Huntington Beach

Mulheres pedem inclusão

Grupo de advocacia feminino faz petição à cidade de Huntington (EUA) para inclusão da categoria feminina a todos os eventos de surfe.

0
Coco Ho em Huntington Beach, Califórnia (EUA), durante uma etapa válida pelo CT Feminino.Michael Lallande
Coco Ho em Huntington Beach, Califórnia (EUA), durante uma etapa válida pelo CT Feminino.

No último dia 20 de março, o Comitê para a Igualdade no Surfe Feminino enviou uma carta às autoridades municipais de Huntington Beach (EUA) pedindo que o Jack’s Pro incluísse uma divisão feminina. O QS 1.500 da WSL foi finalizado no último domingo com vitória do californiano Crosby Colapinto, que na final derrotou o brasileiro Philippe Chagas.

A carta, enviada por Sabrina Brennan, co-fundadora do grupo de advocacia, pediu que a cidade considere adicionar linguagem às licenças de competição que “proíbe discriminação baseada em gênero”, dizendo que o grupo apoia a inclusão de categorias de gênero – uma divisão feminina e divisão masculina – em todas as competições de surfe.

Ele acrescentou que o grupo também apoia a exigência de pagamento igual e premiação em todas as competições de surfe.

O Comitê para a Igualdade no Surfe Feminino recentemente apresentou um caso à Comissão Costeira da Califórnia e à Comissão de Terras do Estado para proibir a permissão a um campeonato de ondas grandes em Mavericks, no norte da Califórnia, a menos que incluísse uma divisão feminina.

“Com o Mavericks, primeiro tivemos que incluir as mulheres no evento antes que você pudesse lutar pelo salário igual. Não haverá pagamento igual, porque você não está na competição”, disse ela.

O grupo também trabalhou com a World Surf League para pressionar por salários iguais entre homens e mulheres competindo no nível de elite, uma jogada histórica anunciada no fim do ano passado que faz do surfe o único esporte profissional do país a oferecer pagamento igual.

Jamal Abdelmuti, diretor de marketing da Jack’s Surfboards, disse que houve uma discussão sobre a inclusão de uma categoria feminina, mas os organizadores tiveram apenas um curto período de tempo para o evento, que termina no domingo.

“Estamos tentando aumentar o evento, a mudança óbvia seria adicionar uma categoria Junior e uma Feminina”, disse Abdelmuti. “O agendamento às vezes não dá certo … estávamos pensando em adicionar 24 mulheres, mas a restrição de tempo não permitiu isso.”

O AB 467, introduzido pela deputada estadual Tasha Boerner Horvath, D-Encinitas, e agora fazendo o seu caminho através da legislatura, exigiria pagamento igual para todos os atletas em eventos que são mantidos em propriedades estatais usadas para recreação.

Brennan disse que seu grupo apóia a lei porque é sobre pagamento igual e prêmio em dinheiro, mas a lei não cobre a questão da inclusão.

Sabrina Brennan também afirma que eventos como o Supergirl Pro em Oceanside (EUA) devem incluir homens.WSL / Kurt Steinmetz
Sabrina Brennan também afirma que eventos como o Supergirl Pro em Oceanside (EUA) devem incluir homens.

Por outro lado, eventos como o Supergirl Pro em Oceanside – um evento só para mulheres – devem incluir homens, disse Brennan.

A World Surf League fez avanços na promoção da igualdade de gênero, acrescentando mais eventos e prêmios em dinheiro para as mulheres nos últimos anos.

Mas uma olhada nos eventos ao longo do ano mostra que os homens ainda têm mais competições em comparação com as mulheres, com 11 eventos do World Tour programados para homens, em comparação com 10 para as mulheres. No nível de qualificação, as ligas menores do evento, há ainda menos oportunidades para as mulheres competirem, com 64 eventos para homens e 44 para mulheres.

“A WSL está imensamente orgulhosa de instituir prêmios iguais em todos os nossos eventos e se tornar a primeira liga esportiva global baseada nos EUA a fazê-lo”, disse Joe Carr, presidente da WSL, experiências internacionais.

Brennan disse que seu grupo está entusiasmado com o comprometimento da WSL com a premiação em dinheiro, mas se a liga de surfe profissional usar o slogan “Every Wave for Everyone” (Toda Onda para Todos), eles terão que ir até o fim.

“Isso significa eventos aos quais eles estão associados, esses eventos precisam incluir ambos os gêneros”, disse ela. “Queremos ajudar a incentivá-los a serem consistentes”.

O diretor da Huntington Beach City, Fred Wilson, disse em um comunicado que não houve pedidos de organizadores para sediar um evento feminino de qualificação na cidade, “mas é claro que gostaríamos de receber inscrições para esse tipo de evento”.

“Além disso, Huntington Beach recebe vários eventos de surfe misturados que apresentam categorias de gênero. Não estamos na prática de ditar quantia de prêmio em dinheiro / pagamento distribuída por promotores externos para esses eventos.”

Brennan disse que não incluir uma categoria feminina vai contra a Lei de Direitos Civis da Califórnia, mas não é a intenção de sua organização apresentar um processo contra a cidade.

“Nossa tática é mais sobre a obtenção de agências, órgãos públicos, para cumprir a Lei dos Direitos Civis”, disse ela. “Um simples ajuste para permitir resolver todo o problema – daqui para frente haveria competições para que homens e mulheres, atletas profissionais, tivessem uma oportunidade de ganhar prêmios em dinheiro.”

Fonte: Stabmag.com.