CT Feminino

Festa local em Maui

Carissa Moore derrota Malia Manuel com direito a nota 10 na decisão e fica com o título do Maui Pro, última etapa do CT Feminino.

0
Carissa Moore dá show nas direitas de Honolua Bay.

Com o título mundial já definido para Stephanie Gilmore, as havaianas dominaram o pódio do Maui Pro, décima e última etapa do Championship Tour encerrada nesta terça-feira (27), em Honolua Bay, Havaí.

Clique aqui para ver as fotos

Em ondas maiores de 2 metros e ótima formação, a tricampeã mundial Carissa Moore não deu chances à compatriota Malia Manuel na decisão e comemorou a sua segunda vitória na temporada.

Com direito a nota 10 na final, Carissa esbanjou categoria nas rasgadas e nos tubos de frontside para vencer pelo placar de 18.67 a 14.67, deixando Malia em combinação de notas.

“Isso tudo é muito especial. Não poderíamos pedir ondas melhores do que essas para o nosso último dia da temporada. Este foi, provavelmente, o melhor dia competitivo da minha vida”, diz Carissa. “Minha família inteira está aqui e estou muito feliz. Eu não estava na briga do título mundial este ano, mas ao mesmo tempo, eu pude competir sem essa pressão. Eu amo essa onda de Honolua e consegui realmente uma conexão muito boa com ela em certos momentos da minha carreira, então vencer aqui de novo foi incrível”.

Malia Manuel conquista melhor resultado na temporada.

Com o resultado, Moore pula para a terceira posição do ranking e derruba a havaiana naturalizada brasileira Tatiana Weston-Webb, eliminada nas quartas de final em Honolua, para o quarto lugar.

Já Malia Manuel obtém seu melhor resultado nesta temporada e se reclassifica à elite mundial de 2019 pelo ranking do CT. “É uma honra para mim dividir o pódio com a Steph e a Carissa, duas das melhores surfistas da minha geração”, afirma Manuel.

“Estou feliz por estar aqui, em casa, com todos meus amigos de Kauai. Estou sentindo boas vibrações agora, uma nova faísca em mim por ter me qualificado para o próximo ano. Eu tenho muitos planos e estou ansiosa já para o que vem, quem sabe disputando o título mundial também”.

Quem também está garantida no Championship Tour do próximo ano é a brasileira Silvana Lima, que dependia de uma combinação de resultados em Maui.

Tatiana Weston-Webb finaliza temporada com quinto lugar em Maui.

Com a eliminação de Sage Erickson na repescagem, a cearense – que não competiu as duas últimas etapas para operar o joelho – se classifica ao CT pelo ranking do QS, sem precisar do wildcard de lesão.

A grande favorita para ganhar o convite da WSL na próxima temporada é a bicampeã mundial Tyler Wright, que perdeu os últimos cinco eventos ao contrair a gripe Influenza A na África do Sul.

Novidades em 2019 Com quatro vagas conquistadas pelas tops deste ano, a elite de 2019 terá apenas duas novidades. São mais duas adolescentes ainda, mas já mostrando talento para entrar no grupo das melhores surfistas do mundo, a australiana Macy Callaghan com o sexto lugar no ranking do QS e Brisa Hennessy em sétimo, que vai colocar a Costa Rica na divisão de elite do surfe mundial pela primeira vez na história do WSL Championship Tour.

Macy já participou de sete etapas do CT esse ano, substituindo atletas lesionadas. Na última, surpreendeu ao chegar na final do Roxy Pro France, vencida por Courtney Conlogue. As duas novatas vão ocupar as vagas da norte-americana Sage Erickson e da australiana Keely Andrew, que não conseguiram se manter em nenhuma das duas listas classificatórias e terão que voltar a disputar o WSL Qualifying Series em 2019, para poder retornar ao grupo das melhores do mundo.

Maui Pro 2018

Resultado

1 Carissa Moore (HAV)
2 Malia Manuel (HAV)
3 Stephanie Gilmore (AUS)
3 Courtney Conlogue (EUA)
5 Tatiana Weston-Webb (BRA)
5 Johanne Defay (FRA)
5 Paige Hareb (NZL)
5 Sally Fitzgibbons (AUS)

Ranking final do Championship Tour 2018

1 Stephanie Gilmore (AUS) – 62.515 pontos
2 Lakey Peterson (EUA) – 54.260
3 Carissa Moore (HAV) – 51.150
4 Tatiana Weston-Webb (BRA) – 46.430
5 Johanne Defay (FRA) – 41.555
6 Sally Fitzgibbons (AUS) – 37.320
7 Caroline Marks (EUA) – 37.000
8 Courtney Conlogue (EUA) – 36.390
9 Malia Manuel (HAV) – 34.020
10 Nikki Van Dijk (AUS) – 30.965
13 Silvana Lima (BRA) – 25.915

G-6 do Qualifying Series depois de 52 etapas

1 Caroline Marks (EUA) – 20.700 pontos com vaga nas top-10 do CT
2 Nikki Van Dijk (AUS) – 18.850 com vaga nas top-10 do CT
3 Coco Ho (HAV) – 18.650
4 Paige Hareb (NZL) – 15.400
5 Bronte Macaulay (AUS) – 14.900
6 Macy Callaghan (AUS) – 13.800
7 Brisa Hennessy (CRI) – 13.400
8 Malia Manuel (HAV) – 13.350 com vaga nas top-10 do CT
9 Silvana Lima (BRA) – 13.180