estabelecer como uma ótima opção para os surfistas da região nos últimos 10 anos a partir do momento em que as estruturas de um super porto foram construídas. A onda fica protegida do vento persistente de Nordeste (NE) e a extensa bancada de areia forma boas esquerdas no canto junto às pedras e para os dois lados mais para o meio da praia. A água é geralmente escura e as melhores ondulações chegam de Leste (E) e Sudeste (SE) com condições ideais se o vento estiver fraco. A praia é remota e não monitorada por isso mais recomendada para surfistas de nível intermediário e avançado.

Praia do Açu, São João da Barra (RJ).Gustavo Viana
Praia do Açu, São João da Barra (RJ).