Fé Salgada

Mar e poesia em Ubatuba

Curta "Fé Salgada" retrata amor dos atletas de Ubatuba (SP) pelo oceano, com estreia neste domingo (20).

0

Domingo (20) celebra-se o Dia Mundial do Surfe e estreia aqui o curta “Fé Salgada”, um documentário com linguagem poética, filmado em Ubatuba (SP), com feras do surfe do Litoral Norte.

Suelen Naraisa, Renato Galvão e Wesley Leite fazem parte do elenco, fora algumas outras figuras icônicas da região. Os atletas revelam suas relações de intimidade e amor com o oceano.

“Mais do que um filme sobre o esporte, este é um filme sobre a saudade do mar, que acomete muitos de nós neste momento”, definem as diretoras Bia Pinho e Victoria Zolli.

Confira abaixo alguns frames e mais informações sobre o filme.

Carta de amor ao mar

O curta “Fé Salgada” é uma carta de amor ao mar, que mistura recortes documentais com cenas ficcionais, live action com ilustração e muitas pranchas.

“Fé” surge da saudade do mar em meio a pandemia, mas acima de tudo, da necessidade de conexão com a natureza. Fala com quem aprecia o surfe, mas também com todos os que reconhecem a grandeza do oceano.

“O curta deixa sua marca quando exalta a raiz do esporte, mas também o aborda como fé e arte”, explica Bia Pinho, uma das diretoras, que é surfista amadora, assim como suas parceiras atrás das câmeras, Victoria Zolli e Giulia Perrone, diretora criativa do projeto.

Com o Litoral Norte de São Paulo como cenário e um manifesto-oração de Bia como fio condutor, “Fé Salgada” fala de um sentimento tão romântico quanto real. Berço do surfe competitivo no Brasil e, até hoje, uma das principais rotas de seus praticantes, Ubatuba é uma espécie de meca das ondas.

“Produzir e filmar em casa sempre foi um desejo profundo. O documentário conecta pedaços e sentimentos meus que eu jamais imaginei. Ubatuba é minha terra natal; contar histórias é o meu ofício; e o surfe, inexplicavelmente, é a conexão entre esses dois grandes amores”, explica Victoria, a ubatubense do time.

“Fé Salgada” é um lançamento da Ultra Violeta, selo artístico e multi-formato da produtora Violeta, dos sócios Mario Peixoto, Carlos Guedes (Cebola), Gilberto Pires (Gibinha) e Roberta Reigado. O núcleo é voltado para a produção de conteúdo digital, branded content, brand experience e crossmedia.