Olimpíadas 2024

Filipe Toledo confirmado

Após etapa do CT em J-Bay, Filipe Toledo, Griffin Colapinto, Ethan Ewing e Leonardo Fioravanti garantem vagas nos Jogos Olímpicos de Paris 2024.

0
Com excelente resultado em J-Bay, Filipe Toledo garante vaga em Paris 2024.

A International Surfing Association (ISA) confirmou na quinta-feira (20) os nomes dos quatro primeiros homens classificados para os Jogos Olímpicos de Paris 2024 pelo World Surf League Championship Tour (WSL CT) após a conclusão da etapa de J-Bay na África do Sul. O ranking do CT concede 10 vagas para os melhores homens e oito para as melhores mulheres a Paris 2024, com um limite de dois surfistas por gênero e por nação.

O atual campeão da WSL Filipe Toledo (BRA), Griffin Colapinto (EUA) e Ethan Ewing (AUS) se classificaram para seus primeiros Jogos Olímpicos, enquanto Leonardo Fioravanti disputará pela segunda vez com a equipe da Itália.

Segundo a ISA, era justo que Toledo se tornasse o primeiro brasileiro a garantir uma vaga em Paris 2024. O atleta de 28 anos perdeu por pouco a classificação para Tóquio 2020 depois de ficar em terceiro lugar no ranking do CT em 2019, logo atrás de Italo Ferreira e Gabriel Medina.

Mais dois eventos permanecem no calendário do CT para determinar as vagas restantes de 6 homens e 4 mulheres disponíveis. Apropriadamente, muitos serão reivindicados no local de surfe olímpico de Teahupo’o durante o evento final da temporada principal do CT, o Tahiti Pro em agosto. É possível que também haja vagas no evento de coroação do Campeão Mundial, o WSL Finals, em setembro na Califórnia.

Atualmente, as vagas mais concorridas são procuradas por mulheres australianas e americanas e homens brasileiros.

A oito vezes campeã da WSL, Stephanie Gilmore, que disputou os jogos de Tóquio 2020, quer alcançar Molly Picklum e a bicampeã da WSL Tyler Wright na batalha pelas duas vagas disponíveis para australianas. Medalhista de ouro em Tóquio, Carissa Moore “briga” com Caroline Marks e a novata sensação Caitlin Simmers para a garantir suas posições na equipe dos EUA, assim como a competidora Lakey Peterson.

Jeffreys Bay surpreendeu Italo Ferreira, que caiu cedo devido a uma lesão, deixando-o com uma chance muito pequena de defender sua medalha de ouro olímpica em Paris 2024. Enquanto isso, a única vaga disponível para os homens brasileiros será muito disputada. João Chianca e Yago Dora estão atualmente entre os 5 primeiros, mas o tricampeão da WSL e atleta olímpico de Tóquio 2020, Gabriel Medina, está atrás.

Todas as vagas são provisórias até um anúncio final após o encerramento dos Jogos Mundiais da ISA de 2024. Todos os lugares de qualificação estão sujeitos a nomeação dos Comitês Olímpicos Nacionais (NOC) e cada surfista atende aos requisitos de elegibilidade olímpica da ISA.

“É incrível ver as vagas de Paris 2024 sendo preenchidos com atletas olímpicos que retornam e novos rostos. Os próximos meses, sem dúvida, proporcionarão momentos emocionantes à medida que mais sonhos olímpicos forem realizados”, diz o presidente da ISA, Fernando Aguerre.

“Parabéns a cada um dos incríveis atletas que conquistaram sua qualificação até agora. Mal posso esperar para ver quem mais se juntará a eles e fará história no ano que vem no Taiti. No ISA, também esperamos a oportunidade final de qualificação olímpica, a ser realizada em fevereiro de 2024 no ISA World Surfing Games, em Porto Rico”, completa.

Surfistas classificados a Paris 2024

Homens

Via WSL CT

Ethan Ewing (EUA)
Filipe Toledo (BRA)
Griffin Colapinto (EUA)
Leonardo Fioravanti (ITA)

Qualificados através dos Jogos Mundiais da ISA de 2023

Billy Stairmand (NZL)
Jordy Smith (AFS)
Kanoa Igarashi (JAP)
Kauli Vaast (FRA)

Mulheres

Via WSL CT

Brisa Hennessy (CRC)
Johanne Defay (FRA)
Tatiana Weston Webb (BRA)
Teresa Bonvalot (POR)

Qualificados através dos Jogos Mundiais de Surf da ISA de 2023

Safi Vette (NZL)
Sara Baum (AFS)
Shino Matsuda (JAP)
Vahine Fierro (FRA)