Mundial de Longboard

Phil Rajzman quer o tri

Phil Rajzman busca tricampeonato mundial de longboard nas etapas do Surf Ranch e Malibu, Califórnia (EUA).

0
Phil Rajzman é bicampeão mundial de longboard.@swellnobrega
Phil Rajzman é bicampeão mundial de longboard.

Phil Rajzman se prepara para disputar dois eventos da World Surf League (WSL), que definirão o título mundial de Longboard em 2021, na Califórnia (EUA): o Surf Ranch Classic, no dia 29 de setembro, em Surf Ranch (Lemoore); e o Malibu Classic, entre 3 e 13 de outubro, em Malibu Beach.

Rajzman é bicampeão mundial de longboard (2007 e 2016), e também empresário do ramo de pranchas. “Vou chegar um pouco antes para dar tempo de treinar. Cada atleta tem o direito de surfar seis ondas na piscina antes da competição, quando poderei sentir melhor o equipamento. Estou fazendo pranchas bem específicas para as ondas da Califórnia, com bastante velocidade e foco sempre no surfe clássico, que está sendo valorizado no critério de julgamento no circuito mundial”, afirma o atleta.

A primeira competição do mundial de longboard da temporada será o Surf Ranch Classic, nas ondas artificiais do Surf Ranch. “Com relação a essa etapa na piscina, sabemos que a água doce tem uma flutuação um pouco menor em relação água salgada, porém as ondas têm bastante força e pressão, o que de certa forma deve anular a questão da pouca flutuação”, conta o experiente surfista. “Tanto as ondas da piscina desenvolvida por Kelly Slater como as de Malibu são rápidas, te empurram para frente. Se você fizer manobras que não sejam para frente acaba perdendo a onda”, explica Rajzman.

Quatro dias depois, a disputa será no Malibu Classic. “Malibu é uma onda que já conheço bastante, morei há uma hora e pouco de distância, já surfei, competi e ganhei eventos. Uma onda que me sinto à vontade, em casa. A ideia é dar meu melhor e trazer o título mundial ao Brasil”, afirma o carioca.

Devido à pandemia, a temporada de 2020 foi cancelada logo após a etapa de Noosa Longboard Open, disputada na Austrália. Assim, os pontos destes dois eventos na Califórnia serão somados aos da etapa australiana do ano passado para definir os campeões mundiais de 2021. “Eu não pude participar dessa competição da Austrália porque minha filha nasceu, então já usei essa etapa de descarte. Estou indo para o tudo ou nada nestes eventos nos EUA. Particularmente, gosto bastante de grandes desafios, pois é quando consigo desenvolver melhor meu surfe”, destaca o bicampeão mundial.

Ao todo serão 36 participantes nas etapas da Califórnia, disputadas por 18 homens e 18 mulheres, selecionados pelos rankings de 2019 e 2020. Entre os que concorrem com Phil Rajzman estão o vice-campeão de 2019, Rodrigo Sphaier, e Augusto Olinto, que conseguiu o melhor resultado na Austrália, 7º lugar.

A competição – No Surf Ranch Classic, o formato da competição será igual ao utilizado nas etapas do CT da WSL no rancho. Cada um dos 18 homens e 18 mulheres surfarão duas esquerdas e duas direitas. A maior nota da esquerda será somada à maior da direita e os oito que conseguirem as maiores pontuações, avançarão para as semifinais. Aí começa tudo do zero e os classificados voltam a surfar duas esquerdas e duas direitas, computando a maior nota de frontside e de backside. Quem atingir as duas maiores pontuações, decidirá o título na grande final.

No Malibu Classic serão seis rodadas em cada categoria para definir os campeões, em um formato igual ao das etapas do Championship Tour no mar. Os 18 participantes são divididos em seis baterias de três surfistas na primeira fase. Os dois primeiros colocados em cada, avançam direto para a terceira fase, mas os que ficarem em último terão uma segunda chance de classificação nas duas baterias da repescagem. Novamente, os dois primeiros colocados avançam, mas quem ficar em último nas baterias dessa segunda rodada será eliminado em 17º lugar. Na terceira fase, os duelos serão homem a homem, ou mulher a mulher, com os vencedores passando para as quartas de final, depois semifinais até a grande final.

Após estas duas etapas na Califórnia, os atletas que ficarem entre os 10 melhores em cada categoria, estarão classificados para o Longboard Tour de 2022. Os que ficarem fora deste grupo, terão que conseguir vagas nos eventos promovidos pelos escritórios regionais.

Tanto o Surf Ranch Classic como o Malibu Classic serão transmitidos ao vivo no site e pelo aplicativo grátis da WSL.