Lista

Dezesseis ondas classe A

Confira uma lista com 16 das melhores ondas do mundo catalogadas pelo lendário fotógrafo australiano Ryan "Chachi" Craig.

0

O site da tradicional revista Surfer publicou uma lista com 16 ondas escolhidas pelo fotógrafo Ryan “Chachi” Craig, que de acordo com a revista, “dedicou seu trabalho da vida para perseguir e capturar algumas das mais sonhadas ondas do mundo”.

A lista vai da Austrália à África do Sul, passando por picos como Bali, Bocas de Toro, entre outros que povoam o imaginário de qualquer surfista que se preze.

Não há nenhuma onda brasileira em sua lista, mas algumas delas, a exemplo de Bocas, estão bem perto do Brasil.

Separamos algumas ondas escolhidas pelo fotógrafo tendo como método as que estão mais próximas de nossos sonhos aqui no BR.

México

México por Ryan “Chachi” Craig.Ryan
México por Ryan “Chachi” Craig.

“Dependendo da areia e do tamanho do swell, há possibilidades infinitas de pegar ondas perfeitas no México”, diz Craig. “Com um grande swell a caminho, um grupo de nós foi para lá ver o que poderíamos encontrar. A primeira manhã do swell estava enorme e chegamos bem antes mesmo do sol começar a brilhar. Nas horas quentes da manhã, com os insetos rodeando, subi um pouco pela península para explorar novos ângulos por algumas horas. Havia muitas direitas pesadas de bancada de areia que estavam sendo surfadas há dez anos, mas não tenho certeza se esse mesmo cenário se repetiria nos dias de hoje.”

Costa Rica

Costa Rica é um destino sempre procurado por brasileiros.Ryan
Costa Rica é um destino sempre procurado por brasileiros.

“O lado caribenho da Costa Rica está repleto de bancadas rasas que requerem previsões grandes e marés específicas para realmente funcionar”, diz Craig. “Há muitos anos, fiz uma viagem com a Volcom e tive a oportunidade de ser guiado por Carlos Munoz, uma das melhores pessoas para andar pelo país. Essa onda estava definitivamente mostrando sua força, mas os caras se arriscaram e valeu muito a pena.”

Porto Rico

Porto Rico é um dos locais preferidos de Kelly Slater.Ryan
Porto Rico é um dos locais preferidos de Kelly Slater.

“Em um swell diminuindo neste dia em Porto Rico, tentamos aproveitar ao máximo o dia levantando cedo e verificando alguns pontos ao redor da ilha”, diz Craig. “Essa onda pode quebrar extremamente perto da plataforma de rochas, especialmente quando fica menor, mas a forma e a iluminação estavam perfeitas. Acredito que tivemos uma janela de três horas antes que o swell praticamente desaparecesse.”

Bocas del Toro, Panamá

Bocas del Toro é uma rasa bancada difícil até para os mais experientes.Ryan
Bocas del Toro é uma rasa bancada difícil até para os mais experientes.

“Quando os swells ficam grandes, esse recife ganha vida”, diz Craig sobre Bocas del Toro. “E há uma boa chance de você surfar com apenas algumas outras almas por perto. Muitas outras ondas mais acessíveis também estão próximas, então você pode escolher o que for melhor para o seu nível de habilidade ao visitar o Panamá.”

A lista ainda conta com picos como Taiti, Irlanda, Nias.