Portugal

Tempestade Gabrielle liga alerta

Depois de passar pelo arquipélago dos Açores com força de furacão, ciclone Gabrielle chega ao continente de Portugal como depressão pós-tropical e pode gerar ondas de até 11 metros.

0
Tempestade Gabrielle gera ondas grandes em Portugal.

Portugal está em alerta devido ao ciclone Gabrielle. Após passar pelo arquipélago dos Açores na madrugada de sexta-feira (26) com força de furacão de nível 1, com ventos de até 123 quilômetros por hora, a tempestade passou a ser uma depressão pós-tropical e chegou ao continente com chuva e ventos fortes, além de ondas grandes que podem chegar aos 11 metros na madrugada de domingo (28).

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou cinco distritos sob aviso laranja (risco moderado a elevado), que é o segundo mais grave numa escala de três. Lisboa, Setúbal, Faro, Leiria e Beja estão em alerta. O aviso é válido para o domingo (28) entre 3h e 9h da manhã. Entre 9h e 12h o alerta será o amarelo (risco reduzido).

Segundo o experiente surfista português Nic Von Rupp, Lisboa vai bombar, mas o mesmo não deve acontecer em Nazaré. “Nazaré não gosta da direção de Oeste”, disse ele nas redes sociais. “Estou muito ansioso. Não posso esperar para aproveitar isso ao máximo”.