Mundial de Surfe Adaptado

Confirmado na Califórnia

Campeonato Mundial de Surfe Adaptado acontece entre 4 e 11 de dezembro em Pismo Beach, Califórnia (EUA).

0
Jose Martinez conquistou medalha de ouro de 2021.ISA / Sean Evans
Jose Martinez conquistou medalha de ouro de 2021.

Após a bem-sucedida prova realizada em 2021, em Pismo Beach, Califórnia (EUA), a ISA confirmou a renovação da parceria com a cidade para a realização do Mundial de Surfe Adaptado 2022, o World Para Surfing Championship, na mesma localidade do ano anterior.

A competição está prevista para acontecer entre os dias 4 e 11 de dezembro de 2022, com parceria renovada com a prefeitura de Pismo Beach e a AmpSurf, por meio da qual a ISA pretende fortalecer sua campanha para que o surfe adaptado, ou parasurfe, seja incluído nos Jogos Paralímpicos de 2028 em Los Angeles (EUA).

Como órgão regulador dos Jogos Paralímpicos, o Comitê Paralímpico Internacional (IPC) está atualmente avaliando os esportes para o Programa Paralímpico LA28. A ISA é reconhecida pelo IPC como a Federação Internacional de parasurfe e, como tal, submeterá o esporte à consideração do IPC.

Sendo assim, o Mundial de Surfe Adaptado em Pismo Beach terá um papel fundamental nesta estratégia paralímpica da ISA.

134 atletas de 24 países participaram da edição de 2021 do evento em Pismo. O Brasil, considerado uma potência também no surfe adaptado, conquistou quatro medalhas de ouro, três de prata e uma de bronze.

Segundo a entidade, ano passado, o envolvimento das mulheres na competição foi o maior entre todas as edições do Mundial. Espera-se que no Mundial de Surfe Adaptado 2022 essa participação seja ainda maior.