Apocalypse Now

Mar em chamas

Icônico filme Apocalypse Now exibe cenas de surfe como refúgio da brutalidade da guerra do Vietnã.

0

O clássico filme de guerra Apocalypse Now, lançado em 1979, esconde mais do que se imagina. Entre explosões e tiroteios, o surfe se faz presente em diversas cenas, revelando segredos e histórias que até hoje intrigam os fãs.

Em meio à guerra do Vietnã, o tenente-coronel Bill Kilgore (Robert Duvall) encontra no surfe um escape da brutalidade do conflito. As cenas de surfe, filmadas na praia de Baler, Filipinas, contrastam com a violência da guerra, criando um momento de paz e beleza inesperada.

“Se eu disser que é seguro surfar nesta praia, capitão, é seguro surfar nesta praia. Não tenho medo de surfar neste lugar”, diz Bill Kilgore no filme.

Um dos destaques das cenas de surfe é o personagem Lance B. Johnson, interpretado por um surfista profissional da Califórnia. Sua presença no filme levanta questões sobre a origem das pranchas usadas e a real identidade do surfista.

Cena surreal de Apocalypse Now exibe o surfe sob ataque aéreo.

Até hoje, a origem das duas pranchas utilizadas no filme permanece um mistério. Uma delas, um modelo do shaper Reynolds Yater, foi leiloada há alguns anos, enquanto a outra permanece sob posse do diretor Francis Ford Coppola.

Em 2011, o lançamento de Apocalypse Now Redux apresentou cenas adicionais de surfe, incluindo a sequência em Charlie’s Point. Essa cena oferece mais detalhes sobre a paixão de Kilgore pelo esporte e sua filosofia de vida.

Apocalypse Now continua a ser um filme aclamado pela crítica e público, e suas cenas de surfe representam um elemento único e intrigante dentro da narrativa. A combinação de guerra, esporte e mistério torna esse filme ainda mais fascinante e inesquecível.

Assista mais vídeos no canal de Tony Hemphill.

Fonte Surfer Today

Veja mais

A explosão do surfe na guerra

Herança cinematográfica