Fico Kids and Kings

Campeões definidos na Joaca

Confira campeões da última etapa do circuito Fico Kids and Kings ASJ 2023 realizado na Praia da Joaquina, Florianópolis (SC).

0

A terceira etapa do Circuito Fico Kids and Kings ASJ 2023 aconteceu neste último final de semana (21 e 22 de outubro), e contou com ondas excelentes na Praia da Joaquina, Florianópolis (SC).

O evento reuniu atletas de todo o estado catarinense e do país na disputa dos últimos 1.000 pontos para o ranking da Associação de Surf da Joaquina (ASJ). A competição também valeu a classificação para os quatro melhores ranqueados das 12 categorias que disputam os títulos no ASJ Final’s Day, evento que acontece no dia 25 ou 26 de novembro.

Altas ondas

Novamente as condições do mar foram o destaque em uma etapa realizada pela ASJ. Ondas com excelente formação quebraram com 1,5 metro nas séries durante o sábado e premiaram os atletas em mais um final de semana inesquecível de competição na praia da Joaquina.

As ondas diminuíram um pouco no domingo com a entrada do vento terral que soprou em boa parte da manhã e início da tarde, mas mantiveram a perfeição e qualidade do dia anterior.

Homenagens e atrações

Nas etapas realizadas pela ASJ, as atrações não se restringem apenas à competição. Destaque para a alimentação oferecida pelo Mercado e Panificadora Correa para todos os atletas e staff, além de muita diversão para garotada na estrutura armada e homenagens a personalidades importantes para o surfe catarinense.

Os promotores de eventos de surfe que fizeram história em Floripa e em Santa Catarina foram os homenageados neste evento.

Cacau Menezes, Ricardinho Machado, Flávio Boabaid, Bira Schauffert, Frederico Leite, Maurio Borges e Cláudio Raposão receberam troféus de reconhecimento pelo trabalho realizado em prol do esporte nessas últimas quatro décadas.

Campeões da etapa definidos

Os primeiros campeões do final de semana foram coroados no sábado com as quatro finais do Surf Adaptado, categorias que são destaques nos circuitos realizados pela ASJ nos últimos anos.

Os campeões foram o local da Joaca Luciano Nem (Adaptado Performance), Thiago Albino(Adaptado Intelectual), Vitória Diehl (Adaptado Feminino) e Mariana Busnello (Deficiente Visual).

Oito categorias foram decididas no domingo. O primeiro campeão do dia foi Kaleb Henrique, que saiu da praia de Ulé no Espírito Santo para vencer a categoria Sub 10. Apesar da pouca idade, o garoto chegou a marcar uma das maiores notas do evento e chamou a atenção pelo surfe apresentado.

Na Sub 8 Mista todos os participantes entraram em uma bateria de apresentação e foram premiados com medalhas e camisas do evento. Na Feminino Sub 12 a vitória foi para a surfista de Itajaí (SC) Valentina Zanoni, que praticamente dominou as três etapas do circuito deste ano.

O cearense Phellipe Silva veio de longe e fez a festa na Joaca na categoria Sub 12 Masculino, conquistando o título da etapa. Yuri Gabryel foi outro atleta que chamou a atenção, vencendo a Sub 14 Masculino com belas apresentações.

Afastado das competições durante a temporada 2023, Gabriel Ogasahara reapareceu com força total para vencer duas finais nesta terceira etapa do Circuito Fico Kids and Kings ASJ. A primeira vitória veio com grandes atuações na Sub 16 Masculina.

Em seguida, sem sair da água, Gabriel permaneceu para a final da Sub 18 Masculina onde venceu com folga seus oponentes, e com direito a única nota 10 da competição. Ogasahara executou com perfeição um aéreo com rotação completa para a direita.

Na Master, Márcio Farney foi o melhor nos 15 minutos de disputa e ficou com o título. Pedro Souza ficou em primeiro na final da categoria Local ASJ, após uma disputa eletrizante entre os quatro finalistas.

Classificados para o ASJ Final’s Day

A Associação de Surf da Joaquina divulgará os rankings finais do Circuito Fico Kids and Kings ASJ 2023 nos próximos dias, com os nomes dos quatro primeiros surfistas de cada categoria que se classificaram para o ASJ Final’s Day.

Bosque da Vitória

Os campeões das categorias Sub 14 e 16 Masculino (Yuri Gabryel e Gabriel Ogasahara) e Master (Márcio Farney) plantaram mais três árvores no projeto Bosque da Vitória da ASJ nesse ultimo final de semana de competição.

Esse trabalho de gestão ambiental do campeonato tem como objetivo a neutralização de carbono da etapa certificado pelo programa Carbonok através de plantio de árvores pelos atletas campeões.

