Phil Rajzman

Tudo ou nada em Malibu

Phil Rajzman se prepara para decisão do Mundial de Longboard em Malibu, Califórnia (EUA).

0
Phil Rajzman treina para etapa decisiva do Mundial de Longboard.Ju Martins
Phil Rajzman treina para etapa decisiva do Mundial de Longboard.

Após não conseguir participar do Surf Ranch Classic, o bicampeão mundial Phil Rajzman se prepara para competir na segunda etapa do Mundial de Longboard, o Malibu Classic. “Sou movido a desafios, pois é quando consigo desenvolver melhor meu surfe”, diz o atleta.

Essa será a prova conclusiva do Circuito Mundial de Longboard 2021. Com boa ondulação prevista nos gráficos, a competição pode acontecer já nas próximas segunda e terça-feira (11 e 12).

“Parece que o único swell que está chegando realmente em condição boa para Malibu é nesses últimos dias de janela de espera (3 a 13/10). As ondas estão muito pequenas por enquanto. Não estou tendo oportunidade de treinar na onda exata em que a competição vai acontecer”, conta Rajzman, que tem treinado desde que chegou na Califórnia (EUA).

Pela falta de ondulação, Phil tem treinado diariamente em San Onofre e Pacific Beach, onde as ondas entram com um pouco mais de força e têm mais condição de surfe. Além dos treinos dentro d’água, Phil está mantendo o preparo físico com seu treinador via internet.  “Busco ficar o mais focado possível, ocupando minha mente o tempo todo com questões de saúde, equilíbrio e treinamento”.

Como não participou também da etapa na Austrália, em 2020, que contará para esse ranking, devido ao nascimento de sua filha Coral, Phil está indo para o tudo ou nada neste evento em Malibu.

Etapa decisiva 

Lideram o ranking do Mundial os vencedores do Surf Ranch Classic, a havaiana Honolua Blomfield e o francês Edouard Delpero. Duas vezes campeão mundial (1998 e 2004) e atual nº 3 do ranking, Joel Tudor (EUA), também está no páreo. Ao todo são 36 participantes nas etapas da Califórnia, disputadas por 18 homens e 18 mulheres, selecionados pelos rankings de 2019 e 2020. A competição reúne os melhores surfistas de pranchão do mundo.

O Malibu Classic terá seis rodadas em cada categoria para definir os campeões, em um formato igual ao das etapas do Mundial no mar. Os 18 participantes são divididos em seis baterias de três surfistas na primeira fase. Os dois primeiros colocados em cada, avançam direto para a terceira fase, mas os que ficarem em último terão uma segunda chance de classificação nas duas baterias da repescagem.

Novamente, os dois primeiros colocados avançam, mas quem ficar por último nas baterias dessa segunda rodada será eliminado em 17º lugar. Na terceira fase, os duelos serão homem a homem, ou mulher a mulher, com os vencedores passando para as quartas de final, depois semifinais até a grande final.

Após essa etapa, os atletas que ficarem entre os 10 melhores em cada categoria, estarão classificados para o WSL Longboard Tour de 2022. Os que ficarem fora deste grupo, terão que conseguir vagas nos eventos regionais.