Projeto Ondas

Trigêmeas inspiram nova geração

Trigêmeas do surfe, Maria Paula, Maria Eduarda e Maria Julia compartilham experiências e sonhos em dia de imersão no Projeto Ondas, no Guarujá (SP).

0

As trigêmeas do surfe, jovens atletas de 12 anos que têm se destacado no cenário esportivo de Guarujá (SP), foram as convidadas especiais no Surf Day, uma ação promovida pelo Projeto Ondas na qual as convidadas passam por um dia de imersão na ONG. O Ondas, que se dedica a apoiar crianças em situação de vulnerabilidade social da cidade por meio do surfe, viu nesta ocasião uma oportunidade de inspirar seus alunos com exemplos de dedicação e disciplina.

A presença da Maria Eduarda, Maria Júlia e Maria Paula, anunciada aos participantes apenas um dia antes do evento pelos pais das atletas, trouxe um brilho especial ao dia, que foi marcado por uma série de atividades que permitiram uma interação direta e significativa entre as trigêmeas e as crianças do projeto.

“Para o Ondas é muito importante estar promovendo esse tipo de intercâmbio com influenciadores, surfistas, principalmente da nova geração, que é essa galerinha promissora do esporte na mesma faixa etária dos alunos que a gente atende no Ondas”, afirma Jojó de Olivença, idealizador do Projeto.

Durante o Surf Day, foi realizado um podcast onde as trigêmeas compartilharam suas experiências no surfe, responderam perguntas e interagiram com os alunos, alimentando a curiosidade e o entusiasmo de cada um deles. “Todos os alunos presentes participaram, um de cada vez tiraram suas dúvidas e algumas curiosidades”, relata Priscila Leite, professora de surfe do Projeto Ondas.

O coordenador do Projeto Ondas, Kaipo de Jesus, afirma que receber a visita da Duda, da Juju e da Paulinha, como são conhecidas, foi um verdadeiro presente para as crianças. “A presença das meninas não apenas trouxe uma energia contagiante, mas também ressaltou a importância de conectar-se com a comunidade e promover o amor pelo surfe e pela natureza. Suas histórias de superação e dedicação ao esporte servem como exemplo para todos os envolvidos no Projeto Ondas, desde as crianças que aprendem a surfar até os educadores que dedicam seu tempo para fazer a diferença”.

A atividade prática do evento foi desenhada para atender a todos os gostos e níveis de habilidade, com opções que incluíram surfe, bodyboard e mergulho. “As atletas se dividiram nos grupos, permitindo que todas as crianças pudessem vivenciar e ter mais proximidade com as atletas de alto rendimento”, explica Leite. Essa estratégia proporcionou aos alunos não apenas o aprendizado técnico, mas também a chance de dialogar de forma mais pessoal e direta com as trigêmeas na praia.

E elas adoraram! Maria Paula afirmou que “foi muito legal passar um tempo na ONG, que tem várias crianças da mesma idade que também adoram surfar”. Já Maria Júlia disse que achou “muito divertido e diferente participar dessa nova experiência”. E a Maria Eduarda, contou que todas as crianças do projeto são muito legais. “Adorei conhecer o Projeto Ondas”.

A professora destaca a importância da interação com as trigêmeas, que são próximas em idade aos participantes do projeto, como um fator motivacional. “Foi super importante a presença das atletas, pois pudemos analisar o comportamento, o interesse de cada aluno, podendo ver o quanto eles estão aprendendo a se respeitar, respeitar o próximo e viver bem em sociedade”, comenta Priscila.

“Além disso, a interação das trigêmeas com nossos participantes proporcionou momentos inesquecíveis de aprendizado e motivação. As crianças puderam ver que, com paixão, esforço e determinação, é possível superar desafios e alcançar seus sonhos, seja no surfe ou em qualquer área da vida”, complementa Kaipo.

Jojó enfatiza que, com a ação, os dois lados saem ganhando. Primeiro as crianças do Ondas, pela oportunidade de conhecer personalidades que já estão bem evoluídas no surfe, focadas em competições, que têm o apoio dos pais e de uma forma humilde compartilham também seus sonhos de chegar um dia no topo, mostrando que valorizam muito a escola e a Educação.

“E por outro lado, também as influenciadoras ganham por ver de perto uma outra realidade, que provavelmente, pelos ambientes que frequentam, não conhecem essa realidade vulnerável na sociedade, que são as crianças que também correm atrás de um sonho através do esporte”, finaliza Jojó.

“Agradecemos de coração às Trigêmeas do surfe por compartilharem seu tempo e conhecimento conosco. Sua visita não apenas enriqueceu nosso projeto, mas também fortaleceu os laços da nossa comunidade, inspirando a todos a buscar suas próprias ondas de superação. Estamos ansiosos para futuras colaborações e para continuar a surfar essa onda da cidadania”, completa Kaipo.

O Projeto Ondas, com ações como o Surf Day, reafirma seu compromisso com o desenvolvimento social e pessoal de crianças através do surf, enfatizando valores como respeito, disciplina e trabalho em equipe. A visita das Trigêmeas do surfe não apenas enriqueceu a experiência dos participantes, mas também serviu como uma fonte de inspiração, mostrando que a paixão pelo esporte pode transcender as ondas e influenciar positivamente a vida delas.

Sobre o Projeto Ondas

Com 15 anos de existência, o Projeto Ondas atende cerca de 90 crianças e adolescentes, sendo que já beneficiou mais de 700, além de influenciar indiretamente na vida de mais de 5 mil pessoas. Muitas deram continuidade a seus estudos em universidades, estão empregadas ou realizando atividades sociais que beneficiam e ajudam a transformar a realidade e o meio onde residem.

As atividades do projeto são realizadas no contraturno escolar e servem para, além de incentivar a prática do surfe, complementar o ensino dado nas salas de aula, com reforço em português, matemática, informática, educação ambiental, palestras sobre valores, além de assistência psicossocial e jurídica para os alunos e suas famílias.