Premiação

Sub 18 Masculina: Uma roupa de borracha Neokai Wetsuits
Sub 12 Masculina: prancha – Powerlight Surfboards (campeão)
Sub 14 Masculina: prancha – Powerlight Surfboards (campeão)
Sub 16 Masculina: prancha – Powerlight Surfboards (campeão)
Sub 10 Masculina: prancha – Powerlight Surfboards (campeão)
Feminino Sub-12: prancha– Bloco Fiberglass
Sub 08 Mista: Medalhas e camisetas promocionais da etapa.
Master: R$500,00 (Quinhentos Reais) em dinheiro e Bloco Fiberglass.
Local: Powerlight Surfboards (campeão)
Surf Adaptado Masculino Performance: Troféu e kits
Surf Adaptado Masculino Intelectual: Troféu e kits
Surf Adaptado Masculino Deficientes Visuais: Troféu e kits
Surf Adaptado Feminino: Troféu e kits

Os demais finalistas receberam kits de premiação recheados com produtos e acessórios das marcas patrocinadoras e apoiadoras do Circuito ASJ 2023.

Premiação final para os campeões do ranking

Sub 18 Masculino – Uma roupa de borracha da marca Neokai Wetsuits + troféu e first heat Surfland Brasil (Sessão de surfe na piscina com ondas) em Garopaba (SC).

Sub 10/Sub 12/Sub 14/Sub 16 Masculino – Pranchas Powerlight (campeões) + troféu e first heat Surfland Brasil (Sessão de surfe na piscina com ondas) em Garopaba (SC).

Sub 12 Feminino – Prancha Powerlight (campeã) + troféu e first heat Surfland Brasil (Sessão de surfe na piscina com ondas) em Garopaba (SC).

Master – Passagem para El Salvador (Dream Surf) + troféu e first heat Surfland Brasil (Sessão de surfe na piscina com ondas) em Garopaba (SC).

Local – Passagem Nacional (Dream Surf) + troféu e first heat Surfland Brasil (Sessão de surfe na piscina com ondas) em Garopaba (SC).

Surf Adaptado Masculino (Performance/Intelectual) Feminino e Deficiente Visual – Blocos (Fiberglass) + troféu e first heat Surfland Brasil (Sessão de surfe na piscina com ondas) em Garopaba (SC).

Resultados

Sub 18 Masculino
1 Gabriel Ogasahara
2 Lucas Cainan
3 João Vitor Neres
4 Kauan Campos

Sub 16 Masculino
1 Gabriel Ogasahara
2 João Vítor Neres
3 Michel Demétrio
4 Luigi Wengrover

Sub 14 Masculino
1 Yuri Gabryel
2 Rafael Kenzo Saito
3 Enzo Velasquez
4 Michel Demétrio

Sub 12 Masculino
1 Phellipe Silva (CE)
2 Lucas Leal
3 Luiz Miguel Velásquez
4 Rian Prieto

Sub 12 Feminino
1 Valentina Zanoni
2 Maria Heizen
3 Lulu Vivan
4 Malu Pires

Sub 10 Masculino
1 Kaleb Henrique (ES)
2 Pedro Ferreira
3 Guilherme Goulart
4 Henrique Surfboy

Master
1 Márcio Farney
2 Diego Rosa
3 Ronaldo Silveira
4 Marlon Klein

Local
1 Pedro Souza
2 Fabrício Martinez
3 André Costa
4 Pedro de Souza

Adaptado Performance
1 Luciano Nem
2 Fidel Teixeira
3 João Mourão “Energia”

Adaptado Intelectual
1 Thiago Albino
2 Rafael Vaz
3 Lars Bayer
4 Vinicius Vieira

Deficiente Visual 
1 Mariana Busnello
2 Samuel da Luz
3 Adriano Alves
4 Ingrid Medina

Adaptado Feminino
1 Vitória Diehl
2 Franciele

Apresentação: Powerlight Surfboards

Patrocínio: Fico Surfwear, Prefeitura Municipal de Florianópolis, Fundação Municipal de Esportes, Fiat Repecon, Cabrera Náutica, Surfland Brasil, Fiberglass, Suntech, Dream Surf, Neokai Wetsuits, Optimum Nutrition e SDA.

Apoio: Joaquina Surfshop, Komtodos Restaurante Vegetariano, Mar Aberto Náutica, YES Empreendimentos, Eco Surf, Sobrasa, Maldivas Surf Shop, Mercado e Panificadora Correia, Reefifi Surfshop, Tikehau Surfshop, Cris Hotel, Restaurante Pedra Careca, Atôa na Jôa Restaurante, Patrulha do Surf, Boletim do Surf e Prime.Press07 Assessoria & Comunicação.

Realização: Associação de Surf da Joaquina (ASJ)

Homologação: Fecasurf (Federação Catarinense de Surf).