Phil Rajzman

Visto embaça a viagem

Atleta brasileiro da elite do longboard mundial, Phil Rajzman vive drama às vésperas do embarque para o Campeonato Mundial.

0
Phil Rajzman corre risco de não viajar ao mundial por conta de problemas com o visto para entrar nos Estados Unidos.

Com passagem marcada para segunda-feira (27/09) à noite para Los Angeles, Califórnia (EUA), o bicampeão mundial Phil Rajzman corre o risco de não embarcar para o Campeonato Mundial de Longboard.

Seu passaporte está retido no Consulado dos Estados Unidos e foi avisado, agora, que somente liberará o visto mediante a uma entrevista agendada para 5 de outubro, sendo que o Cuervo Surf Ranch Classic, acontece na próxima quarta-feira, 29, em Surf Ranch (Lemoore) e o Jeep Malibu Classic, entre 3 e 13 de outubro, em Malibu.

Ambos os eventos da World Surf League (WSL) definirão o título mundial da temporada.

Bicampeão mundial de longboard, com títulos em 2007 e 2016, o carioca vai brigar pelo tricampeonato e está desde julho, antes mesmo dos dois eventos serem confirmados, atrás do visto.

O problema também é decorrente da pandemia que fez o consultado americano suspender a concessão de visto e dificultou que o atleta marcasse com mais antecedência e de forma emergencial.

Rajzman acionou sua advogada nos Estados Unidos e conseguiu todas as autorizações. Está com cartas da WSL, do Comitê Olímpico Americano e Governo Americano indicando interesse nacional, entre outras documentações e autorizações possíveis mas foi avisado, na última sexta-feira (24/09), desta entrevista que o faria perder a primeira etapa e, possivelmente, a segunda também e o prejudicaria diretamente na briga pelo título.

“Infelizmente corro o risco de não poder representar o Brasil no campeonato e nem brigar pelo meu terceiro título. Obviamente entendo e respeito a atual crise sanitária devido à Covid-19, mas me sinto prejudicado, pois dediquei praticamente a vida toda para estar na elite do surfe mundial e, agora, posso ficar fora dos dois eventos. Mas ainda tenho fé e esperança de que eles aceitem meu apelo e adiantem essa entrevista”, explica Rajzman, que reside em Búzios (RJ).

Vale ressaltar que Rajzman foi o primeiro campeão mundial de surfe do Brasil, aos 25 anos, em 2007 na França, no “pranchão”, sete anos antes de Gabriel Medina conquistar o primeiro título mundial, na pranchinha. E depois, em 2016, foi bicampeão na China.

O atleta é um dos melhores longboarders do planeta que combina seu estilo com o surfe progressivo.

Sobre Phil Rajzman – Carioca, 39 anos, Phil é bicampeão mundial de longboard (2007 e 2016). O atleta da elite mundial tem o esporte em sua genética: é filho do medalhista olímpico de vôlei Bernard Rajzman, atual membro do membro do Comitê Olímpico Internacional (COI), e da ex-patinadora profissional Michelle Wollens.

Rajzman é também empresário, produz suas próprias pranchas, já teve um programa de TV, participou de filmes e comanda projetos sociais no Rio de Janeiro. Tudo o que produz está relacionado ao esporte, bem-estar e ao lifestyle que o surfe proporciona.

Rajzman protagonizou o filme Surf Adventures I e II (2002 / 2008), apresentou o programa 9 Pés, no Canal Off (2014 a 2017); e idealizou e coordena, com sua esposa Julli, o Projeto Respirar, que oferece aulas de surfe, entre outras atividades, para crianças de baixa renda das comunidades do Rio de Janeiro.

Também é padrinho do projeto Surf no Alemão, idealizado pelo surfista Wellington Cardoso, que transforma a realidade de dezenas de meninos e meninas desde 2011.

Rajzman começou a pegar onda aos 3 anos de idade. Desde cedo foi reconhecido como uma das maiores promessas do surfe do país, tanto que, aos 13, conquistou seu primeiro pódio entre veteranos: 3º lugar no Circuito Nacional, categoria Iniciante.

Aos 15 anos já era figura conhecida no mundo do surfe, impressionando com grandes performances em ondas gigantes no Havaí. Em seguida, começou a colecionar títulos. Atualmente mora em Búzios (RJ) e busca o tricampeonato mundial.

Assista vídeos do bicampeão mundial no canal Phil Good.