Dave Rastovich

Frankenfish, o novo velho conceito

Dave Rastovich reúne shapers e cria modelo de prancha a partir de conceitos de épocas distintas.

0

Dave Rastovich é conhecido por buscar constantemente novas direções em seu surfe, como o surfe de peito, pranchas assimétricas, biquilhas e monoquilhas inovando, mesmo quando o novo é o velho. Suas performances chamam atenção por mesclar surfe tradicional com inovações funcionais e radicais, cheias de estilo e fluidez.

Retratado como contraponto ao surfe profissional no filme “Blue Horizon”, de Jack Maccoy, que mostra Andy Irons como o modelo de surfista de competição, o surfista australiano criou um collab entre shapers com o objetivo principal de desenvolver uma prancha única, batizada de Frankenfish, devido aos recorte e tendências diferentes implementados em seu design. A prancha foi shapeada pelo experiente Gary McNeill e colocada à prova por Rastovich.

Print Post Nathan Oldfield as duas pranchas que inspiraram o novo modelo.Print Post Nathan Oldfield
Print Post Nathan Oldfield as duas pranchas que inspiraram o novo modelo.

O encontro foi chamado de “Finding The Fall Line” e tinha como propósito ser a antítese de tudo o que existe no mundo do surfe organizado, incluindo a WSL (World Surf League). O plano era convidar amigos, cada um trazendo uma prancha com conceitos diferentes.

Rasta buscou designs históricos como uma “John Peck Penetrator” e uma “Lopez Bolt”. O surfista australiano Justin Crawford trouxe algumas pranchas de seu pai, Tom Wegener, famoso shaper de pranchas de madeira, incluindo algumas MPs (Mike Peterson) e kneeboards. O grupo contou com a participação de vários shapers, como Dan Thomson, Neal Purchase jnr, Gary McNeill, Luke Daniels e Chris Brock.

Rastovich em ação.

“Foi um encontro apenas entre amigos”, diz Rasta. “Amigos e amigos de amigos apenas.”

Durante um fim de semana escolhido para o evento, o grupo se reuniu em um local específico, montou tudo pela manhã, surfou e registrou a ação em vídeo. À noite reuniram-se novamente para rever as filmagens e compartilhar momentos engraçados.

Embora não se tratasse de uma competição, algumas pranchas se destacaram como favoritas. De acordo com Rasta, uma delas foi a famosa Fireball Fish shapeada por Tommy Peterson e utilizada por Tom Curren durante uma viagem para a Indonésia em 1994  (conforme contamos na matéria Tom Curren visionário) e uma Dane Kealoha Model Town and Country biquilha.

Prancha Dane Kealoha.Prancha Dane Kealoha - montagem
Prancha Dane Kealoha.

Com as pranchas dispostas em sua sala de shape, Gary uniu conceitos de cada uma delas: o formato, a borda e a espessura da T&C, as curvas de fundo da Fireball – a transformando em uma twin fin ( a edição original tem três quilhas) para que se assemelhasse mais a uma fish do que a Fireball original.

No rocker (curva de fundo) Gary optou por usar suas próprias medidas, deixando de lado a curva de fundo mais acentuada da Fireball e o fundo mais reto da T&C.

Dane Kealoha fez história com suas biquilhasJSCallahan/Tropical Pix
Dane Kealoha fez história com suas biquilhas

“Foi o melhor dia de shape que tive em muito tempo”, diz Gary. “Há muito o que pensar quando se trabalha com pranchas como essas”, disse o shaper.  Rasta testou e aprovou:

“Eu surfei a Frankenfish outro dia em um das point breaks e ela funcionou muito bem, foi ótimo. Essa vai ser minha prancha principal a partir de agora”.

Dave Rastovich encaixado com a Frankenfish.Nathan Oldfield
Dave Rastovich encaixado com a Frankenfish.

Nota da redação Frankenfish é o nome dado por Rasta para o novo design, embora nada esteja decidido ainda. Amigos sugeriram DFF – abreviação de “Don’t Fucken Forget” – para que todos que surfarem uma prancha lembrem de que há várias pessoas envolvidas em seu processo de desenvolvimento. E mesmo que esse nome não pegue Gary define a board como: uma prancha com muitos pais.

Fonte Swell Net