Hang Loose Surf Attack

Kaylane de Souza comenta etapa

Longboarder Kaylane de Souza será a primeira mulher comentarista do Hang Loose Surf Attack na Praia do Tombo, Guarujá (SP).

0
Kaylane Souza será a primeira comentarista mulher do Hang Loose Surf Attack.Antônio Pepe
Kaylane Souza será a primeira comentarista mulher do Hang Loose Surf Attack.

A Federação de Surf do Estado de São Paulo (SPSurf) dá voz, pela primeira vez, na história do Estadual de Categorias de Base, para uma mulher ser comentarista de surfe. Kaylane de Souza, líder do ranking feminino estadual de Clubes no Longboard, fará parte da equipe de narradores do Hang Loose Surf Attack 2021, ao lado de Michael Cardoso, Allan Cesar, Edinho Leite e do lendário Taiu Bueno. A decisão dos títulos estaduais acontece na Praia do Tombo, em Guarujá (SP), entre os dias 2 e 5 de dezembro.

A representatividade de Kaylane mostra a inclusão de uma comentarista mulher, que fala a linguagem do surfe de forma inteligente, clara, e com propriedade. Ela é surfista, competidora e terá sua estreia no mais tradicional campeonato do Brasil, que já revelou nomes como o de Gabriel Medina, Adriano de Souza e Filipe Toledo, na transmissão ao vivo da segunda e decisiva etapa do Hang Loose Surf Attack.

“Este é um grande momento para mim. Estar ao lado de homens e lendas vivas do surfe no Brasil, que trazem consigo muita experiência nesse ramo. Será um grande momento de troca e uma grande chance de poder partilhar comentários inéditos nesse circuito com eles. É a voz feminina para enaltecer o evento. Muita satisfação! Estou realmente feliz com esse marco”, ressalta Kaylane. “Sei que esse é apenas o começo, mas tenho certeza que a representação feminina vai enriquecer o evento. A SPSurf está de parabéns, ela está sendo visionária”.

A surfista e, agora, comentarista, já teve experiência com apresentações em público em espetáculos teatrais, festivais escolares e foi contemplada com um edital falando sobre a cultura do surfe feminino. “Já narrei alguns festivais culturais e fui mestre de cerimônia, mas como comentarista será a minha grande estreia. Sou motivada pelo público que adota sempre quem sabe lidar com ele”, revela. Kaylane é formada em artes cênicas, tem cursos de oratória, e já se apresentou nos maiores centros culturais de Santos.

Kaylane Souza é atual campeã estadual de longboard.Marcelo Oliveira
Kaylane Souza é atual campeã estadual de longboard.

Detentora do título estadual de longboard, conquistado em 2020 na Praia de Camburi, a surfista está vivendo uma das suas melhores fases. “Estou vivendo um momento incrível como atual campeã da minha cidade (Santos) e do meu estado. Busco ainda trazer mais títulos e conquistas para a minha região e como comentarista quero deixar um legado e agregar muito para todos”, finaliza.

O Hang Loose Surf Attack é realizado pela Federação de Surf do Estado de São Paulo (SPSurf), conta com transmissão ao vivo, e terá nesta edição os comentários de Edinho Leite (comentarista da ESPN e do Série ao Fundo) e do ex-surfista Taiu Bueno (um dos melhores big riders do mundo). Pela primeira vez, a SPSurf abre a oportunidade para uma mulher fazer parte da equipe de comentaristas do circuito. A convidada será a santista Kaylani de Souza, atual campeã estadual no Longboard Feminino.

O circuito de 2021 contou apenas com duas etapas devido à pandemia do Covid-19. A primeira etapa aconteceu na Praia de Camburi, São Sebastião (SP). Os ubatubenses Didi Aguiar (Sub 18), Rayan Kainalo (Sub 16), Pedro Henrique (Sub 14) foram campeões de suas respectivas categorias masculinas, assim como o paranaense Anuar Chiah venceu a Sub 12. O prêmio de melhor aéreo também foi para Ubatuba, com Lucas Lisboa.

Na categoria feminina as vitoriosas foram Naire Marquez (Sub 18) de Ubatuba, Luara Mandelli (Sub 16) do Paraná, Aysha Ratto (Sub 14) do Rio de Janeiro e Carol Bastides (Sub 12) da Praia Grande. O prêmio de melhor onda feminina, foi para a praiagrandense Kemily Sampaio.

O Hang Loose Surf Attack 2021 tem o patrocínio da Mobyou Mobilidade Elétrica. Apoios Sim sucos, Remax, Água Cristal Litoral, Sun Tech Grip Sistem,  Special Boards, Manga Wax, Visual Boards, Keahana Blanks, Sal na Veia, Waves Now, + Brasil Supermercados, Delab Design, Hotel Cajueiro, Pousada Canto do Forte. Colaboração: Prefeitura Municipal do Guarujá, por meio da Secretaria de Esportes e Associação de Surf do Guarujá.