Evento

Aulas gratuitas no Santos Festival

Público poderá aprender a surfar no 1º Porto de Santos Surfe Festival neste domingo (12), no Quebra-Mar. Evento contará também com exposição de fotos de Jair Bortoletto e Paulo Estevaletto.

0
Imagem clássica capturada pelo veterano mestre das lentes Paulo Estevaletto, com a entrada do canal que leva ao Porto de Santos ao fundo, e que fará parte da exposição programada para o Festival.

O Porto de Santos Surfe Festival terá sua primeira edição neste domingo (12), prometendo transformar o Quebra-Mar em um grande palco de celebração do esporte, da arte e da conexão entre a cidade e o porto, das 8h às 18h. Um dos destaques do evento é a oportunidade de aprender a surfar de graça.

Os interessados podem se inscrever diretamente no local, com os professores da Escola de Surfe Picuruta Salazar. Além das aulas, o evento contará com demonstrações de pranchões e o desafio de reunir o maior número de longboarders na mesma onda, esperando juntar cerca de 200 praticantes (clique aqui e faça a inscrição gratuita).

Exposição fotográfica

Outra atração do Festival é a exposição de fotografia que oferece uma imersão nas diferentes perspectivas do surfe e da vida portuária, com trabalhos de dois renomados santistas, Jair Bortoletto e Paulo Estevaletto.

Jair Bortoletto, jornalista, fotógrafo, curador e shaper, traz seu olhar experiente para a mostra. Conhecido por seu trabalho em publicações de como editor do The Surfer’s Journal Brasil, Bortoletto possui uma notável trajetória internacional, com exposições em Nova Iorque e trabalhos exibidos no Japão, Califórnia, Austrália e Espanha. O público terá a chance de apreciar o trabalho de Jair que, com colaborações para revistas como National Geographic Brasil e Fluir, expandiu sua visão com a obra Essentia Fluctus Imago, explorando os desdobramentos estéticos e culturais do surfe.

Porto de Santos na visão de Jair Bortoletto.

A participação de Paulo Estevaletto adiciona uma conexão histórica com a cidade. Fotografando desde 1968, ele escolheu um acervo que ressalta a relação entre o surfe e os trabalhadores portuários.

Com 73 anos, Paulo, que tem uma forte ligação pessoal com o porto (seu pai foi guarda portuário e ele próprio trabalhou no setor), explica sua curadoria. “Escolhi algumas imagens relacionadas ao surfe e aos portuários praticantes. É importante para mim participar, porque passei toda a infância no clube dos Portuários e nas ruas do Macuco”.

1º Porto de Santos Surfe Festival é homologado pela Confederação Brasileira de Surfe e patrocinado pela Autoridade Portuária de Santos, empresa do Ministério de Portos e Aeroportos do Governo Federal.

Para mais informações, entre em contato pelo e-mail: [email protected].

Leia Mais

Legends no Santos Festival

Porto de Santos Festival tem inscrições abertas

Legends no Santos Festival