
A terceira edição do Quiksilver Festival começa neste sábado (20) em Hossegor, França. Criado pelo francês Jeremy Flores, ex-top da WSL, o festival busca fugir das competições tradicionais, mesclando esporte, arte e música em uma celebração da cultura do surfe.
A organização convidou 34 surfistas para a edição de 2025, com uma mistura equilibrada de surfistas experientes e novatos, selecionados com base em suas experiências em ondas fortes. Segundo o festival, essa época do ano a região recebe ondulações potentes e saber surfar nas condições tubulares conta muito.
Sem brasileiros na lista, o festival anunciou oficialmente o nome dos atletas que competem em Hossegor: Jeremy Flores, Kelly Slater, Adrian Buchan, Matt Wilkinson, Dusty Payne, Jackson Dorian, Jai Glidenman, Mikey Wright, Lungi Slabb, Hugie Vauhan, Joan Duru, Marc Lacomare, Kai Lenny, Zeke Lau, Clay Marzo, Noah Beschen, Eithan Osborne, Conner Coffin, Michel Bourez, Coco Ho, Vahine Fierro, Milla Coco Brown, Maud Le Car, Luis Perloiro, Zoe McDougall, Marco Mignot, Alan Cleland, Griffin Colapinto, Kanoa Igarashi, Leo Fioravanti, Aelan Vaast, Kohai Fierro, Kyllian Guerin e Sam Piter.
Em contato com o Quiksilver Festival para saber os motivos da ausência de representantes do Brasil, a organização informou que Lucas “Chumbo” e Pedro Scooby foram convidados. A assessoria de Chumbo confirmou o convite, informando, porém, que ele não competirá na França devido a incompatibilidade na agenda. A equipe de Scooby, até o fechamento da matéria, não deu retorno à reportagem.
Participação brasileira
Nas duas edições anteriores, apenas dois surfistas brasileiros competiram em Hossegor: Adriano de Souza, em 2023, e Lucas Chumbo, em 2024.
Os surfistas foram divididos em duplas e competiram em uma variedade de baterias, com disputas de tubos e manobras. Adriano de Souza formou dupla com o campeão mundial de 2001, CJ Hobgood, enquanto Lucas Chumbo competiu ao lado de Kai Lenny.
Adriano de Souza ficou na sexta colocação em 2023, e Chumbo terminou na sétima em 2024. Os campeões anteriores foram Michel Bourez e Jeremy Flores (em 2023), e Marc Lacomare e Joan Duru (em 2024).

Com um período de espera de dez dias, o evento precisa de apenas quatro dias para ser completado. O diretor de competições, Miky Picon, seleciona os melhores dias do período para dar o sinal verde e realizar o evento.