Expression Session

Informação pelas ondas do rádio

Sob comando de Wilson Piolho, programa Expression Session está no ar há 26 anos na Baixada Santista.

0

O santista Wilson Dias da Rocha Neto, mais conhecido no litoral paulista como Wilson Piolho, era locutor de campeonatos, em 1996, quando começou a fazer uma revista eletrônica de duas horas de duração em uma radio comunitária de Praia Grande, litoral sul de São Paulo.

“Começou como uma brincadeira para ajudar um amigo que estava trabalhando na rádio. E o programa, sabe se lá porque, ganhou vulto. Dois anos depois, trabalhava como representante de surfwear e, um dia, em uma das viagens de vendas junto com um amigo Marcio Salgado, mostrei a ele uma gravação do programa. Três dias depois ele me liga e me dá um endereço para ir encontrá-lo. Era a Radio Transamérica, de Santos. Ele me apresentou ao dono, que havia ouvido minha gravação e se interessado pelo programa”, conta Piolho.

“Gostei do seu estilo, mas duas horas é muito tempo, crie algo em torno de um minuto para tocar durante a programação ao longo do dia”, disse o dono da estação.

Assim nasceu o Expression Session, baseado na bateria de competição, em que uma única manobra era vencedora. No programa, seria uma única noticia de surfe, o que acabou dando certo.

No fim, o dono da rádio gostou e, em julho de 1998, entrava no ar pela radio Transamérica de Santos, o Expression Session, o melhor do surfe nas ondas do radio.

A estação pertencia ao grupo Mussicom, do senhor Claudio Mussi, que detinha mais dois endereços no dial. Desde então, sempre que um dos dials era voltado para o público jovem, ali entrava o Expression Session.

O progama, ao longo do tempo, passou pelas rádios Ilha do Sol FM, 98 Rádio Rock, Rádio City FM, Mix FM, entre outras. Sempre no mesmo formato com a mesma duração. Em 1999, o programa ganhou uma versão ao vivo com o boletim das ondas. Então, Piolho  entrava o ao vivo para dar as condições do mar e aproveitava para dar uma noticia. O boletim das ondas ficou no ar até 2014, quando a rádio saiu de frente da praia do Itararé em São Vicente

Em 2004, depois de passar alguns anos trabalhando como repórter cinematográfico para um grande canal de esportes, chegou a hora de Piolho levar o Expression Session à televisão e foram três anos de muita ralação para levar semanalmente o melhor do surfe para a TV Santa Cecilia, emissora aberta da Baixada Santista.

Ao longo desses anos todos, o programa cobriu os circuitos da região da Baixada Santista, estaduais, brasileiro e mundial, chegando até a promover alguns eventos da então ASP (Association of Surfing Professionals), Abrasp (Associação Brasileira de Surf Profissional), e FPSurf (Federação Paulista de Surf) e que contaram com o patrocínio das rádios.

Hoje, o Expression Session, o melhor do surfe nas ondas do rádio, vai ao ar diariamente em inserções na RTL FM 91,7, de Santos, e também na Mega FM 92,5, de São Vicente.

São 26 anos de atuação na região que abrange a Baixada Santista, litorais sul e norte, de Peruíbe a Bertioga. Ao longo deste tempo, o programa recebeu vários prêmios de entidades importantes do surfe e das cidades onde é ouvido. Hoje, com a tecnologia digital e a programação da radio com acesso via aplicativo da internet, Expression Session é ouvido em qualquer lugar do planeta.

“A forma que eu encontrei de deixar a minha grande paixão em evidência, o surfe, foi pelas ondas do rádio”, finaliza Wilson Piolho.

Para ouvir online, basta baixar o programa da Rádio App RTL 91,7, na loja de aplicativos, para Iphone ou Android.

Leia mais

Expression Session comemora 10 anos

Programa Expression Session estreia na TV