El Salvador e Trestles

WSL anuncia novidades

El Salvador recebe sétima etapa do CT 2022 e WSL Finals retorna a Trestles, Califórnia (EUA).

0
Final única será disputada novamente em Trestles, Califórnia (EUA).

A World Surf League (WSL) anuncia nesta terça-feira (18) a praia que vai sediar o Rip Curl WSL Finals neste ano e o calendário atualizado do Championship Tour (CT) de 2022. Como parte do contrato de três anos com a Rip Curl, a segunda edição da decisão dos títulos mundiais no Rip Curl WSL Finals também será realizada em Lower Trestles, San Clemente, Califórnia (EUA), como em 2021. A competição acontece em um único dia, entre 8 a 16 de setembro, uma época ideal de boas condições para as ondas de alta performance de Lower Trestles.

A temporada 2022 conta com 10 etapas e a do Brasil será a oitava. O Rio Pro retorna ao calendário depois de dois anos, entre os dias 23 a 30 de junho em Saquarema, já na reta final para definir os homens e mulheres top 5 dos rankings, que irão decidir os títulos mundiais de 2022 em San Clemente.

“A edição inaugural do Rip Curl WSL Finals foi um grande sucesso”, disse o CEO da WSL, Erik Logan. “Ver os 5 melhores do ano se enfrentando em ondas incríveis e os títulos mundiais feminino e masculino sendo decididos no mesmo dia, na água, pela primeira vez, foi muito especial. Esse novo formato cativou nosso público e impulsionou o esporte como nunca visto antes. Foi o dia com a maior audiência digital da história das transmissões ao vivo da WSL. Então, estamos todos empolgados em retornar para Lower Trestles nesta temporada”.

A Rip Curl prossegue com seu compromisso de apoio ao surfe profissional, através do contrato de três anos para a realização do Rip Curl WSL Finals, com sua segunda edição sendo anunciada para o mesmo palco da estreia do evento em 2021.

“Estamos extremamente felizes com a confirmação do Rip Curl WSL Finals por mais um ano em Lower Trestles”, disse Brooke Farris, CEO da Rip Curl. “É uma onda de alta performance e com qualidade internacional, um cenário perfeito para os melhores surfistas do mundo ultrapassarem os limites dentro d´água. A nossa marca nasceu em Bells Beach, na Austrália, mas a Rip Curl tem um legado incrível em Trestles, que é o coração do surfe na Califórnia. Estamos muito animados em continuar construindo a história da Rip Curl nessa parceria com a WSL, para coroar os campeões mundiais absolutos do nosso esporte”.

Calendário CT 2022.WSL
Calendário CT 2022.

Mesmo calendário para homens e mulheres

Pela primeira vez na história, todas as etapas do World Surf League Championship Tour formarão um calendário único para as categorias masculina e feminina, mantendo-se a igualdade na premiação para homens e mulheres. O novo formato do CT também apresentará um corte de participantes no meio da temporada, antes de definir os classificados para o Rip Curl WSL Finals, em Lower Trestles.

A temporada regular do WSL CT de 2022 terá 10 eventos passando por sete países, começando em janeiro com a realização da primeira etapa nas lendárias ondas do maior palco do esporte, Banzai Pipeline, no Havaí. Outra atração é o retorno de G-Land, na Indonésia, após 24 anos para os homens e onde as mulheres competirão pela primeira vez.

Já a grande novidade é a estreia de El Salvador no WSL Championship Tour. A temporada regular vai até agosto, quando no Taiti serão definidos os 10 finalistas que participarão da segunda edição do Rip Curl WSL Finals, em setembro.

Calendário do Championship Tour 2022

– Pipeline, Havaí – 29 de janeiro a 10 de fevereiro

– Sunset Beach, Havaí – 11 a 23 de fevereiro

– Peniche, Portugal – 3 a 13 de março

– Bells Beach, Austrália – 10 a 20 de abril

– Margaret River, Austrália -24 de abril a 4 de maio

– Corte no meio da temporada com as etapas tendo o número de participantes reduzido de 36 para 24 homens e de 18 para 12 mulheres

– G-Land, Indonésia – 28 de maio a 6 de junho

– El Salvador – 12 a 20 de junho

– Saquarema, Brasil – 27 de junho a 4 de julho

– Jeffrey´s Bay, África do Sul – 9 a 18 de julho

– Teahupoo, Taiti – 11 a 21 de agosto

Gabriel Medina foi campeão mundial em Trestles.

Rip Curl WSL Finals, Lower Trestles, Califórnia (EUA) – 8 a 16 de setembro

Com novos locais e um circuito renovado, o WSL CT 2022 começará com 36 homens e 18 mulheres participando de cada etapa. No meio da temporada, o número de competidores será reduzido para 24 homens e 12 mulheres. Os top-22 do ranking masculino e as top-10 do feminino, já estarão automaticamente classificados para o CT de 2023 e seguirão disputando as vagas para o Rip Curl WSL Finals na segunda metade do circuito. A quantidade de 24 e 18 participantes será completada por wildcards (convidados), dois homens e duas mulheres em cada etapa, sendo um wildcard indicado pela WSL e o outro pelo evento em cada categoria.

Os rankings para definir quem continuará competindo na segunda metade da temporada, computarão os quatro melhores resultados nas cinco primeiras etapas. Os que avançarem, seguirão pontuando e também será descartado apenas o pior resultado para determinar os top 5 e as top 5. Ou seja, os rankings finais computarão nove das dez etapas realizadas.

El Salvador já recebeu etapas da ISA.